quarta-feira, 30 de junho de 2010

Resposta ao Desafio...



















Queria que fosse a Argentina e passo a explicar o porquê, logo eu que não sou amante de futebol.

No Campeonato do Mundo de 1986 eu parava para ver Diego Maradona em alta corrida a percorrer um campo inteiro com a bola nos seus pés e num tiro acertar na baliza. Graças a ele e à sua forma de jogar a Argentina foi campeã do mundo.
Mas a vida tem o seu lado negro e este jovem caiu nas malhas da droga. Todos sabem o que se falou dele sobretudo o MAL sem nunca evidenciarem o BEM que ele tinha e que tem porque hoje é o seleccionador da Argentina. Mesmo assim as noticias que leio são quase todas negativas sem pouparem "elogios no bota abaixo". O mesmo sucede com Lance Amstrong no ciclismo, que sendo o ciclista mais controlado no que toca ao doping, nunca acusou nada, nas sete vezes que ganhou a Volta à França. Parou e este ano retornou com a sua própria equipe e lá começaram as críticas. Cristiano Ronaldo pode ser vaidoso, mas é reconhecido mundialmente e a meu ver como é que ele ou outro qualquer que "trabalhe" num país que não é o seu, consegue "desligar-se totalmente" quando joga contra esse mesmo país em defesa do seu país Natal? Não me venham com histórias de que é pago para isso, que blá, blá...é um ser humano como outro qualquer qualquer e ponho o caso em mim. Sou natural de Angola, sou portuguesa mas por vezes dou comigo a defender Angola, quando afinal saí ainda era de Portugal. O ship cerebral tem muito que se lhe diga e nem imaginam as faiscas que dá quando oiço a velha frase contra um preto: vai para a tua terra. Como assim? se ele nasceu cá?

Transponho esta atitude para qualquer cidadão que conhecemos, que ouvimos falar, não necessariamente drogado, que quando se encontra em baixo, pisgam-se os amigos e em vez de levantarem ainda o enterram mais por criticas tão negativistas.

Há três anos tive problemas com uma vizinha que é alemã por causa dos gatos de rua. Não faço mal a nenhum animal, mas imundice era tanta que lavei o "local" com criolina e essa senhora quis confusão e só lhe respondi: gato não é burro e vá ali à drogaria saber o que é criolina. Sempre que me cruzava com ela e o marido, cumprimentava, ela respondia mas de nariz empinado. Informou-se e veio pedir-me desculpa. Continuou a dar comida aos bichos e ela própria a desinfectar o local na via pública e com acesso a um jardim!
O marido está a trabalhar fora de Portugal e chega para a semana. Ela caiu doente e tinha que fazer dois exames para os quais tinha que levar alguém. A quem recorreu deram uma "nega com as desculpas mais esfarrapadas" e quando me pediu, claro que sim, irei consigo. Assim foi e não sabendo bem o português lá a vou ajudando na interpretação dos papéis dos médicos. Já conversamos muito sobre o que se passou e até nos rimos, não se viu sozinha o que fez com que o seu astral subisse. Mas outros já me disseram...fulana fez-lhe isto e a senhora...alto e pára o baile meus amigos é cá na terra que devemos resolver as "guerrinhas" sabendo pedir desculpa e aceitar quem nos pede e dar as mãos quando precisam ou precisamos, porque todos temos telhados de vidro!

Sou assim e assim continuarei e grito bem alto: Força Diego Maradona e torço para que cales as bocas do mundo!

Argentina foi afastada, mas não foi a afastada a minha grande admiração por DIEGO MARADONA!

terça-feira, 29 de junho de 2010

DESAFIO Nº.6

A quem me visita prometo que vou ver ver o Portugal/Espanha, mas agradeço que toquem as vuvuzelas de preferência as originais que tem um som menos agudo!

Podem ficar aqui comigo porque a rede chega para todos e há uns camarões à maneira acabadinhos de serem apanhados na terra de ninguém, mas nada de álcool porque a água está quentinha e como não pretendo "fazer nenhum", não quero choques térmicos!

Antes de começar vou ali ao fundo... quem me apanha? Bora daí porque o dia está lindo com um sol maravilhoso que ainda não foi "taxado".



















Todos sabem que não gosto de futebol, mas cá vou lendo as notícias, visualizando algumas imagens e ouvir as opiniões de Rui Santos no "Tempo Extra".

Hoje fizeram-me esta pergunta:

"Quem preferias que ganhasse este Mundial: Argentina, Espanha, Portugal ou Brasil?"

Tu que me lês, qual achas que foi a minha resposta?

terça-feira, 22 de junho de 2010

COINCIDÊNCIAS....

