sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

sábado, 23 de janeiro de 2016

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS - 2016





(imagens Google)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Um NÃO audível no Pólo Norte!

Sinceramente ando um bocado perdida, para não dizer apalermada com tantos cursos, artigos e dicas para "uma boa educação dos filhos". Uma protecção que a meu ver é exagerada. Acho que ao crescerem dessa forma "as asas que os farão voar" só surgirão lá para os quarenta anos.

Reconheço que há pais que se vêm aflitos, porque enquanto filhos não tiveram pais e avós que os fizessem crescer saudavelmente. Muitos metidos em Instituições, tantos órfãos entregues ao Deus dará, cresceram sem afectos. Quem nunca recebeu tem imensa dificuldade em dar, mas felizmente há os que tudo fazem para que sejam de facto bons pais. Mas é mau, muito mau tanta informação que não passa do papel e ou da gaveta de quem é perito na matéria...até de quem legisla.

Não vou falar dos que jamais deveriam ser pais só porque nunca os tiveram ou algo do género e resolvem despejar nos filhos "crueldades"dantescas".

Não há nenhum ser humano igual. Pode-se ter um ou vários filhos que nenhum é igual, apesar de receberem a mesma educação.

A maioria das crianças tem tudo, até demais. Não consigo entender como é que crianças que comem na escola "sem pagar" andam com telemóveis da ou de última geração. Pirralhos do básico, com 5/6&7 anos. Não há dinheiro para comer, mas há a velha máxima para não sejam marginalizados pelos outros que podem ter!

Hoje a coisa está a mudar um bocadinho de figura, o professor já tem mais poderes e voltou a existir a figura do director! Julgo eu! No secundário, a meu ver a própria escola deveria ter mecanismos para que em cada turma houvesse um local onde todos os alunos deixassem os ditos desligados. Terminada a aula, cada aluno levava o que lhe pertencia. Existem cacifos nos corredores e tantos que são arrombados sem penalizações! Pois, já não me lembrava dos "cortes versus falta de verba" no pessoal auxiliar e que se encontram no desemprego.

Mas há dinheiro, muito dinheiro que é gasto para os lados de S.Bento e Belém, como convém! Já nem refiro o que foi gasto nas legislativas e o que será gasto nas presidenciais. No entanto os cadernos eleitorais continuam sem actualizações, como convém.

A criança desde cedo tem que saber diferenciar o "SIM" de um "NÃO" e jamais habituá-la ao "NIM"! Tem de saber que há regras para tudo e obrigá-los a cumprir, cumprindo sempre com o exemplo a dar como pais.

Nunca suportei o atraso e dei sempre o exemplo, que, para que tal não ocorra é preciso organização e para que esta funcione, entram as regras.

Há crianças que fazem birras. Caramba é algo natural numa auto-afirmação de um pedaço de gente. Tiram do sério? Claro que tiram, porque os pais já vêm cansados do trabalho, mas têm de ir buscar atrás da lua, a paciência e sobretudo a atenção que a pequenada requer naturalmente.

Gostaria de saber quantos pais falam com os filhos durante o jantar? Quantos abdicarão de ver os telejornais e ou o futebol em prol de? Se não o fazem começa a bulha do cala-te deixa ouvir e às tantas é que se sabe! Dá-se a uma criança de 3 anos o telemóvel com um jogo e aí fica calado. Dá-se, dá-se, dá-se, mas não se dá o que realmente lhe faria bem, atenção, conversa, partilha, interesse em saber como correu o dia!

Depois não há horários para dormirem e quantos já deitados, em vez de lhes lerem uma história, ou os mais velhos lerem duas páginas de um livro, não, ficam a jogar nos tabletes e ou telemóveis.

De manhã com sono, começa de novo a ciranda onde berram todos e ao os descarregarem na escola, dizem...UFA!

Ainda adolescentes quantos pais dão a chave do carro para que os deixem em paz? Para onde vão? Com quem? Terão horas de entrada? Transportes públicos ou andarem a pé faça sol ou chuva faz mal alguém? Nisto poderia dizer muita coisa e apontar erros cometidos por adultos sem pensar nas consequências do amanhã!!!!

Comigo não havia "pão para malucos", tudo corria sobre rodas, porque infelizmente não tive outro braço direito que me chegasse ou ajudasse no quer que fosse. Tiveram e fizeram disparates como crianças e como adolescentes, mas arcaram sempre com as consequências. Tive sempre tempo para longas conversas, partilha, brincadeira...e só Deus sabia o quanto me apetecia dormir!

Agora é a dose dos netos, todos com idades diferentes e vejo que as regras são as mesmas que dei.

Avó ó Avó hoje esqueci-me da "tal" caixa em casa e vou precisar dela de tarde. Podes vir trazer-me à escola? Não linda, hoje não dá. Mas avó vou levar falta. O que foi que a avó te disse na sexta? O que é que os pais te dizem todos os dias? A mochila e tudo o resto deve ser arrumado à noite, para que de manhã não se esqueçam de nada. Mas avó, vá lá, esqueci-me. Não linda e para a próxima vez estarás mais atenta ao que te dizem, certo? Como certo é teres o telemóvel desligado, ouviste?

