quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Acho que deveria haver mais ordem na cegueira informativa!

Os órgãos de informação sobretudo a televisiva exaustiva, cansativa e pormenorizada sobre a actuação policial, pelo menos para mim, é algo doentia. Mais grave do que isso, "uma janela escancarada para quem é perseguido".

Mesmo com um enorme dispositivo de segurança policial, hoje as câmaras de filmar apetrechadas de tecnologias avançadas, o longe torna-se perto e é mau, muito mau.

O terrorismo é um autêntico jogo do "gato e rato" e tudo que é dito numa sede informação pode ter efeito boomerang, criar pânico nas populações, sobretudo numa camada que infelizmente e por questões de saúde ou mobilidade a televisão é a única companhia.

Informar sim, alertar sim, prevenir sim, EDUCAR sim...mas sobretudo obedecer a todas as regras de segurança impostas e mesmo assim há imensa gente que vai à esquina "ver a guerra" e depois queixam-se!

Os jornalista disseram tudo o que viam, com ilações que me agoniaram e fiquei curiosa numa coisa: durante estas horas quem foi urinar, onde e como?

Já agora os ataques diários em todo o mundo sobretudo sobre populações filhas de um Deus menor, têm a mesma visibilidade? Já agora, e o terrorismo efectuado pelos governantes que se governam e se escudam em políticas avassaladoras de destruição de uma enorme franja de um povo que vai morrendo na maior precariedade?

O meu maior silêncio respeitador sobre quem já tombou às mãos do terrorismo em qualquer parte do globo. O mesmo para quem conseguiu sobreviver cujas sequelas ficarão para sempre.

Desejo a PAZ, quero a PAZ mas jamais imponho "o que acredito" e jamais serei porta-voz ou relação pública da "escória de uma sociedade que mata por matar" porque o que senti, vivi e vi...continua bem vivo na minha memória"!



Entretanto por cá calaram um pouco as hostes políticas e o barco segue em velocidade de cruzeiro. 

O filme "pela espera calma, sem pressa alguma do Presidente da República" seguirá dentro de momentos!!!






26 comentários:

  1. Os meios de informação são o que são…
    facciosos, seleccionam a informação, estabelecem prioridades, calam aqui, gritam ali… são assim veiculo de propaganda também das causas que denunciam, só pelo simples facto de as fazerem chegar mais longe e prolongar-se no tempo.
    Mas imagino que concordas comigo - era pior quando não havia acesso à informação. Quando a escolha de ver ou não, ler ou não, saber ou não, não nos pertencia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, são o que são mas não necessitavam mostrar até à exaustão com depoimentos e imagens repetitivas.

      Claro que prefiro esta liberdade do que a ditadura, mas tudo tem limites e há que pensar em milhares de pessoas que conforme disse só têm os 4 canais por companhia.

      Beijocas e aquele abraço

      Eliminar
  2. Não vejo as notícias por isso mesmo, são desinformativas, alarmam desnecessariamente e não faz bem a ninguém.
    O Presidente é um caso perdido, o pior desde Américo Tomás!
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vejo uma única vez e quando vejo. Se me apercebo que não há nada a acrescentar mudo para outro ou desligo.
      O Presidente anda a brincar e a curtir os últimos meses do mandato, acho eu que não percebo nada do assunto:)

      Beijocas e aquele abraço

      Eliminar
  3. É caso para dizer:

    Na frente ocidental nada de novo.
    O povo
    Continua a resistir,
    Sem ninguém que lhe valha,
    Geme e trabalha
    Até cair

    Miguel Torga


    Quando ao outro ele não existe porque não respeita os que o elegeram, e muito menos os outros eleitores, tem tiques de ditador, tem o pensamento de quero posso e mando, e que se lixe os outros, principalmente os outros que pensam diferente dele. Temos aqui uma expressão para o qualificar mas que não posso reproduzir aqui.

    Beijinhos amiga e faz como eu vê desporto ou o 2º canal depois das 22 horas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto imenso desse poema de Miguel Torga que mostra bem a realidade dos tempos.

      Quanto ao PR não acrescento nada, subscrevo as tuas palavras.

