segunda-feira, 27 de maio de 2013

TÉNIS - Roland Garros



De 26 de Maio a 9 de Junho e sempre que puder né?...estarei por Paris de França:):)

VAMOS SORRIR nº.24






(imagens do Google)

sábado, 25 de maio de 2013

Nuno Crato - da admiração à desilusão!







Admirada os livros de Nuno Crato assim como as entrevistas e debates como sempre deu.

Hoje e depois de lhe ir dando o benefício da dúvida...para mim a admiração deu lugar à desilusão...e é mais um que risco da lista do actual executivo!

As alterações, os megas agrupamentos, os exames do 4º ano a português e matemática que até aqui eram apenas para saberem a qualidade do ensino, passaram a valor 25% para a nota final. Para o ano será aplicado o mesmo sistema ao 3ºano e 4º ano. E outras ideias e aplicações de ficar de boca aberta!

Os bons avançam e os outros? Onde estão os cursos comerciais e industriais num país que tem sido destruído sem nunca aproveitarem o melhor que vinha de trás?

Acharia bem melhor se os professores tivessem tempo para dar e debater a matéria toda que é de loucos. Falo daqueles que se entregam de alma e coração à profissão e não daqueles que escolheram como mera opção...porque em tudo há bom e mau.
Acharia bem melhor se os manuais não fossem a "merda" que são e que mudam todos os anos conforme a vontade do freguês e no que toca ao português com o "esplenderoso acordo ortográfio".
Acharia bem melhor se durante décadas se "não tivesse sido tirado aos professores a autoridade e que não fosse permitido tudo ao menino e à menina." e responsabiliza-los desde pequenos.
Acharia melhor se nesses tais megas agrupamentos não fossem misturados alunos do 5ºano 6º, 7º,8º e 9º porque misturar tudo dos 10 anos aos 18 (os repetentes oi bi repententes).
Acharia melhor haver mais pessoal auxiliar para evitar as rebiliões feitas pela calada, dos fortes sobre os mais fracos ou melhor dizendo dos maiores sobre os menores.
Acharia melhor se os pais fossem mais responsabilizados pelos comportamentos dos filhos.

mas num país onde voltámos ao regime do tempo da outra senhora...só falta a menina dos 5 olhos, dos puxões de orelhas, reguadas...etc, etc, porque fome, muita fome já existe, resmas de material que é exigido, como comprar? salas apinhadas de alunos, etc, etc. e...

Nuno Crato, lamento dizer-lhe que para mim é um "sombra" de quem sempre seguiu os seus pensamentos...que afinal, no poleiro e por desculpa da crise...tornou tudo num molho de bróculos.

Não pelas filhas que já passaram, embora uma delas continue sempre a estudar mais e mais e mais além...mas pelos meus netos que não tivessem os pais que têm...seriam uns falhados em termos de escolaridade.

Obrigado Nuno Crato por tudo que tem feito...e teremos em breve os resultados de mais um ministro da educação e no seu caso igualmente da ciência...

De todos e a nível da ciência continuo a admirar profundamente "Mariano Gago"!

Oxalá um dia possa dizer o mesmo de si DAR O DITO POR NÃO DITO.

foto Google

terça-feira, 21 de maio de 2013

Gosto...porque sou assim e sou FELIZ!






Eu gosto de olhos que sorriem, de gestos que se desculpam, de toques que sabem conversar e de silêncios que se declaram.

Machado de Assis


fotos Google

domingo, 19 de maio de 2013

Papa Francisco



“Se os investimentos na banca caem, todos acham que é uma tragédia, mas se as pessoas morrem de fome, não têm de comer nem saúde, não se passa nada: esta é a nossa crise de hoje!"

Falta uma “perspectiva antropológica” nas finanças e na economia, que impeça o Homem de ser visto como simples “bem de consumo que se pode usar e deitar fora. É uma cultura descartável”.

Papa Francisco

in: Renancença online

sábado, 18 de maio de 2013

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Mensagem aos portugueses

O que quero de todos os portugueses é o seguinte: sejam curiosos e que a organização em sociedade possa ser de tal maneira que eles possam satisfazer essa curiosidade completamente.
E não para ganhar dinheiro, não para fazer figura, nem para ganhar cargo, mas para ser plenamente aquilo que é.
Alguma coisa que ele sinta que o está desenvolvendo na mensagem única que tem que dar do mundo, de maneira que a minha mensagem para qualquer aluno de qualquer escola é: faça favor de cuidar da sua mensagem e não da minha. A minha foi, é só para dizer «cuide da sua», porque essa é que tem importância.
E a mensagem será vossa na medida em que for o mais diferente possível da minha, ou de qualquer outra.