Ontem fui "surfar" a casa da filha. Um dia espectacular! Enquanto almoçava liguei a televisão e já estava a dar o jogo de futebol Portugal /Coreia do Norte. Todos sabem que não gosto de futebol mas entre ouvir mais desgraças, crise, défice deixei estar e quando vi este "bailinho" de Cristiano Ronaldo pensei que realmente há momentos na vida de grande beleza sobretudo para ele e para quem estava a assistir. Gostei sim senhora!

Fui mais cedo buscar as netas. Mal entro na escola fui rodeada pelos garotos: Avó a X caiu mesmo agora e está na enfermaria cheia de sangue. A minha mais pequenita agarrou-se a mim quase a chorar! Tem calma e vamos lá ver o que se passou. Acompanhada por uma das várias educadoras foi-me contando que andava no jardim a brincar e às cavalitas dum colega, ambos escorregaram e ela foi de cara ao chão. Socorrida de imediato fui vivendo a mesma cena que passei com a senhora sua mãe.
À noite e depois de já terem passado várias horas, falaram com o dentista que os acalmou.
São 6 da manhã e aguardo pela mais pequena. Irão ver o "estrago" e tenho quase a certeza, que, por sermos demasiado sossegadas como eu fiquei com um dente a menos, a mãe a mesma coisa a ela irá suceder o mesmo, embora tudo tenho evoluído muito!
Aguardo pelo resultados mas ACREDITO que amanhã já irá para a praia com os amiguinhos mas com a "boca à banda"!
...........
9,30h: Felizmente que a experiência dá-me uma certa tranquilidade, embora eles como pais fizeram o que acharam por bem. Já foi vista, radriografada e felizmente nada de grave com os dentes, maxilar, nariz e boca! No dente que já é definitivo e que está totalmente fora retirou-lhe um pedaço de pele "morta" e ambos permanecem no local certo. O corte na gengive e no lábio irá sarar naturalmente e com a ajuda de "algo que receitou" será mais rápido.
Como o prometido é devido já fui ao chinês comprar um miminho de 0,50€ :):):)

sábado, 19 de junho de 2010

Morreu José Saramago















Morreu José Saramago, um dos ícones da nossa literatura. Apesar de não apreciar a sua obra, a mesma foi reconhecida mundialmente daí ter sido galardoado com o prémio Nobel. Um dia ele disse:

"Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é só um dia mais."

Tens razão e foi de facto o teu último dia mas rodeado de amor, carinho dos teus mais próximos.

Perguntar-me-ão o porquê da imagem. Porque no mesmo dia o genro da minha vizinha - um ilustre desconhecido como tantos outros - atirou-se da ponte para espanto de familiares, amigos e vizinhos. Porquê? tudo que se possa dizer é pura especulação e não vou por aí porque só ele poderia dizer a razão. O funeral será amanhã algures no Alentejo ao qual não irei! Para este jovem foi o seu último dia e que nem a filha de meses pela qual lutaram tanto, o fez recuar... CARAMBA!!!! Para ti aquele sorriso de sempre e que fiques em paz!

Mas como acordei e para mim será mais um dia vivido como se fosse o primeiro, vou atravessar essa "desgramada, aflitiva e sufocante" e irei abraçar o meu neto, filha e genro!

Até logo!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Tudo era diferente...

...não se usava tocas, os fatos de banhos eram mais pirosos, piscinas abertas de água salgada, calor, muito calor...mas tenho saudades deste tempo em que o treino era às cinco da manhã!














Hoje não faço natação (por ser alérgica ao cloro) e no mar? apenas molho-me a balde porque a água é super, mas super gelada! Eventualmente na Piscina da Praia Grande igualmente salgada...mas os preços de agora... só para "ricos"!

Mas sinto mais saudades disto...o desafio e furar de ondas com o meu grupo de malucos!















Vou-me embora para a minha terra, deixam-me?

(fotos Google)

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Pensamentos meus...
















No mar da vida há ondas fortes... (que eu chamo de momentos) não devemos afundar, porque quando elas passam, tudo se ilumina, tudo se transforma!

Os amigos vão e vêm como as ondas do mar e os que perduram no tempo são as conchas que ficam no areal!

(Fatyly - 2003)

