sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Eleições na minha terra ANGOLA








Os angolanos estão hoje, sexta-feira - 5/09/2008 a votar em eleições legislativas, as segundas desde a sua independência, em 1975.
Irão escolher as suas preferências de entre um total de 10 partidos e 4 coligações políticas.
Que tudo corra pelo melhor sem confusões e tiros, para que a paz continue no silêncio das armas de há seis anos e tu menino possas acreditar num futuro digno do teu sorriso, como eu ACREDITO!

Sabes Angola, não abro mão dos meus sonhos. No dia em que eu puder voltar a pisar o teu chão vermelho, beijar-te-ei à saída do avião, beberei água do Bengo, farei brincos de gajajas, um colar de maçãs da índia entrelaçadas com pitangas e levarei uma rosa de porcelana à Senhora do Cabo. Os cardeais, as buganvilias, a chuva de prata e os aloendros estarão tão floridos, mas tão floridos como só tu sabes fazer num aproveitamento das lágrimas de todos aqueles que fugiram da guerra mas deixaram contigo o seu coração!
ESPERA POR MIM!

16 comentários:

  1. Claro que vai ganhar o Eduardo dos Santos pois tem uma grande máquina por trás dele.
    Quanto ao que escreveste, emocionaste-me e isso não se faz!:)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Fatyly que lindo texto...emocionante.Ah,estes governos que criam situações quase irreais de tristeza e privações,como não tê-los?Seria um sonho bom demais...Acho que sempre existirão!
    Por coincidência hoje a África também é tema lá em "casa" :-}
    beijos e ótimo fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Começo pelo belo. O teu texto.
    Bem escrito. Não é porque sim mas porque nele se percebe o que realmente sentes.

    Quanto às eleições.
    Dez partidos? Quatro coligações?
    Suponho que estamos perante uma Angola ainda mais dividida.
    Se no tempo do MPLA, FNLA e UNITA, apenas três concorrentes, foi o que foi, agora espera-se o quê?

    O José Eduardo dos Santos vai vencer. É óbvio.
    O que não vai fazer mudar o futuro do país.
    Mas se as eleições decorrerem em paz, do mal o menos.

    Que cada um saiba merecer o que conseguir.

    ResponderEliminar
  4. Wind
    sim o MPLA irá ganhar, mas Eduardo Santos aprendeu com os erros e com o mundo e como representante do MPLA irá trabalhar lado-a-lado com os outros partidos por uma Angola melhor com a implementação de infraestruturas que bem precisa. O mês passado falei com uns amigos que voltaram para Angola há cerca de seis anos e relataram-me a mudança que têm notado, nomeadamente noutras zonas, porque o caos maior é Luanda construida para 400 mil habitantes, tem hoje 5 milhões.
    Escrevi o que sinto:)

    Vi
    Claro que continuarão a existir fortes problemas ou talvez não:)
    Já li e falas de uma cultura/ritual terrível e irradicar de vez demorará o seu tempo.

    Observador
    Sinto mesmo, obrigado:)

    Não meu amigo, nas eleições que deu no que deu já existiam vários partidos e a FNLA já não existia porque se unificou numa UNITA.
    Irei mais atrás e refiro que o ínicio do mal foi Mário Soares não ter respeitado os acordes do "Acordo de Alvor" - entregar Angola ao partido dominante ou coligação. Entregou (sabe-se lá a troco de quê) ao MPLA que só dominava Luanda e Cabinda. O resto de Angola que não é pequena era dominada pelo FNLA e UNITA que se entendiam bem.
    É a nossa revolta porque quem teimou em ficar até à última, tanto se dava ser governado por branco, preto ou mestiço.
    Estalou o que estalou e fugiram os que puderam fugir, porque o "medo" não tem cor, sexo e religião!

    Beijos e obrigado pela vossa presença

    ResponderEliminar
  5. Fatyly,

    O teu texto está bem bonito ...


    infelizmente não acredito que não haja manipulação de resultados ... claro que o ultra-ultra-milionário José Eduardo dos Santos ganhará ...

    fico feliz por manteres o sonho de um dia voltares a Angola ...

    tb tive esse sonho em relação a Moçambique ... morreu no dia que tive conhecimento que tinham resolvido vandalizar os cemitérios... utilizado os jazigos para dormida ... e que ossadas de portugueses andavam à deriva pelos terrenos dos cemitérios ... como se fosse lixo ...

    não tenho intenção de lá voltar ...


    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Isabel
    Mantenho e acredito que um dia irei realizar.

    Se olhares com outros olhos para o que fizeram nos cemitérios, de certeza que perdoarás, porque a cultura africana e de respeitarem os mortos, enterram-nos, as campas são levantadas e vai tudo para a vala comum, mas não fazem o que a cultura ocidental faz - jazigos e campas engalanadas, o que respeito profundamente. Se não têm onde dormir, pergunto: o que farias no lugar deles?
    tudo isto tem cabimento se não tivermos a "idolatração e medo" tramado dos cemitérios" e não acredito que os pretos tivessem espalhado os ossos como se fosse lixo.
    Em Angola só ficou o meu avô e o meu irmão no campo militar, que passados 5 anos os meus pais foram lá e fizeram uma definitiva com uma simples lage. A do meu avô tinha uma lage em m
    mármore e um crucifixo e este foi roubado.
    Por cá quantos cemitérios foram vandalizados para venderem o arrecadado devido à droga e outras práticas, contra isto sou contra, mas jamais para que outro ser humano se abrigue do frio.
    Tenho uma visão diferente do exagero que se faz nos cemitérios, embora respeite, daí sermos todos a favor da cremação.