Senão, para quê duplicados no mundo? Não é preciso.

Para isso é que inventaram os carimbos.

Eu não sou um carimbo de ninguém.

Agostinho da Silva, in 'Entrevista'

sábado, 11 de maio de 2013

Hoje...



queria ser lua
mas não consigo

queria ser sol
mas não tenho brilho

queria ser homem
mas é mais ferido

queria ser altiva
mais refilona
mais mandona
ninguém pisaria
julgaria
duvidaria

querer...queria...
mas sou sempre
a mesma Fatyly!
sentada no alto do embondeiro, abro a múcua,
começo a comê-la, que arrepio...cuspo os caroços para o mundo pequenino a meus pés...e…
silenciaram-se as armas, não há fome, não há frio, não há choros.

Há amantes, amados, calor...calor humano...
poesia... poesias
plantados por simples caroços!

FATYLY
12/02/2005

SEMPRE ACTUAL e neste país em coma profundo...toma o meu abraço!

Flor do embondeiro - Google

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Como devemos ser...

Pôr a boca no trombone na hora e local certo!



e serenar para não entrar em caminhos emocionais e tão nefastos!



sábado, 4 de maio de 2013

Razão da minha ausência!

No dia 1 de Maio fui dar uma grande volta com a minha mãe por Mafra e Ericeira. Em Mafra deliciou-se e mergulhou nas suas memórias diante da casa onde nasceu que permanece na mesma, apenas com portas e janelas emparedadas.

Um tarde bem passada e deixei-a em casa bem feliz da vida.

Por volta das 23,30h, já eu dormia há muito, toca o telefone, atendo e no meio de muitas vozes dos vizinhos que a socorreram de imediato, disse que tinha caído, que não era nada de grave, apenas um grande susto. Falei com uma que é médica e disse-me que estava tudo direitinho e com valores normais, mas para eu estar atenta às horas seguintes.

De almofada e trouxa na mão fui lá dormir onde estive até à bocado.

Apenas dores de lombares+ciática e a canção do ai-ai para se deitar e levantar.

Esta vizinha foi visitá-la logo de manhã e confirmou que sim e receitou-lhe uma injecção "cavalar", a mesma que ela sempre apanha quando tem crises destas.

Já a levou, mas tudo leva o seu tempo, As dores já começaram a abrandar embora cansadita pelas noites más dormidas.

Mais um susto mas a vida é mesmo assim...hoje bem e amanhã não sabemos!

Beijos a todos e desculpem!


quarta-feira, 1 de maio de 2013

DIA DO TRABALHADOR




Hoje deveria assinalar o "dia do trabalhador", mas não consigo deixar de HOMENAGEAR todos e todas que PERDERAM O SEU EMPREGO e assim para mim passou a ser O DIA DO DESEMPREGADO. Pudera eu ajudar todos...mas é impossível e por este andar nos cortes absurdos, EU QUE TRABALHEI QUASE 40 ANOS (ao invés de milhares de políticos e simpatizantes de...) lamento andar a sustentar CHULOS, CORRUPTOS cujos valores morais desapareceram de todos eles! ABASTADOS E PROTEGIDOS acham-se imunes a tudo e a todos!

Este senhor não tem a noção da realidade da carência em que vivem milhares e milhares de portugueses, porque para ele só existe a "subserviência a medidas impostas pelos credores", sempre batendo nas mesmas áreas EDUCAÇÃO, SNS E SEGURANÇA SOCIAL, mais austeridade neste ano, para 2014, ABRANDA EM 2015 pois claro...eleições À VISTA e volta a subir em 2016 e 2017.

Não é só ele o culpado, SÃO TODAS AS PÉSSIMAS GOVERNAÇÕES QUE TEMOS TIDO debaixo da batuta do PS e PSD e agora com alguns apitos do CDS-PP.

Desejo aos políticos do agora, de antes, do antes de antes, do antes de antes e antes...QUE PAGUEM/SINTAM NA PELE COM JUROS A TRIPLICAR o que têm feito em prol de um povo que foi nas suas cantadas, porque ao longo da minha vida vi muitos ricos, super ricos a morrerem na maior das misérias...PORQUE É CÁ QUE PAGAMOS O MAL QUE FAZEMOS AO NOSSO SEMELHANTE.