domingo, 6 de junho de 2010

DESPORTO

Campeonato Ibero-Americano de Atletismo - San Fernando-ESPANHA

Marco Fortes conquistou a medalha de ouro do lançamento do peso do batendo o seu recorde nacional com 20,69, marca que é também recorde dos campeonatos.
Ana Cabecinha conquistou a medalha de ouro nos 10Km marcha e
Inês Henriques a medalha de bronze
Pedro Isidro conquistou a medalha de bronze nos 20km marcha
Patrícia Lopes conquistou a medalha de prata nos 400 metros barreiras, com 57,50 segundos, sendo apenas batida pela argentina Zudikey Rodriguez, que era a grande favorita e gastou 56,33.
Mário Teixeira conquistou a medalha de prata e Alberto Paulo a de bronze nos 3.000 metros obstáculos , prova na qual os dois atletas portugueses estiveram sempre no grupo da frente. O cubano José Sanchez destacou-se na parte final, para ganhar em 8.31,80 minutos.
Jessica Augusto conquistou a medalha de bronze nos 1.500 metros, prova que comandou, em bom ritmo, até 150 metros do final. A vitória viria a pertencer à espanhola Nuria Fernandez, com 4.05,71, contra 4.07,30 da brasileira Juliana Gomes e 4.08,32 de Jessica Augusto.
Edi Maia conquistou a medalha de bronze no salto com vara, que passou 5,30 metros à primeira tentativa, depois de ver o espanhol Igor Bychkov, que passara aquela altura à segunda tentativa, falhar a 5,50 e 5,55. Triunfou o cubano Lázaro Borges, com 5,60.
Sílvia Cruz conquistou a medalha de prata no Dardo com 53,43m – 1ª Mercedes Chilla ESP 62,39

Sinceramente perdi a conta das medalhas arrecadas pelos nossos atletas a quem dou os MEUS PARABÉNS E UM MUITO OBRIGADO e o campeonato ainda não acabou!.

...........................................
Valentino Rossi sofreu um aparatoso acidente na segunda sessão de treinos livres do Grande Prémio de Itália em MotoGP. Foi operado com sucesso e vai descansar nos próximos dias.
(Não irei acompanhar por dá em directo num canal codificado mas amanhã saberei os resultados)
............................................

TÉNIS - Final Feminina de Roland Garros













Francesca Schiavone (equipada de branco) é a campeã da edição de 2010 deste Torneio.
Neste sábado, a italiana encarou a australiana Samantha Stosur e derrotou a adversária por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7-2), garantindo assim o primeiro título feminino de Grand Slam para a Itália na era profissional.

..................................

Hoje será a final masculina de Roland Garros, entre estes dois giraços "meninos mestres" da terra batida Rafael Nadal (espanhol) e Robin Soderling (alemão)

















só poderei ver em diferido e à noite se cumprirem o que diz o horário.

Daqui a nada vou para uma sardinhada na casa da filha e com o resto do meu maralhal.

BOM DOMINGO!

Pela quinta vez ganhou Rafael Nadal!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

MUITO FELIZ, FURIOSA, MUITO FELIZ

Ontem tirei o dia só para mim!

1- Muito feliz porque estive a ver os quartos de final de Roland Garros dando em directo um encontro, mas pelo meio punham bocados de outros e os resultados para as meias finais foram estes:

- Samatha Stosur despachou Serena Williams(nº.1 mundial)
- Jelena Jankovic despachou Yaroslava Shvedova (a única não cabeça de série)
- Jurgen Melzer despachou Novak Djokovic (quase 5 horas de jogo)
- Rafael Nadal despachou Nicolas Almagro.

Hoje as meias finais que já começaram e são entre:

- Elena Dementieva e Francesca Schiavone, tendo esta acabado de ganhar por desistência de Elena debaixo de lágrimas sem saber ainda a razão, mas talvez o agravamento de uma lesão que a apoquentava há dias!
- Samatha Stosur e Jelena Jankovic, tendo a primeira ganho com muita mestria!

Amanhã serão entre:

- Rafael Nadal e Jurgen Melzer
- Robin Soderling e Tomas Berdych.

Voltando ao assunto. Depois de horas de puro prazer e nada fazer, fui jantar, arrumei a cozinha e vim até aqui ler um bocadinho. Às tantas oiço um estrondo na cozinha e fui dar com o estupor do estore no chão, feito num armónio e a gozar comigo. Olhei para ele muito triste e pensei no tempo que o tinha, uns 15 anos. Aproveitei-o quando os meus pais tiraram e puseram uns por fora. Só o uso no Verão quando sol bate na janela e por conseguinte no frigorífico. Tinha terminado o seu tempo, pobre coitado!
Que me desculpem os homens porque valem muito mais, mas são nestas alturas que um faz muita falta:)
Desliguei o PC e lá fui desaparafusar a calha, arranjar o buracão com uma massa própria que ficou num dos extremos da parede, limpar com lixívia toda aquela parede e respectiva janela num sobe e desce do escadote. Permaneciam as três buchas da antiga cortina, atarraxei 3 camarões e deixei secar tudo.
Abri a máquina de costura e fiz uma cortina com um dos vários tecidos que me deram há uns tempões. Enfiei o esticador que tinha guardado e ficou lindíssima.
Arrumei a tralha toda e quando olhei para o relógio já eram 23,30h!
Podia esperar por um dos genros...mas como sempre fui pau para toda a colher, fiz o que uma mulher não seja capaz de fazer e ainda mais feliz por não ter gasto um euro!

Vou voltar ao ténis ver a outra semi-final (se derem) e espero que não venha mais nenhuma bola canhão da terra batida estragar algo na minha cubata:)

terça-feira, 1 de junho de 2010

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

Para ti que me lês um