sexta-feira, 2 de abril de 2010

Recolha de Sangue!

Por achar tão descabida a discriminação contra a qual tanto lutei pondo-me sempre do lado dos mais fracos entre aspas, finalmente "Foi aprovado esta quarta-feira o projecto de resolução do Bloco de Esquerda contra a discriminação dos homossexuais e bissexuaisnos serviços de recolha de sangue, avança a Lusa."

Ontem estive a ouvir as notícias da TVI 24, e foi convidado José Soeiro do BE, que falou sobre esta polémica e de um caso de um dador de há dez anos que, ao dirigir-se a um serviço de recolha de sangue no Porto, foi excluído quando afirmou ser homossexual, pergunta que consta nos famosos "inquéritos", com os quais eu gozava em voz alta e à brava por tão descabidos que são. Claro que há perguntas necessárias e que beneficiam os próprios dadores, como por exemplo: nos últimos 6 meses viajou para países tropicais? (Porquê? porque milhares de doenças tropicais só "dão sinais" meses depois, tal como a malária, paludismo. Podemos ter o vírus e não despoletar em nada, mas ao dar sangue poderá ficar activo). Fez recentemente piercings ou tatuagens? (Porquê? porque o organismo está em luta contra corpos estranhos e mais fraco). Tomou medicamentos, esteve hospitalizado, sofreu alguma intervenção cirúrgica, está constipado? (Porquê? pelos mesmos motivos anteriores)

Agora uma das descabidas: "Teve relações com outro parceiro(a) do mesmo sexo?", deixaria de ser se acrescentassem "ocasionais e desprotegidas". Enfim!!!!

Segundo o pivot (não me recordo o nome) referiu a entrevista dada (não consegui ver e nem obter a mesma) pelo Presidente do Instituto Português do Sangue - Gabriel Olim onde proferiu vários disparates sobre esta polémica, mas uma que me deixou pocessa. Mais ou menos isto: o Estado não pode despender "mais meios" para despiste de doenças e o sangue poderia eventualmente ser passado com riscos para os necessitados".
O quê? se for verdade o que o pivot "invocou", este homem é credível para estar à frente de um dos Institutos mais importantes deste país? Não, não é possível e vai daí toca a martelar todas as fontes para tirar a limpo e aguardo pelas respostas.
Como dadora de sangue há trinta e tal anos, respondo ao questionário e já pus a questão a quem de direito que me deu razão:
- e se MENTIREM nas respostas?
- Não se preocupe, cada um responderá por si, porque o sangue é TODO ANALISADO COMO MANDAM AS NORMAS EUROPEIAS e MUNDIAIS.

No site do IPS consta este procedimento a TODAS AS DÁDIVAS:
"Paralelamente, cada dádiva é submetida a um conjunto de análises laboratoriais que, tecnicamente, garantem a melhor qualidade do sangue a transfundir, de acordo com o estado da arte em cada momento.Segundo a legislação em vigor, são efectuadas as seguintes análises:

Estudo Imunohematológico:
- Grupo sanguíneo nos sistemas AB0 e Rh
- Pesquisa de anticorpos irregulares – PAI

Estudo das doenças transmissíveis pelo sangue:
- Hepatite B – Antigénio de superfície do vírus da Hepatite B – AgHBs
- Hepatite B – Anticorpo do “core” do vírus da Hepatite B – AcHBc
- Hepatite C – Anticorpo do vírus da Hepatite C – AcVHC
- Sida – Anticorpo dos vírus de Imunodeficiência Humana – AcVIH1 e AcVIH2
- Sífilis – VDRL
- Leucemia das células T adulato – Anticorpo do vírus HTLV/II – AcHTLVI/II
- Enzima hepático – ALT
- Testes de Ácidos Nucleicos (TAN)"

Passado mais ou menos um mês, recebo em casa duas folhas A4 com o resultado de todas as análises e com a afirmação se posso ou não posso continuar a dar sangue.
Há bem pouco tempo fui chamada devido a uns valores que não estavam bem, pela que precisavam de confirmação. Fui muito combalida, porque 10 dias depois tive uma laringite aguda e uma gastroentrite e recorrer aos serviços hospitalares. Ora pois, os virús estavam lá e resolveram ficar assanhados quando se viram com menos e a automática renovação do sangue. Afinal fazem mais análises para além das referidas "no estudo", o que me confirmaram que sim!