      Sim, tenho visto imenso desporto mas às 22h uiiiiiii já estou a dormir ou quase:):)

      Beijocas e aquele abraço

      Eliminar
  4. Não alinho com o coro de criticas que têm feito ao Cavaco. Independentemente da decisão que ele venha a tomar. Tem de se respeitar a vontade da AR? Sim é verdade. Foi eleita e tem poderes. O Presidente também. Ou não tem poderes nem foi eleito?! Ou isto é conforme nos dá jeito?! Estou enganado ou isto ainda é um regime semi-presidencial?! Ou a Constituição já foi revista como quer o outro maluco?
    Por mim, verdade verdadinha, divirto-me com isto. E vou-me fartar de rir dos que choraram baba e ranho, de tão contentes, com o chumbo do programa de governo. Só não sei é quando. Se já agora por o Cavaco não nomear o Costa, se daqui por uns meses (se tanto) quando as esganiçadas do BE e/ou os lunáticos do PC derrubarem o governo do PS...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem sou eu para dizer que o PR já quebrou o seu timing? Mas acho que, após toda esta barafunda, já com recados da UE sobre a não entrega do OE-2016, etc, acho que deveria acelerar um pouco mais.Ouviu tudo e todos e agora volta a ouvir tudo e todos, o que para mim já nada me espanta.
      Mas uma coisa é certa, o governo actual que ganhou efectivamente as eleições, mesmo em gestão continua a dar cartas e efectivamente tinha poderes para decidir o caso TAP? De uma coisa eu tenho a certeza é que nós povo vamos "levar chumbinhos neste caso e no Novo Banco".

      Finalmente ...há muito que prevejo que o PR irá manter um governo de gestão. Certo ou errado? Não sei!

      Beijocas e aquele abraço

      Eliminar
    2. “Se já agora por o Cavaco não nomear o Costa, se daqui por uns meses (se tanto) quando as esganiçadas do BE e/ou os lunáticos do PC derrubarem o governo do PS...”


      Esta frase diz tudo da parte dos que estão com o que não respeita nem os que o elegerem nem como os que não elegeram, ele que está para o pais como dos maiores desastres da desgovernação, mas isso são outros 500, quem não respeita os partidos sejam eles quais forem e que estejam na legalidade, não merece sequer ser presidente, mas este ainda é pior é ver o ódio com que falar de alguns partidos. tenho para mim que estamos perante de um ditador moderno, ou seja foi eleito, mas como ele diz" quem manda sou eu e ponto final," ou acrescento como ele diz que nunca tem duvidas e nunca se engana, são tiques de ditador, para não recordar outros.

      Ah e como elas têm razão na barafunda que vai ser o novo banco.



      Desculpa fatyly me ter metido na gestão do teu sitio mas há horas que não sei ficar calado e quieto, e podes acreditar que fiz um enorme esforça para ser comedido, não fosse eu pensar que estava no meu burgo a falar,.


      abraços amiga

      Eliminar
    3. Desculpa amiga tive de editar o texto pois não estava nos conformes.

      Eliminar
    4. Compreendo perfeitamente e concordo com o que dizes e claro que este espaço serve para debater opiniões, embora eu respeite todas.

      De uma coisa eu tenho a certeza: este PR ficará na história como o pior presidente de todos os tempos e sobretudo sem nunca ter sido imparcial. Está doente? Está cansado e velho? Então há muito que deveria ter saído e dado o lugar a outro.

      Quanto à tua contenção no uso do palavreado que usas habitualmente, tive que sorrir, porque quando falas és genuíno e puro, não fosse homem do norte...carago:):):):) Mas fizeste bem, muito bem:)

      Beijocas e aquele abraço

      Eliminar
  5. É de ir à náusea, mas sem dúvida! Repetem, uma, duas, n vezes a mesma notícia, imagem, entrevista, e isto sem qualquer espécie de pudor, num "massacre" acrescido que, penso, não aproveita a ninguém.
    Os filhos de um Deus menor? A quem interessam, Fatyly? As audiências sobem, o papel vende? Perder tempo com eles? Nem pensar!
    Também fiquei a pensar nessa coisa simples, que a Fatyly refere no post, que tem a ver com o "escancarar de janelas" que os senhores jornalistas fazem ao informar, de forma exaustiva, o que se fez, vai fazer, onde e quando.Isso não é contraproducente? Quem sou eu para ajuizar, mas por favor, parece demasiado óbvio!

