domingo, 17 de agosto de 2008

Michael Phelps - Pequim 2008

Pequim, 17 Ago (Lusa)

O norte-americano Michael Phelps foi a incontornável figura das provas de natação dos Jogos Olímpicos Pequim2008, ao cumprir o prometido e conquistar oito medalhas de ouro, batendo o recorde do seu compatriota Mark Spitz.














Depois de ter falhado a primeira tentativa, em Atenas2004, onde "apenas" logrou seis títulos, mais duas medalhas de bronze, Phelps conseguiu em Pequim superar os sete ouros de Spitz, em Munique1972, com o triunfo de hoje na estafeta de 4x100 estilos.

"Jamais imaginei que pudesse conseguir este feito, mas tinha metido na cabeça a ideia de fazer algo inédito neste desporto", afirmou Michael Phelps, que não se esqueceu de fazer agradecimentos: "sem os meus companheiros nas estafetas não teria sido possível".

Com a ajuda de Aaron Peirsol, Brendan Hansen e Jason Lesak, Phelps somou o oitavo ceptro, precisamente na prova que fechou as provas no "cubo de água", após os 400 estilos (10 de Agosto), os 4x100 livres (11), os 200 livres (12), os 200 mariposa (13), os 4x200 livres (13), os 200 estilos (15) e os 100 mariposa (16).

Sete dos triunfos do norte-americano foram, ainda por cima, abrilhantados com recordes do Mundo e o outro, o dos 100 mariposa, com um novo recorde olímpico - faltaram 19 centésimos (50,58 contra os 50,40 de Ian Crocker) para um registo ainda mais perfeito.

Numa piscina em que caíram 25 recordes do Mundo (14 no masculino), Phelps conseguiu o que parecia impossível, mas a missão esteve longe de ser fácil e um triunfo deve-o mesmo ao compatriota Jason Lesak, que, face ao francês Alain Bernard, resgatou em "cima" da parede o triunfo nos 4x100 livres... por oito centésimos.

Se a vitória na primeira estafeta foi "in-extremis", ainda mais o foi o dos 100 mariposa: Phelps virou em sétimo aos 50 metros, mas acabou por vencer de forma milagrosa, por um centésimo, a margem com que superou o sérvio Milorad Cavic.

No que respeita aos outros triunfos, a sua superioridade - ou das estafetas norte-americanas - foi evidente, apesar dos esforços de vários adversários, nomeadamente do húngaro Laszlo Cseh, a "sombra" de Phelps, ao ser segundos nos 200 e 400 estilos e nos 200 mariposa.

Phelps, que também passou a ser o desportiva com mais títulos olímpicos (14) e o segundo com mais medalhas (16), foi igualmente o maior responsável pelo domínio dos Estados Unidos, que somaram 12 medalhas de ouro, nove de prata e 10 de bronze.

Os norte-americanos somaram o dobro dos títulos e mais 11 "metais" do que a Austrália (31 contra 20), que, por seu lado, dominou no feminino, com seis títulos, embora os Estados Unidos tenham conquistado mais medalhas (14 contra 12).

Além de Michael Phelps, destaque na equipa masculina norte-americana para os especialistas no estilo de costas, Aaron Peirsol, Matt Grever e Ryan Lochte, que preencheram os dois primeiros lugares do pódio nos 100 e 200 metros, e, no feminino, para as seis medalhas de Natalie Coughlin (um ouro, duas pratas e três bronzes).

Por seu lado, Stephanie Rice (vencedora dos 200 e 400 estilos e ainda dos 4x200 livres, sempre com recordes mundiais), foi a principal figura da equipa australiana, bem secundada por Leisel Jones, especialista em bruços, e Lisbeth Trickett.

As provas de natação não se esgotaram, porém, nos norte-americanos e nas australianas, já que muitos outros nadadores brilharam, nomeadamente o brasileiro Cesar Cielo Filho, vencedor da mais curta das provas do programa olímpico, os 50 metros livres.

O japonês Kosuke Kitajima, implacável nos 100 e 200 bruços, foi outra das grandes estrelas, bem como a alemã Britta Steffen (ouro nos 50 e 100 livres), a britânica Rebecca Adlington (400 e 800 libres) e a zimbabuena Kirsty Coventry (um ouro e três pratas).

Numa competição em que 21 países conquistaram medalhas e 13 arrecadaram títulos olímpicos, destaque ainda, pela negativa, para a "ausência" da francesa Laure Manaudou, que teve como melhor registo um pobre sétimo lugar nos 100 metros costas.

Em relação à equipa portuguesa, cinco recordes nacionais (dois de Sara Oliveira, nos 100 e 200 mariposa), em 12 provas, não escondem uma participação "descolorida", sem qualquer presença nas meias-finais: Diogo Carvalho foi o melhor, no 18º lugar, mas nem sequer igualou o seu melhor, que valeria o apuramento.

7 comentários:

  1. O rapaz pode, ainda, alcançar a nona medalha.
    Impressionante!

    Não é melhor nem pior que Mark Spitz. É diferente e as condições também.

    Em Pequim, foi tudo pensado para que os nadadores pudessem evoluir.
    Piscinas mais fundas, água com tratamento especial, ergonomia adequada a melhores viragens, e outros pormenores.

    O que não tire um milímetro de valor ao Michael Phelps.

    Cada um joga com o que tem.

    ResponderEliminar
  2. Excelente o teu post, resumiste tudo muito bem e o Marc é de facto muito bom!
    Quanto aos portugueses é para esquecer!
    Beeijocas

    ResponderEliminar
  3. Fatyly...maravilhoso resumo, já o levei com link..beijinhos e bom domingo...

    ResponderEliminar
  4. Encontro-me na Gran Canària, em Las Palmas, uma ilha em Espanha.

    Deixo-te um beijo apressado, mas amigo.

    ResponderEliminar
  5. observador
    ele já não vai nadar ou será que vai e não percebi? Mas acho que não:)

    Ele próprio diz que quer ser conhecido como Michael Phelps e não como o 2º Mark Spitz.

    Sim, um cubo de água fantástico, mas ele já era o campeão das viragens e concordo contigo "não tira um milímetro de valor" deste jovem que ficará na história da natação.

    Wind e Vi
    só agora reparei que o link não ficou activado, porque "o resumo noticioso" não foi feito por mim e o que mais detesto ver é o copy/past sem respeitar os direitos autorais. Já está nos conformes e não vá levar na carola por parte da LUSA:)
    As minhas desculpas:)

    Paulo
    Olha rapaz aproveita ao máximo e que divirtas o melhor que puderes.
    Bom regresso.

    Uma beijoca a todos e obrigado

    ResponderEliminar
  6. Fatyly
    Quero mandar-te uma história relacionada com Michel Phelps e com a piscina olímpica chinesa.
    Para que endereço electrónico posso fazê-lo?

    Obg

    ResponderEliminar