segunda-feira, 27 de junho de 2016

domingo, 26 de junho de 2016

Horta das netas - Ocupação de férias com orientação desta avó





Vamos a ver no que irá dar isto se a cachorra Zara não fizer buracos em busca de...

Tenho pena dos outros dois netos não participarem nesta ocupação, mas moram longe. Sei que ajudam os avós também na pequena horta que têm no quintal e ontem disseram-me que já apanharam batatas e couves:))))

Também digo que ficar com os quatro seria dose demais para mim quando tenho de juntar a minha mãe.

sábado, 18 de junho de 2016

Palavras ao Vento que sopra forte, tão forte que dói!



(foto Google)

Ao olhar para esta foto, hoje lembrei-me de ti João e regressei à nossa "apanhada".

Partiste tão novo e vejo-te sempre nas lágrimas da nossa mãe.

Não sou nada dada ao saudosismo mas por vezes dou asas ao pensamento, num exercício de como serias hoje.

Poderia descrever mas não me apetece e volto a pôr os olhos na foto e pergunto a mim mesma...será que ainda existe a mangueira plantada pelo pai?

Tanta finta te fazia mas levavas a melhor e dizias-me sempre a mesma coisa: mana se continuas a rir...apanho-te porque perdes a força! Num berro dizia-te...Nãoooo perco nada!

O que perdi foi a tua presença física, mas continuas vivo no meu coração onde ponho a mão e digo-te baixinho e docemente:

João continuo muito risonha, traquina, refilona e com muita força!



quinta-feira, 16 de junho de 2016

PORTUGAL NOS EUROPEUS DE ATLETISMO IPC ( International Paralympic Committee) 2016 - que pouco ou quase nada se falou. Parabéns a todos!!!

Portugal termina Europeus com 12 medalhas

Uma medalha de ouro, quatro de prata e sete de bronze para Portugal.



Luís Gonçalves ganhou uma medalha de prata para Portugal

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

Portugal conquistou hoje uma medalha de prata e duas de bronze nos Europeus de atletismo IPC, concluindo a competição com um total de 12 pódios em Grosseto, Itália.

A estafeta 4x100 metros composta por Firmino Baptista, Gabriel Potra, Luís Gonçalves e Rodolfo Alves protagonizou uma prova emocionante, ultrapassando a Espanha no final e garantindo a medalha de prata.

Lenine Cunha e Carlos Lima foram segundo e quarto, respetivamente, em salto em comprimento, classe T20: o primeiro saltou 6,46 metros e o segundo 6,16.

O bronze também foi assegurado por Inês Fernandes no lançamento do peso F20, com o seu melhor desempenho de sempre, a 12,35 metros, a ser premiado com o pódio.

Nos 400 metros T13, Hugo Cavaco foi sétimo, enquanto Rodolfo Alves terminou em oitavo.

A fechar a participação portuguesa, Ana Filipe competiu no salto em comprimento classe T20, conseguindo a marca de 5,01 metros, correspondente ao quinto lugar.

Portugal termina os Europeus de atletismo IPC com 12 medalhas, nomeadamente uma de ouro, quatro de prata e sete de bronze.

Conteúdo publicado por Sportinforma

sábado, 11 de junho de 2016

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Um novo Mercedes!!!



Entendi/entendemos e pela falta que faz sobretudo quando saio/saímos com a minha mãe, comprar um "Mercedes" para facilitar saídas e usos internos. Na sua nova casa há cadeiras, mas incomoda-me, levar uma, demorar o tempo que demorar e pensar que poderá fazer falta a uma colega. Verbalizava esse incómodo e logo ela que não quer incomodar ninguém! Um sufoco!

A ideia surgiu e ganhou forma. Como em tudo na vida de qualquer família há os que assobiam para o lado, mas felizmente a maioria alinhou.

Entreguei o assunto a quem percebe mais de "materiais" e ontem fui buscar e levar o "Mercedes". Quando entrei com o meu carro e ela viu o que retirava do mesmo, levantou-se, pegou na sua bengala e na "sua enorme força de vontade de vencer a dor" caminhou até à porta de entrada.

Nem queria acreditar no que via e lágrimas corriam pela sua face tão marcada pelas "curvas" da vida. Sentou-se e fomos até ao quarto manobrando manualmente o seu "brinquedo" que é mais fácil para os seus bracitos por ser de "liga leve". Também me facilita o "carrego" e para quem a leve a dar uma volta. Sei que tem uma imensa saudade de ir ao Modelo e para a semana irei com ela fazer as minhas compras.

Sem grandes pormenores, expliquei-lhe o sucedido e será repartido por todos os que entraram. Não sei de todo se haverá comparticipação nesta despesa, mas já enviei a documentação. Logo se verá!
Queria saber quem entrou e arrematei TODOS para que não ficasse triste, porque sei que ficaria mais do que já está! Procuro não fomentar guerras porque já basta o tsunami que tenho enfrentado!

Abraçada a mim chorou que se fartou num agradecimento global e profundo. Começa o telemóvel a tocar e ela mal conseguia falar...só dizia OBRIGADO, OBRIGADO, agora sim já me sinto independente!OBRIGADO. Ainda lhe disse num tom que me caracteriza provocando uma risada de duas auxiliares que estavam presentes: agora que tem um carro novo nada de fugir do lar, tá? Resposta dela...malandra és a minha malandra de sempre:)))

Continua a fazer os seus trabalhinhos de croché, a arranjar a roupa que lhe pedem e todos os dias lê umas quantas páginas de um livro, a uma colega de quarto que é cega.

Saí e mais à frente tive de encostar porque os meus olhos eram autênticas cachoeiras.

Nunca pensei...minha mãe, nunca pensei e como tudo isto me dói! Sei que é a vida e estás uma sombra do que eras, mas continuarei em frente sem olhar para trás!

quarta-feira, 8 de junho de 2016

quarta-feira, 1 de junho de 2016

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA!



Mandei várias mensagens e todos responderam a agradecer e a retribuírem o que lhes disse. Alguns para não dizer todos acrescentaram uma palavra tão verdadeira e com a qual me identifico em muitas situações que merecem ter e ou levar com esse meu lado:

REFILONA