09/09/2008 BOCCIA
Portugal conquista ouro e prata no torneio de BC1
nos Jogos Paralímpicos Pequim 2008, com
João Paulo Fernandes a repetir o ouro conseguido em Atenas 2004 no torneio de boccia (BC1) e
António Marques a ficar com a medalha de prata.
João Paulo Fernandes venceu António Marques no jogo para atribuição do ouro por 8-1 (2-0, 2-0, 4-0 e 0-1). A medalha de bronze foi para o irlandês Gabriel Shelly, que venceu o chinês Yi Wang.
Esta foi a segunda vez na história dos Jogos Paralímpicos que dois atletas portugueses se defrontaram na final de um torneio de boccia.
Fonte: Lusa
Os que falharam noutras modalidades, não falharam em nada e para mim foram igualmente medalhados.
O que tem falhado e muito são as transmissões televisivas totalmente invisíveis
#################################
Acabei de ver o resumo alargado (mas empacotado) na RTP2, onde davam o final da prova, a tabela da classificação e o pódio de todas as provas do dia de hoje. Hinos? apenas um bocadinho do português. Contabilizei: não chegou a uma hora.
Depois vi os nossos atletas medalhados numa das ruas de Pequim (não percebi se dentro ou perto da aldeia olímpica) totalmente rodeados pelo povo chinês que munidos de máquinas fotográficas e ao som das centenas de cliks sorriam e festejavam os feitos obtidos e deram o mesmo carinho a outros atletas que por ali andavam.
Uma responsável da nossa comitiva onde estava também a campionissima Aurora Cunha, disse que a receptividade, acolhimento, ternura, carinho do povo chinês superou em grande escala a que sentiram nos últimos jogos.
E eu diria mais: aprendamos com eles, porque ser deficiente ou portador de alguma doença crónica jamais deveria ser motivo de descriminação!
###############################################
20/09/2008
Portugal conquistou em Pequim sete medalhas, com o boccia a trazer cinco (uma de ouro, três de prata e uma de bronze), a natação uma (bronze) e o atletismo outra (prata).