segunda-feira, 9 de junho de 2014

Coisas que me tiram do sério!





"Não se nota austeridade nos gastos públicos e mantêm-se enormes défices nas empresas nacionalizadas."

"Não há futuro económico e social possível quando o problema principal não é o excesso de consumo privado, com o que nos querem convencer, mas o excesso de consumo público, a monstruosidade das despesas públicas."

"Nós vivemos num país de inutilidade pública, inutilidade pública que custa caríssimo e que afinal, agora, querem que continue a proliferar, obrigando os particulares a suportar todo o peso da crise económica."

"Quem quer constituir família procura casa e emprego e não os encontra. Os que trabalharam toda uma vida vêem-se, no fim dela, condenados a morrer à míngua."

Francisco Sá Carneiro

(fotos Google)



23 comentários:

  1. Algumas destas afirmações ainda se mantêm actuais porque nós não percebemos que temos de mudar de vida.

    "Nós" as administrações - central e local - que continuam a esturrar dinheiro como se não houvesse amanhã.

    "Nós" que permitimos que gente como Guterres e Sócrates continuem a ser adorados por aí e estejamos a um passo de os voltar a colocar no governo.

    "Nós" que continuamos a fugir aos impostos, a não exigir factura e, assim, a obrigar os que não têm como escapar a pagar mais e mais e mais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo inteiramente, mas no que referes ao terceiro "Nós" acrescenta aí Mário Soares, Cavaco Silva e já são "adorados" demais para o meu gosto!

      Eliminar
  2. Se não tivessem assassinado Sá Carneiro, talvez hoje o país e o povo vivessem com outro estatuto.

    ResponderEliminar
  3. Se tivessem deixado Marcello Caetano trabalhar, possivelmente Portugal hoje estaria bem melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se não tivessem matado Sá Carneiro, hoje terias outra opinião. Melhor, se não tivéssemos entrado na UE e o que fizeram dela, que não tivessem pena de nós!

      Eliminar
    2. Mas quem colocou Portugal na então CEE foi o tal "pai da democracia" de Portugal, um tal Mário Soares que foi "encostado" pelo maldito Salazar.
      Mas Sá Carneiro veio depois de Marcello Caetano. Portugal caminhava rumo ao futuro com o primeiro, já com o segundo o futuro já tinha sido destruído, quanto muito seria remendado.

      Eliminar
  4. Sá Carneiro era um ser superior, Fatyly.
    Camarate ainda continua por esclarecer.
    Até quando?
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era e também era um osso duro de roer, frontal , incómodo daí...pois...Camarate! O actual PSD em nada, rigorosamente nada tem algo de Sá Carneiro.

      Eliminar
  5. Oi, Fatyly!
    Quantos anos fazem que essas frases foram proferidas e Portugal ainda continua no marasmo político. A culpa é do povo que coloca no poder, pessoas erradas.
    Sá Carneiro morreu em 1980, veja só quanto tempo essas frases estão se aplicando...
    Acho que o sistema de governo deveria mudar. Não precisamos de administradores públicos para cuidar do dinheiro de um país inteiro. Se cada um cuidar do seu quadrado, deverá ser melhor. Noutro dia perguntei para um amigo da receita, se acontecesse do povo boicotar os impostos e não pagar. No que ele disse que o governo tem a cuia na mão e pronto! Estamos f*...
    Beijus,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse teu amigo disse tudo, mas realmente pagamos tudo e ver a forma como governam o dinheiro que nos tiram, por vezes dá mesmo vontade de fugir aos impostos e desatar à estalada. Mas além de se protegerem uns aos outros, a justiça tem rodas quadradas (excepto para os pobres) e quase todos têm escapado aos famosos processos "colarinho branco".

