quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Verão- Praia e até de férias arranjam problemas!

Fui várias vezes em serviço a Armação de Pêra. No final espreitava a praia e a "actual segada dos chapéus de praia" é mais velha que a Sé de Braga. Porquê só agora todo este burburinho? Durante o dia quantos chapéus de sol e toalhas estão sem ninguém porque andam nos "banhos"? Numa altura que deveriam usufruir e descansar, continuam irritados?

Acontece o mesmo em outras praias de norte a sul do país mas o Algarve é sempre ponto "in".

Na minha modéstia forma de ver a culpa versus problema está no "alargamento" cada vez maior da concessão do espaço do areal aos comerciantes. Isto dá dinheiro às câmaras e ou juntas de freguesia. O preço de um toldo e espreguiçadeira não é caro, é caríssimo e não acessível a todos. Mas a praia, areia, sol, chuva e mar ou rio é de TODOS e TODOS têm o direito de usufruir na ou da natureza.

Nos tempos remotos quando ia com as filhotas, levava chapéu e por motivos de saúde da mais nova ia no primeiro autocarro e estava na praia às 7h da manhã. Já havia chapéus o que não me incomodava de todo e uma vez desloquei um e respectiva toalha e o mundo não acabou.

Hoje vou sozinha e já não tenho chapéu de sol e o ano passado...passei-me.

Como vou logo de madrugada ou mesmo ao fim da tarde, sentei-me em frente à dita "concessão" cujos toldos estavam totalmente vazios. Veio o mandante "daquilo tudo" e disse-me que não podia estar ali mas para ir para a zona dos "chapéus de sol". Não tenho chapéu de sol e não estou no vosso espaço, certo? Incomodo fantasmas? Se sim, chame a polícia sfv. O homem ficou sem fala. O certo é que fiquei, nadei, voltei à toalha, etc e tal. Perto da uma da tarde vim-me embora e dirigi-me ao dito senhor "daquilo tudo". Então? Estraguei-lhe o negócio? Onde estão os clientes, hem? Pelo que vejo só a zona dos chapéus de sol é que está a abarrotar, mas a dos "chapeis "in"" é só fantasmas que devem aumentar em muito as vossas receitas. Quem tudo quer...tudo perde e bom trabalho.

Ficou com cara de melão, desculpem mais de





10 comentários:

  1. HAHAHAHA

    há pessoal que se estica mesmo a sério...
    ...ou pelo menos, tanto quanto os deixam!

    Já eu não tenho estes problemas...
    ...não vou à praia!

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nasci na praia de Luanda. Aprendi a nadar na praia. Fiz treinos de natação competitiva numa piscina mas às tantas o treinador que era mais maluco do que eu, abria um "portão" e lá íamos mar a dentro mesmo em tempos das calemas, com chuva ou sol:) Já trabalhava e antes de ir tinha que ir nadar e ao fim do dia lá ia nadar outra vez. Havia sempre pessoal que alinhava.

      Gosto de praia mas não das confusões de praia. Por vezes fico apenas a apreciar o comportamento humano que teria muita matéria para descrever:)

      Em passeios a pé...onde encontro água...nem te digo nada:)))

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  2. Os concessionários não são donos das praias. Se estiverem licenciados, como concessionários, são obrigados a ter vigilância e nadadores salvadores.
    Ainda existem praias, cada vez menos, que têm, como parte da concessão, o direito de 'plantar' toldos e barracas na sua área de cobertura. Aí, quem quer paga e acho bem. Colocar chapéus de praia ou estender toalhas junto a esse espaço não é permitido.
    Há, então, que procurar espaço para os mesmos, o que não é difícil, só que estão 10 metros mais ao lado e o tuga considera isso uma injustiça. Mas de seguida, lá os vemos a fazer 'footing' ou grandes caminhadas pela areia fora.

    Aquela situação lá na praia da coisa, algures no Algarve, é uma não questão. Como a Junta de freguesia lá da coisa referiu, os chapéus não ficam abertos, logo a marcar terreno, durante a noite. De resto, não de pode deixar o que quer que seja a reservar o espaço. Podem correr o risco de quando lá chegarem, os seus artigos terem ido à vida.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora meu amigo e é precisamente disso que falo. Os concessionários licenciados pagam sim senhor à vigilância, nadadores salvadores e plantam toldos e barracas. Se fosse apenas na sua área de cobertura tudo bem, mas este ano alargaram e muito e as acessibilidades até ficam por conta deles...pois claro. Este ano tenho ido mas fico pelo paredão, mas o ano passado, cujo espaço deles era bem mais pequeno, fiquei um metro, quase dois à frente deles e sem chapéu. Respeitei e estava a respeitar o espaço deles, quer dizer que a frente até ao mar é toda deles? Isso é que era doce, comigo não cola. Não me incomoda nada fazer 10 metros ou até 20, acho é que por este andar os "lambões" ficam donos da praia.

      Quanto ao que se está a passar no Algarve já vem de longe e só agora é que deram por isso? Poupem-me...e que se entendam porque farta estou eu de "barafundas"!

      Beijocas e obrigado


      Eliminar
  3. Por acaso não sei o que se passa no na situação do Algarve, não li, mas a situação que relataste foi deliciosa:)
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Armação de Pêra a zona dos chapéus de sol está à cunha. Muitos deixam os chapéus e toalhas no mesmo sítio, ficando assim "reservado o lugar" e voltam no dia seguinte. Claro que segundo li não tem havido roubos, porque os chapéus e toalha não valem o trabalho de roubar:)))). A fúria vem mais dos concessionários porque lhes estragam o negócio.

      A situação que relatei é uma constante e se se julgam donos do areal, comigo levam troco. Obedeci às regras, sem chapéu, dois metros à frente e mesmo assim incomodava os "fantasmas". São raros, muito raros o aluguer dos toldos e com isso andam com as vistas toldadas:)

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  4. Quando este ano, na Praia da Oura, numa zona que supostamente era reservada ao hotel em que estava instalado, me pediram dinheiro (uma diária) para utilizar as cadeiras e as espreguiçadeiras, bem como as toalhas, quem se passou da cabeça fui eu.
    Vão roubar para a estrada!!
    Beijocas, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem Pedro é isso que ocorre por todo o lado e há quem aceite na boa...porque pode claro! Digo-te mais...se falares inglês tens um trato, mas se falares português tens outro.

      Se o roubo fosse só nisso...estávamos bem, uma tristeza!

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  5. Armação de Pera perdeu muita areia nos últimos anos. Diria que quando lá fui pela primeira vez à coisa de trinta anos o espaço seria mais do triplo do actual. E, já agora, as pessoas também triplicaram...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sim...aliás em todas ou quase todas. Mas o problema maior foi a construção desenfreada sem pensarem no futuro. A Praia Grande e até a Praia das Maçãs, daqui em Abril/Maio fica quase sem areal. Os Presidentes da Câmara têm dado ouvidos aos velhos conhecedores do mar e não têm posto areia. O certo é em em Junho o mar repõe o areal e hoje tens uma enorme extensão de areia. Depois temos o problema das arribas e construírem o quer que seja...um dia a casa vem abaixo.
      Os milhões que se gastaram na Costa de Caparica resultaram? Claro que não.
      Inginheiros é que o mais abunda neste país.

      As pessoas triplicaram porque muitos e muitos deixaram de fazer férias lá fora. Sinceramente andei por lá em serviço e apenas fui uma vez passar uma semana e jurei para nunca mais. A realidade de hoje só vejo pela televisão.

      Beijocas e obrigado

      Eliminar