Para mim os homossexuais nunca foram "um grupo de risco" mas sim "TODOS os homens e mulheres" que incorrem em "relações desprotegidas" e "outras coisas", ou seja, mais uma vez querem misturar "alhos com bugalhos" e por vezes "senhores e senhoras" tão in da nossa sociedade são os verdadeiros cowboys da frangalhada e quando dão por ela "as mijadelas fora do penico" dão no que dão e tal como um limpa vidros querem incutir que os "maus são outros" e sempre os mesmos.

Porra, deixai-os em paz e cada um deverá olhar para si próprio e nunca atirar pedras aos outros porque todos temos telhados de vidro! Gostariam de ver um filho(a) a sofrer represálias de "cabecinhas ocas"?
Ninguém pergunta, nem persegue, nem critica os ditos "normais" (ah meu deus quantos santinhos(as) né? pois a benção do Sr.Prior de há décadas é o escudo invisível para toda a vida) porque a SIDA aumentou numa faixa etária 60/70/80 anos e qual a razão de irem "passear sem chapeú de chuva-preservativo" e que lixam com quem dormem ou não dormem sei lá?

Daí o meu maior respeito pelos homossexuais e não tenho absolutamente nada a ver com a vertente sexual de quem quer que seja!

Quero apenas que sejam felizes e todos juntos lutarmos por uma sociedade com menos desigualdades!

16 comentários:

  1. Estranhamente os comentários do meu post sobre o pecado eu li mas desapareceram (teria sido o espirito santo?) ainda consegui ler mas depois nada nem no mail
    Bjs
    Enquanto a hipocrisia e o preconceito se sobrepôr ao racional isto não vai lá...

    ResponderEliminar
  2. Ola Grande faytly

    Assino por baixo de tudo o que disseste.

    Nao ha grupo de riscos e eles sempre a bater no ceguinho, ha sim comportamentos de riscos.

    Irra
    :)))

    beijocas

    cada vez gosto mais de ti:))

    ResponderEliminar
  3. Wind
    Podes sim :)

    F Nando
    Credo, oh meu amigo não sei, na volta o espirito santo desceu ao computador e resolveu comer o "belo bife" e pecou lolll há com cada uma:))) Deixa p'ra lá e depois irei lá ver:)

    Dizes bem a hipocrisia e preconceito se sobrepôr ao racional, mas desta vez a lei foi aprovada e na próxima vez que for dar sangue vou armar o "escambau" se aparecer as perguntas descabidas. Aliás, o meu inquérito tem sempre coisas escritas por mim, aquilo que eu acho de errado, assumo tudo porque assino e olha que nunca me chamaram para pedir justificações.
    É por estas e por outras que muitos não estão para se chatear e não dão!

    Sideny
    Tal e qual e também gosto muito de ti e do teu sorriso contagiante:)

    Beijocas e obrigado pela vossa força

    ResponderEliminar
  4. Mas porque é que de repente sós e fala em homossexuais? deixai-os. sempre houve e sempre haverá e cada dia mais. Porque será que cada coisa de mal que acontece é devido a comportamentos de riscos e neste caso associa-ase aos homossexuais? há tanta gente fina ou não com comportamento de risco basta ler as revistas e está lá quem anda com quem quem vai com quem . e esses podem dar sangue?

    ResponderEliminar
  5. Amiga,

    Você disse algo que é crucial: Será que alguém gostaria de ver um filho ser discriminado e tratado de forma tão preconceituosa por causa de sua opção sexual? Claro que não! Por que é tão difícil colocar-se no lugar do outro?!
    Vão preocupar-se em diminuir a criminalidade, as injustiças, a pobreza aviltante, isto sim, merece que se dê a maior atenção.
    Por que só nós é que vemos isso e quem poderia de fato mudar esta realidade não?! Não querem ver, obviamente. Discriminação, que coisa mais em sentido.

    ResponderEliminar
  6. Fatyly
    A liberdade de cada um é um direito que todos devemos respeitar...

