quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

domingo, 25 de dezembro de 2016

Para mim a noite mágica de Natal é isto!

Há muitos anos que na manhã do dia 24 faço resmas de sonhos de abóbora e distribuo por todos os vizinhos.

Ao meu lado reside há cerca de um ano um casal com três filhas "em escadinha". Brasileiros que muito prezo pela educação e sobretudo pela saudação quando nos cruzamos. A eles e por serem mais elementos dei-lhes um prato decorativo dos muitos que vieram da casa da minha mãe, recheado de sonhos.

Uma hora depois e ainda no meio de fritos, batem-me à porta e as duas garotas mais velhas que me surpreenderam e comoveram pela sua simplicidade e espontaneidade como só as crianças o fazem ao ofereceram-me isto:








Já em casa da filha vejam a melhor prenda que tive feita pelas netas mais velhas. Fizeram para todos e o poema é obra da mais velha, que como eu gosta imenso de poesia. Os dois mais novos esqueceram-se em casa dos seus desenhos mas ambos disseram-me que dariam quando cá viessem.



quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

domingo, 18 de dezembro de 2016

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Responda quem souber: Quantos Madoffs à solta temos em Portugal? Nestes oito anos e não só?

Madoff e a fraude histórica de 50 mil milhões: foi há 8 anos



O gestor de fundos e ex-presidente da Nasdaq, Bernard L. Madoff de 70 anos, foi detido em 2008 pelas autoridades federais norte-americanos com acusações de fraude que chegavam aos 50 mil milhões de dólares (cerca de 38 mil milhões de euros) e que afetaram várias instituições financeiras, incluindo europeias.

DE:Jornal Económico

Em seis meses foi julgado, condenado e se não me engano a prisão perpétua!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

ALEPO - O ALVO DA AMBIÇÃO DESMESURADA DE PODEROSOS



Quando os ricos fazem a guerra, são sempre os pobres que morrem.
Jean-Paul Sartre




A palavra é meu domínio sobre o mundo.
Clarice Lispector





O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.
Martin Luther King


(Fotos SAPO)

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Há que saber estar e sorrir, mesmo que na volta os olhos virem cachoeiras!!!!

Foram anos a ir às festas da escola das minhas filhas.

Comemoravam o dia do pai, mãe, avós, Páscoa, Carnaval, Natal e sei lá mais o quê. Ia sozinha como sempre.

Angustiada por ver os colegas com os pais e avós e as minhas apenas comigo. O mesmo sucedia com alguns garotos que se colavam a mim porque não tinham ninguém presente.

Seguiram-se as das netas igualmente sozinha.

Nunca consegui ir a uma dos netos mais novos e fazer companhia aos seus avós paternos, tudo porque moram longe e surgia sempre algo que me impedia.

Houve uma pausa nestas "andanças" porque as mais velhas já passaram para o secundário.

Pois é, a vida prega-nos surpresas e este ano fui brindava pelo que todos sabem, mas que consegui vencer e nunca por nunca parar. Por vezes encostava na berma da estrada e ou praia para respirar e carregar baterias.

A minha mãe fez anos em Outubro e no lar fazem um bolo e cantam os parabéns. Como tinha saído com ela para matar saudades do seu Modelo favorito e onde almoçámos, deixei-a no Lar sem me lembrar do lanche pois claro. Mas sei que ficou feliz.

Agora no dia 15 dão um lanche de Natal às utentes e família. Num dia de semana? Pois lá estarei e como sempre... sozinha.

(de um universo de quatro filhos, 10 netos e 12 bisnetos, os que iriam com toda a certeza seria a minha filha mais velha, genro e as duas netas, mas chegam a casa já depois das 18 horas. Se fosse no sábado seria bem melhor!)

Faço minhas as palavras das netas: Avó tens de ir mesmo porque a Bibó vai ficar muito feliz como nós ficávamos quando te víamos. Sabes avó para além de ser a tua mãe, agora passou a ser a tua quinta neta:)))

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Vou para o congresso de avó-netas-e-mãe. Volto domingo.

