quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

A língua Portuguesa presta-se a estas coisas!



Você ou tu?

Vocês sabem a diferença entre o tratamento por tu e por você? Vocês pensam que sabem, mas vejam abaixo. Um pequeno exemplo, que ilustra bem a diferença:

O Director Geral de um Banco, estava preocupado com um jovem e brilhante director, que depois de ter trabalhado durante algum tempo com ele, sem parar nem para almoçar, começou a ausentar-se ao meio-dia. Então o Director Geral do Banco chamou um detective e disse-lhe:

- Siga o Dr. Mendes durante uma semana, durante a hora do almoço.
O detective, após cumprir o que lhe havia sido pedido, voltou e informou:

- O Dr. Mendes sai normalmente ao meio-dia, pega no seu carro, vai a sua casa almoçar, faz amor com a sua mulher, fuma um dos seus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.

Responde o Director Geral:
- Ah, bom, antes assim. Não há nada de mal nisso.

O detective pergunta-lhe:
- Desculpe. Posso tratá-lo por tu?

- 'Sim, claro' respondeu o Director surpreendido!

- Então vou repetir : o Dr. Mendes sai normalmente ao meio-dia, pega no teu carro, vai a tua casa almoçar, faz amor com a tua mulher, fuma um dos teus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.

(Recebido por e-mail)

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Só nos faltava esta e pergunto: QUAIS SÃO? Já está disponível a lista dos que foram suspensos em Portugal"!!!

Infarmed retira do mercado 64 genéricos com ordem de suspensão europeia

Infarmed retira do mercado 20 medicamentos genéricos


Suspensão de dezenas de genéricos, nomeadamente analgésicos, anti-histamínicos, anti-depressivos, anti-ácidos e medicamentos contra a demência ou a hipertensão.

Nem no site do Infarmed existe a lista dos mesmos!!!

ACTUALIZAÇÃO: Esta é a lista dos 28 medicamentos genéricos existentes em Portugal que a Agência Europeia do Medicamento (EMA) recomendou que fossem suspensos.

Destes, segundo o Infarmed, apenas 20 são atualmente comercializados em território nacional e alguns são apresentados em diferentes dosagens, totalizando 64 apresentações.

Medicamentos:

Ácido alendrónico Accord - para a Osteoporose

Cefpodoxima Alkaloid – antibiótico usado sobretudo para pneumonias bacterianas, bronquites agudas, infeções agudas das bronquites crónicas, sinusites, anginas, faringites.

Tramadol + Paracetamol Brown - associação de dois analgésicos, que atuam em conjunto para aliviar a dor

Trimetazidina Brown – vasodilatador para tratamento da angina de peito

Escitalopram Brown - antidepressivo

Ebastina Brown – antialérgico

Quetiapina Daquimed – para a esquizofrenia e a perturbação bipolar

Levodopa + Carbidopa + Entacapona Generis – para a doença de Parkinson

Entacapona Generis – para a doença de Parkinson

Desloratadina Labesfal OD – antialérgico

Ácido alendrónico Labesfal – para a osteoporose pós-menopáusica

Donepezilo Anova – para tratamento do Alzheimer

Esomeprazol Anova – antiácido, para a doença de refluxo gastro-esofágico e úlceras

Venlafaxina Azevedos – antidepressivo

Fluconazol Basi – antifúngico

Desloratadina Labormed – antialérgico

Cefpodoxima Lupin – antibiótico usado sobretudo para pneumonias bacterianas, bronquites agudas, infeções agudas das bronquites crónicas, sinusites, anginas, faringites

Esomeprazol Mylan - antiácido, para a doença de refluxo gastro-esofágico e úlceras

Atorvastatina Anova – para o colesterol e para os triglicéridos

Donepezilo Mylan – para tratamento da doença de Alzheimer

Trimetazidina Mylan - terapêutica adicional para o tratamento sintomático de doentes com angina de peito

Candesartan Mylan – para tratamento da hipertensão e da insuficiência cardíaca

Leflunomida Pentafarma – antirreumático, para tratamento da artrite reumatoide

Desloratadina Peseri - antialérgico

Trimetazidina Pharmakern – para a angina de peito

Desloratadina Ratiopharm - antialérgico

Trimetazidina Itraxel – para a doença isquémica do coração

Desloratadina Teva - antialérgico

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

HOJE FAÇO ANOS



As filhas, genros e netos perguntaram-me: então o que sentes com mais um aninho? Como ontem, porque a minha vida já um bocado longa sempre foi pautada pelo optimismo, esperança, acreditar e recheada de "NADAS...MAS TÃO CHEIOS DE TUDO!

Daqui a pouco vou buscar a autora de eu ter nascido com quase cinco quilos e vamos por aí sem destino! Hoje quem manda é ela, pois claro...como sempre mandou e oxalá que a minha "adolescência ainda dure mais uns anitos!

O dia está bom sobretudo para ela, que cada vez mais é difícil descer quatro andares sem elevador...mãe, minha mãe gosto tanto de ti e obrigado por tudo!

Sessenta e quatro beijos ou abraços a quem me visitar.

sábado, 24 de janeiro de 2015

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

TÉNIS - OPEN DA AUSTRÁLIA - 2015

de 19 de Janeiro a 1 de Fevereiro andarei por aqui



e hoje foram apenas quatro horas e tal bem passadas com Rafael Nadal que jogou que se fartou!

sábado, 17 de janeiro de 2015

Gosto muito desta arte!