    ............

    No bico da Avezinha a minha mensagem:

    Páscoa Feliz

    um beijo

    ResponderEliminar
  7. Oi Fatyly,

    tens toda a razão.

    subscrevo as tuas palavras.

    beijinhos e uma Páscoa Feliz.

    isabel

    ResponderEliminar
  8. Kao
    Obrigado:)

    Avogi
    Tal e qual e subscrevo o que dizes, porque para sociedades hipócritas como a nossa tem que haver sempre bodes expiatórios.

    Odele
    Tal e qual e tudo o que dizes é o que eu sinto e não vou de modas, metralho com emails até me fartar para que saibam que há pelo menos uma cidadã que é contra a "hipocrisia" que querem que a gente engula. Apre que é por demais!!!!

    Beijocas e obrigado a todos

    ResponderEliminar
  9. Africa em Poesia
    Todos sem excepção:)
    No bico do meu papagaio cinza um pacotão de coisas boas: Páscoa Feliz:)

    Isabel-F
    Obrigado e retribuo em dobro:)

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  10. Asino sem relutância por baixo.
    Fui dador de sangue durante 89 veses. Aconteceu que uma qualquer ocasião ser descoberto que tinha tido contági de Epatite B. Queria a todo o custo chegar ás 100 doações. Não foi possível e aceitei. Felizmente esse vitus não se encontra no meu corpo e, já atingi a idade superior aos 65 anos. Fui um dos fundadores da liga dos dadores de sangue da localidade onde vivo e, sei como adquir o factor de contágio. Foi sem conhecer que o adquiri ao beijar uma senhora que estava contaminada com a cuja doença. Foi um balde de água fria que apanhei, mas felizmente estou curado, simplesmente a minha idade já não permite a doação de Sangue.È uma aberração até porque me sinto com boa saúde, mas enfim são determinações que devemos respeitar. Não posso è descriminar certas e determinadas situações como essa que acabas de receber. Um abraço de solidariadade a todos os dadores de sangue e medula Bom domingo de Páscoa.

    ResponderEliminar
  11. Querida amiga.
    Já tive várias discuções sobre o prolema da SIDA , inclusivamente com indivíduosque são licenciados em ciências biomédicas. A SIDA foi uma doen~ça criada laboratorialmente como também a coccidiose das aves e a mixomatose dos coelhosentre outras.A sida nasceu com a guerra na Coreia, passandopelo Vietname, várias guerras incclusivamente a guerra no Ultramar Português. Fui muito contestado coma minha posição e até alguns deixaram de trocar correspondência comigo. Eu mantenho a minha posição. Não me posso esquecer que até o Movimento Nacional Feminino, ao enviar tabaco aos nossos soldados que estavam em combate, tal tabaco era constituido por uma certa quantidade de estupaficientes, tentando que eles se esquecessem do que estavam a fazer. Não me vou prolongar mais, pois isto daria para uma tertúlia. Um abraço amigo e Boas Páscoas.

    ResponderEliminar
  12. Espaço do João
    Sim, é fácil o contágio da Hepatite A e B, a primeira passa sem darmos por ela por tão vulgar que é, fica-se imune. A B é idêntica mas só com um intenso tratamento é que se consegue irradicar o virús e fica-se igualmente imune. Ambas poderão ser transmitidas por um simples beijo, um atchim chuveirado etc. Bem ao contrário da C que é da forma que se sabe e muitos nem sabem que são portadores da mesma.

    Quanto à HIV é de facto uma polémica em torno de "como surgiu", mas sobre tudo o que li e inclusivé com quem "investiga o virús", não vou pela via de que foi fabricado laboratorialmente.

    Como dizes...daria parano para mangas ou uma tertúlia:)

    Sim o limite aconselhável é até aos 65 anos, excepto se estivermos estado em situações como a tua ou padecido de outra coisa qualquer, até o simples facto de termos um peso inferior...julgo aos 50kgs. Quanto à medula óssea, não sei o limite da idade, mas julgo que seja 40 anos.

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  13. Já doei sangue três ou quatro vezes e pensei o mesmo sobre o questionário.

    ResponderEliminar