Deixo-vos esta maravilha que me fez sorrir

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Adorados por uns, odiados por outros, os emojis têm feito surgir alguns receios, principalmente em relação aos mais novos. Mas será que são justificados?

Quando a Apple lançou em setembro uma nova versão do sistema operativo iOS (que já vai na décima versão), passou a permitir que as palavras fossem transformadas automaticamente em emojis. Isto porque o novo teclado do iOS 10 identifica as palavras que podem ser substituídas, sugerindo os respetivos emojis. Assim, carro transforma-se em e árvore em evergreen-tree. Para os introduzir, é só clicar. Usar emojis nunca foi tão fácil.
(...)

A verdade é que o uso cada vez maior dos emojis — que gradualmente têm vindo a substituir a linguagem da internet e expressões como lol ou wtv (acrónimo de “whatever”), tem levantado algumas questões relacionadas com o futuro da linguagem. Há até quem defenda que poderão tornar-se numa nova língua, substituindo a palavra escrita, como parece acreditar Federighi. Mas será mesmo assim? Poderão as crianças vir a esquecer as palavras?
(...)

Para os que estudam a linguagem humana — e mais especificamente a linguagem da internet — a resposta é óbvia: não pouting-face. Os emojis não são nem nunca poderão vir a ser uma nova forma de comunicação. E mais: ao contrário do que muitas vezes se pensa, não são os mais novos os que mais usam bonecos para comunicar com os amigos.

Todos gostam de emojis (mas as mulheres gostam mais)

Ler mais: in OBSERVADOR

Gostei muito do artigo que de alguma forma desmistifica "o mundo das crianças" tão complicado pelo mundo dos adultos. Apre...compete aos pais, educadores etc e tal tudo fazerem para que tenham uma BOA educação.

Uma coisa que gostaria de ver implementada, o que já ocorre em algumas escolas, é a aprendizagem da "língua gestual" e até eu me sentaria numa carteira para aprender. Como não posso, vou aprendendo com uma das netas e tudo porque têm dois colegas surdo-mudos. É preciso dizer mais alguma coisa? Não!

BOM FIM DE SEMANA

domingo, 4 de dezembro de 2016

Passou uma semana e com ela a falta de vontade de fazer um post!

Hoje como já apanhei uma tremenda molha e à tarde resmas de sol e vento, aqui estou tal folha de Outono renovada para vos dizer que vou ter uma semana recheada de coisas boas:

1- A primeira revisão do carro e dar de caras com vários homens armados em espertos quando é uma mulher a levar o dito, o que me dá um tremendo gozo. Vou apenas reclamar com uma das escovas do limpa para-brisa da frente. Depois quero-o lavado e limpo por dentro mas sem o tal besunto que põem no volante. Já sei o que irão dizer, que protege, blá, blá mas vou ter lata suficiente e pedir que me ofereçam como prenda de Natal, uma capa lisa, preta e sem mariquices. (Capas que para as enfiar é preciso comer um bom bife de vaca).
Ficar atenta ao tempo cuja hora de trabalho é cobrada a peso de ouro. É um dos desafios que mais gosto de enfrentar e assim ficarem a saber que não brinco em serviço.

2- Buscar a minha mãe e irmos até ao restaurante onde nos esperarão a minha irmã mais velha e parte da sua família.

3- Dormir duas noites na casa da filha com as netas porque os papas irão a uma prova de ciclismo num percurso de 196kms onde o convívio será o valor que mais alto que se levanta. Para os dias já temos vários planos agendados onde elas próprias incluíram a sua Bibó.

4- O Tempo livre para arrefecer o motor deste TIR, será para descansar, ler-vos e fazer o que me der na real gana nem que seja curtir na horizontal o meu desporto ou um filme.

O que vos disse não terá qualquer interesse para quem me ler,  mas:



e