      Portugal tem dois cancros enormes e sem cura à vista: políticos e administradores públicos corruptos (há pequenas excepções) e o povo achar que não votar é a melhor via, porque não acredita, porque já existem dois milhões e tal de pessoas no limiar ou já na pobreza extrema, desempregados, desanimados! Para não falar de uma geração mais nova que está a emigrar que é dose e maioria dos reformados (aposentados) já não ter como ajudar filhos e netos!
      Sabes Luma sempre disse que tudo que seja "extremo" é perigoso e nocivo e o que temos agora é uma direita transformada em ditadura. O que trabalham calam-se a tudo para não perderem o pouco que ganham e tudo se vai tornando numa gigantesca bola de neve.
      Mas Luma a pior e maior arma do mundo é um povo em fúria...e não sei, não.
      Tenho acompanhado o que se tem passado por aí devido à Copa embora saiba que os órgãos de informação por vezes informam mal...mas o que é que Dilma irá fazer após o apito final, aos "elefantes brancos construídos às ordens da FIFA" O mesmo que cá apo´s o EURO2004...a maioria dos estádios e não só...em total abandono e todos continuamos a pagar a factura que só termina em 2018.

      Coragem, esperança e o sorriso não me roubam, não, porque acredito que todas as crises passam e desta forma continuo no cimo das águas turvas e sufocantes.

      Eliminar
    2. Desculpem intrometer-me, mas, curiosamente, as frases do Salazar e do Marcelo Caetano, bastante anteriores às do Sá Carneiro, também continuam ainda hoje, e talvez ainda mais, a fazer sentido. :)

      E não exegeres, amiga... isso não é ditadura. Vocês podem votar e vão votar, sendo que a maioria vai colocar o PS no poder porque, olhem, é a alternativa que há... e nada vai melhorar, antes pelo contrário. Eu sou a favor dos votos responsáveis, isto é, os que votaram em alguém que só faz porcaria deveria também sofrer com as consequências disso. Isso é que seria uma verdadeira democracia, pois se o povo é que ordena então o povo também é responsável (mas responsável mesmo) por quem elege.

      Eliminar
    3. Do mesmo modo que eu tento respeitar a ideia que tu tens de a Direita em Portugal estar transformada em ditadura. Que ditadura é esta que vai permitir eleições no ano que vem? :)

      Eliminar
    4. É a mesma ditadura que te levou ires para longe dos teus em busca do que aqui não te deram e não estão a conseguir dar.

      Eliminar
    5. Mas então quando eram os socialistas a mandar aqui ninguém emigrava? Ou vais agora dizer que afinal o socialismo português também é uma Direita disfarçada de ditadura? A democracia não funciona e parece que isso ficou mesmo mais que provado.

      Eliminar
    6. Falamos linguas diferentes e sinceramente meu amigo, desculpa, mas nada mais direi sobre o estado da coisa:):):):)
      Fica-te com a tua que eu fico com a minha e daqui a uns anos se eu ainda aqui estiver, então falaremos. Só desejo que tenhas muita, se possível toda e a maior sorte do mundo, nessa terra igualmente comandada por corruptos e ditadores e em que a maioria do povo já começa a deitar os bofes pela boca.

      Um abraço e por favor sê feliz porque para mim é pura perda de tempo malhar em ferro frio:):):)

      Eliminar
  6. Vou comentar cruamente.
    Deixem o senhor morto!
    Este é outro D. Sebastião!
    Se fosse para o governo sabe-se lá o que ele faria!
    Ora bem!
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fizeste muito amiga e concordo contigo e sobretudo com a tua frontalidade. Ele esteve no governo e por vezes, eu que não sou nada agarrada ao passado, deslizo para coisas que me marcaram... e na volta se tivesse continuado vivo e a governar...poderia ser mais um dos vários que marcaram tudo pela negativa.

      Ora bem:):):) e mais nada

      Beijocas

      Eliminar
    2. Pois, enganei-me, esteve pouco tempo no governo, era o que queria escrever.

      Eliminar
    3. Pois:) e o pouco tempo que esteve, prometia mas saiu de cena da pior forma.

      Eliminar
  7. Só mesmo sendo "teimosos" para não desanimar diante dos desmandos dos políticos. Aí e aqui, a situação não é muito diferente não. E essa COPA que nós brasileiros temos que engolir goela abaixo?! Depois de passada a Copa, ficarão sim, os "elefantes brancos:"construídos com o dinheiro público. Enquanto isso, a saúde, as calamidades causadas por enchentes, recebem pouca ou nenhuma atenção.O povo vê e sente tudo, os políticos e governantes não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual amiga e subscrevo na integra, infelizmente países tão diferentes em tudo mas em termos políticos tão iguais! Apre!!!!

      Eliminar