Gosto muito de ti meu amor, mas por vezes crescer dói! Eu não gosto de ti, adoro-te avó e vou desligar pois vou ter mais uma aula!

Um pequeno exemplo do muito que se pode fazer no campo da "educação". Se me perguntarem...custou-te? Claro que sim, mas tenho a certeza que nos seus dez anos, já com muitos outros exemplos dados e apreendidos, estará no caminho da responsabilidade onde muitos pais e avós falham redondamente! Se nunca fiquei com pesos na consciência em relação às filhas, não tenciono ficar em relação aos netos.

Um desabafo onde na volta não disse nada de jeito!


segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

DIA MUNDIAL DO RISO






(Fotos Google)

domingo, 17 de janeiro de 2016

DESPORTO - Onde estive e amanhã onde estarei!

SALTOS DE ESQUI 

Mundiais ski flying: Super-homem Peter Prevc



Esloveno conquistou a medalha de ouro nos Mundiais de Ski Flying, na Áustria.

Peter Prevc é o novo campeão do Mundo de ski flying (voos de esqui). O esloveno triunfou este sábado num dia marcado pelo cancelamento da quarta e ultima ronda.

TÉNIS



de 18 a 31 de Janeiro

(de Eurosport)

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Eleições Presidenciais 2016

Ainda sem Orçamento de Estado para 2016, embrulham-nos em mais uma autêntica fantochada.

Os candidatos aos aposentos de Belém



Ontem tentei de novo ouvir, o que fiz por duas vezes, os resumos sobre a campanha. Para além de ser confrangedor as visitas a locais que poderiam ir mas sem os holofotes televisivos, por respeito ao estado de muitos utentes, pergunto qual a finalidade? Ganhar votos como e quando, já que a maioria está na ponta final que também lhes/nos tocará?

Não sei, sei apenas que também nos discursos nada dizem sobre o assunto a que os leva a concorrer que espremido saí apenas isto: nove discursam e falam sempre contra um e esse um...nem está aí!

Nunca ouve tantos candidatos e com isso lá se irão evaporar uns largos de milhões de euros





(imagens do Google)


domingo, 10 de janeiro de 2016

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

IRS 2015 - Novos prazos de entrega das declarações através da Internet ou em suporte de papel


Para os mais distraídos deixo-vos a informação que consta no Portal das Finanças

- de 15 de Março de 2016 a 15 de Abril de 2016 para declarar rendimentos das categorias A e/ou H

- de 16 de Abril de 2016 a 16 de Maio de 2016 nos restantes casos

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Forma de SER e ESTAR



Perante um problema, tento vê-lo de outra forma e não o largo até ficar totalmente resolvido.



domingo, 3 de janeiro de 2016

Lucky e Zara já são amigos inseparáveis



É interessante assistir a forma como o Lucky aceitou a Zara. No primeiro dia foi imensamente estranho, numa de...quem é esta que me vem tirar o reinado? Depois não e com o passar dos dias ele vai tendo paciência para as travessuras dela. Eu e as netas assistimos à luta pela corda feita pelo genro. O Lucky provocava a Zara que agarrada à corda era arrastada. Se ela parava, lá vinha ele provoca-la.

Todo o cão adora escavar e em pequenos ainda mais. A Zara foi escavar, escavou, escavou sobre o olhar atento do Lucky e de nós, a ver até onde ela chegaria. Pois, encontrou os restos de um brinquedo e coberta de terra molhada, veio dar ao Lucky. Escusado será dizer a brincadeira que surgiu a seguir.

Cansado, deitou-se na sua cadeira. A safada vem a correr e salta para cima dele. Ele acomodou-se de forma a que S. Exa. também coubesse e ficaram a dormir.

Vim para dentro e às tantas as netas pegaram-se já nem sei porquê. Avó a X isto, avó a Y aquilo e eu só disse: não sou árbitro de nada e entendam-se, como aqueles dois entenderam-se, certo? Calaram-se, olharam para mim e responderam: tens razão avó...mana vamos acabar a construção porque ainda faltam duas mil e tal peças do Lego!


sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Com 73 anos Areta Franklin ainda canta desta forma!!

(...)Foi o que aconteceu na 38ª edição do prémio Centro Kennedy, em Washington D.C., transmitido na noite de 29 de dezembro na CBS, conta o The Guardian: a rainha da música soul subiu ao palco e provou ainda não ter tirado a coroa aos 73 anos quando colocou o público – incluindo Barack Obama – de lágrimas nos olhos. Veja o momento neste vídeo.(...)



Este ano, o Prémio Kennedy foi entregue a 6 de dezembro e homenageou Carole King (sentada ao lado de Michelle Obama no vídeo e também ela em êxtase), George Lucas e Rita Moreno, entre outros artistas.(...)

in: OBSERVADOR

Ouvi várias vezes!!!!

Chorei, dancei e cantei porque esta música diz-me tanto, mas tanto que ninguém consegue imaginar!

BOM ANO PARA TODOS!