O graffiti intitulado “Rapaz dos Pássaros” que decora a fachada do Auditório José Afonso, em Setúbal, da autoria do artista de nacionalidade portuguesa, Sérgio Odeith, foi eleito pelo movimento internacional “I Support Street Art” como um dos 24 melhores murais do mundo elaborados no passado ano de 2014.




A obra do artista português foi inaugurada em Março de 2014 e é uma reprodução de um registo de Américo Ribeiro, antigo fotógrafo. O graffiti faz agora parte de uma lista constituída pelos melhores murais de 2014 eleitos pelo movimento.

A obra de arte é constituída por uma paleta de cores neutras, com excepção das árvores que dela fazem parte, estas coloridas. O graffiti é uma reprodução "com apontamentos de interpretação artística de uma fotografia com sensivelmente oitenta anos", salientou a Câmara Municipal de Setúbal na altura da inauguração.

A fachada do auditório em Setúbal pode ser avistada a centenas de metros de distância. A criança retratada na pintura de Odeith, que vendia pássaros na cidade de Setúbal, tem hoje cerca de 90 anos, chama-se Vicente Inácio Martins.

A obra de 20 metros de altura “mistura pintura com rolo e de graffiti", segundo o autor. Demorou mais de uma semana a estar pronta. Odeith confessa que o processo de criação parou a meio porque "o Benfica jogava nessa altura".

As obras eleitas pelo “I Support Street Art” demonstram a diversidade de street art que foi criada no ano passado. Entre os nomeados estão obras de todo o mundo, como Estados Unidos, Canadá, Grécia, entre muitos outros.

Do Jornal I

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

LEITURAS: Não somos todos Charlie

Já leio este blogue há imensos anos e o post de hoje é para além do bom, do muito bom e com o qual concordo inteiramente.

É extenso, mas para quem gosta de ler nada é extenso e merece a pena pensar e reflectir sobre tudo o que foi escrito por Luma.


quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Hoje logo de manhã fui ver o meu amigo mar na Praia das Maçãs

e pelo caminho comecei achar estranho o movimento do helicóptero.Mau sinal. Parei, andei um bocado e foi quando soube da triste notícia. O mar estava tão enfurecido e com ele vinham imensas coisas do barco que pareciam meras folhas ao vento.
Estive pouco tempo. Vim muito triste com tamanha tragédia!








(para ver melhor, clica nas fotos)

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

QUEM FALOU EM FRIO?

Ora AQUI falam das temperaturas em Sintra:



Hoje é dia 7, certo?

Esteve um belo dia de sol, sem vento e até dei uma grande volta a pé. Estava frio, mas  "como o algodão nunca engana", eis que

Neste momento a temperatura lá fora é 0 graus



Dentro da minha casa uns míseros 2 graus!



segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

O Sorriso das Estrelas



Sinopse: Adrienne Willis é uma mulher forte e corajosa que criou sozinha os seus filhos, após um divórcio que a marcou dolorosamente. Mais de quinze anos depois, quando a sua filha Amanda está a afundar-se num luto com que não consegue lidar, devido à morte do marido, Adrienne revela-lhe um segredo que guardara só para si durante muitos anos. Um encontro num fim-de-semana que reúne uma mulher com 45 anos, divorciada e mãe de três filhos, e um desconhecido perdido numa forte tempestade é o emocionante tema deste livro, com o tratamento inconfundível de Nicholas Sparks. Uma prova de que, quando menos se espera, as estrelas voltam a sorrir!

sábado, 3 de janeiro de 2015

BOM FIM DE SEMANA e um PEDIDO



Se alguém comentar nos vossos espaços como "anónimo com palavras nada abonatórias e que assina Fatyly", façam o que entenderem, publiquem, respondam ou apaguem, mas não sou eu porque a minha forma de ser e estar, ao longo de quase 15 anos neste mundo de cabos, nunca foi e nem será deste estilo.

Tudo o que escrevo quer no meu quer nos vossos, assumo tudo como sabeis!

Obrigado e desculpem

BOM DOMINGO

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

O CHÁ IDEAL PARA CADA SIGNO

Nestes dias frios, veja qual o melhor chá para si.

Aquário

Sendo um signo muito agitado, os nativos de Aquário beneficiarão do chá de erva-cidreira, que ajudará a sossegar a sua mente sempre fervilhante com novas ideias, tranquilizando o seu organismo. A erva-cidreira purifica o corpo ajudando a libertar-se de vícios e a afastar energias que sejam menos positivas.

Lê o do teu signo...

Há com cada uma que mais parece duas, como se tudo fosse tão linear!
Bebi uma única vez cidreira e ia morrendo. Tenho genica, sou agitada sim e a minha tensão (a)normal é sempre 9/4, mas é minha. Bebi uma bela chávena e desceu para 7/2. Resultado? Para além do sono que cerrou as "minhas pestanas" só acordei com um sabor a sal incrível...pois claro...foi o 1º.SOS que só não vomitei as tripas porque não calhou. Voltei a adormecer e só acordei fresca que nem uma alface 12 horas depois.

Ordem médica para mim: jamais beber cidreira, camomila e tília porque sim e jamais receitar chás e medicamentos a alguém sem que este conheça bem o seu corpo, porque o que me pode fazer bem a outro pode fazer bem mal!

Tenho dito!

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015