    Não pude deixar de sorrir com a preocupação que o esvaziamento da bexiga dos ditos profissionais lhe causou.;))
    Esse pequeno, grande problema não me tinha ocorrido, mas que é pertinente, é!:))

    Continuação de uma boa noite.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual e subscrevo inteiramente porque é totalmente contraproducente as imagens e descrições absurdas. Até contam os polícias, um dois três...são cinco e como tal, por vezes sem saberem o que dizer...inventam. Acho que deveria haver mais cautela, Informar sim, mas descrever ao mais ínfimo pormenor numa sede de (des)informação é mau.
      Tentei aligeirar a "coisa" e saiu-me essa :)))))

      Beijocas e aquele abraço

      Eliminar
  6. Começo a creditar mais na hipótese Governo de Gestão, Fatyly.
    E a Europa à espera do Orçamento.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos dois porque esta onda de espera aponta mesmo para isso. Esta espera é má para o país e o povo aguarda pelo que virá a seguir...mais cortes? Claro que sim...para além da já dita não "devolução da sobretaxa do IRS, temos já as contas da TAP e do Novo Banco". Também temos a "modernice da declaração em 2016 do rendimento/despesa referente a 2015". Sabendo eu que muita gente não tem internet, que muitos já cobram X por conferirem facturas, tal como ontem na Sic foi tema na rubrica "Contas-Poupança", o Estado pouco se importa com o povo, sobretudo com a "peste grisalha" e com isso irá arrecadar milhões de euros.

      Quando apregoam que os de baixo rendimento não pagam IRS? É MENTIRA e falo pelo rendimento da minha mãe...uma vergonha, porque 40 euros a menos faz-lhe imensa diferença. Felizmente não tem filhos e netos que dependem dela, a não ser do seu imenso amor e carinho para com todos.

      Beijocas e aquele abraço

      Eliminar
  7. Os meios de comunicação fazem o que fazem sempre. A repetição até à exaustão das notícias. Não pensam em proteger os espectadores das imagens mais sensíveis. Aliás, são raras as vezes em que alertam para a gravidade das imagens que passam.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade o que dizes e agora tirei "férias" às notícias televisivas e vídeos na internet.

      Beijocas e aquele abraço

      Eliminar
  8. Fatyly,
    A informação que temos apenas reflecte os novos tempos, em que a liberdade, de tão condicionados que somos, é mera ilusão. A verdade é que, se queremos estar devidamente informados, temos que reinventar novos canais, queira isso dizer seja o que for.

    Um bom final de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo e há mesmo que reinventar novos canais.

      Beijocas e aquele abraço

      Eliminar
  9. O PR está mais preocupado com o tamanho da banana da Madeira.
    Hihihihihih
    Kis:"}

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Malandra:))))))))))) pois e fizeste-me rir:):):)

      Beijocas e aquele abraço

      Eliminar
  10. Compete aos meios de comunicação informar. O problema é que muitos não informam; desinformam. E o pior é que há coisas que ficam por ser informadas. Existe uma selecção de notícias e impõe-se falar do que mais mediatismo e impacto provoca. Um exemplo disso é ainda agora todos estarem a falar dos atentados em Paris e ninguém ter falado do mesmo que aconteceu na Nigéria, no Líbano, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão a desinformação é mais do que muita.

      Beijocas e aquele abraço

      Eliminar
  11. A nossa comunicação social está a descambar e não é pouco. Quando toca a perceber que o assunto dá para esticar, esticam para todos os lados com um total desrespeito pelas pessoas que assistem a tudo bastante assustadas. É um vale tudo que tresanda. É o mundo moderno, dizem. Raios parta este mundo moderno, digo eu.

    Boa semana, Fatyly.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo e preocupa-me imenso o estado em que se tornou a informação televisiva já para não falar do país que está numa bandalheira política sem precedentes.

      Enfim!

      Beijocas e aquele abraço

      Eliminar
    2. É isso mesmo e preocupa-me imenso o estado em que se tornou a informação televisiva já para não falar do país que está numa bandalheira política sem precedentes.

      Enfim!

      Beijocas e aquele abraço

      Eliminar