    Eu não fui ao funeral do meu irmão. Estava lá o mais velho e o meu pai. Soube dias depois que ele tinha ido núo porque quem deveria vestir e fechar a caixa de madeira (não havia caixões) ficou com as roupas porque precisava. Decorria a cerimónia fúnebre por ser militar e entre a porta entreaberta o meu irmão viu o que viu e nem sequer se pronunciou. Só muitos anos depois é que os meus pais souberam e tristemente até concordaram. Não foi cremado porque não havia cremação!

    Visões, mas respeito a tua postura e quem sou para duvidas...mas...há sempre um mas:)

    Beijocas miúda

    ResponderEliminar
  7. Mal por mal, que ganhem os mesmos, já estão habituados a roubar e talvez não tenham a ganância dos novos que os possam substituir.
    As riquezas dum país de miseráveis.
    As Nações Unidas que metem o bedelho em tudo, deveriam ter poderes para afastar corruptos e criminosos de governos, quer fosse em África, na Ásia ou qualquer outro continente.
    Aos anos, mais de 40), que não ouvia falar em gajajas, até pensei serem daqueles nomes que cada um aplica na sua terra ou região ... mas não.
    Não sei onde fica a Senhora do Cabo.
    De religiosidades, ouvi falar da Senhora da Muxima, no Bengo, será?

    É que quando fui para lá, não fui para festas ...

    Gostaria de lá voltar e não sei não ... eu que tenho medo de voar, voava para lá, era aparecer uma oportunidade e um grupo de ex-residentes, que estiveram para lá ir em Fevereiro de 2006.
    Por sorte, havia dois casais que vieram de Nova Lisboa e um era dono duma fábrica em Moçâmedes.
    Conhecia uns primos meus, (afastados), que possuíam uma fábrica de farinha de peixe, lá em Moçâmedes.
    Há mais de 40 anos que não sei nada deles, mas nunca voltaram e a maioria dessa família já era preta.

    Um dia faz-se uma excursão ...

    ResponderEliminar
  8. Nessas tão emotivas palavras, revejo o teu amor por essa terra distante mas tão cheia de encantos.
    Também eu espero que essa Angola em que nunca estive mas que é a terra de mutos amigos e amigas, passe este período de eleições em paz e normalidade. Parece que ao arranque do acto eleitoral teve alguns problemas, mas é preciso não esquecer que ainda não há por lá muita experiência nestes processos.
    Que destas eleições saia uma Angola mais forte, mais justa, mais solidária.

    ResponderEliminar
  9. Fatyly,

    Oxalá que as tuas previsões estejam certas. Para Angola, para os seus habitantes e para os que lá nasceram e foram obrigados a sair.

    A acompanhar este belo texto a emoção é comovente.

    Longa vida para todos.

    Beijinho,

    Renato

    ResponderEliminar
  10. Xistosa
    Tens razão no que dizes. Savimbe podia ter sido muito mau, mas toda a zona que ele comandava - Jamba/diamantes - todos tinham casa, terreno para cultivo, escolaridade e produtividade.
    Eduardo dos Santos para mim o maior corrupto e mau - basta saber que os seus militares ficavam com os bens alimentares das ajudas humanitárias e vendiam-nas no maior mercado ao ar livre de Luanda - Roque Santeiro, tudo com conhecimento do governo. Depois a ostentação, o seu avião particular até é recheado de diamantes e por aí fora.
    Angola é um país com grandes riquezas naturais e agora há bem pouco tempo: o gás natural.
    Que é que ele fez em 33 anos? Pouco ou quase nada, embora nestes últimos seis anos as populações já se podem movimentar, está tudo a ressurgir lentamente das cinzas, mas acreditas que os orfãos que deambulam pelas ruas desde os 4/5 anos queiram regressar ao cultivo das terras? ou preferem roubar e saquear? muito dificil e aí nota-se a revolta dos putos, hoje na casa dos 20/30 anos.
    Eduardo dos Santos está velho, e a sua filha tem uma visão diferente, muito diferente da do pai e talvez alguma coisa tenha mudado no MPLA.
    As Nações Unidas fazem o mínimo dos mínimos:(

    A Senhora do Cabo era uma pequena igreja que ficava Na ilha do Cabo, à entrada da baía e com acesso ao final da Marginal.
    A da Muxima era seguindo o Grafanil, já ali, isso aliiiiii a uns 400kms perto da Cela:)

    Conheci bem a Fábrica de Peixe de Moçâmedes e a de Benguela que se não me engano eram dos mesmos proprietários e ainda está em laboração, lá está...porque foi na zona do Savimbe:)
    Quem sabe...uma excursão:)

    Gajajas...que delícia:)

    Peciscas
    é isso meu amigo e quando oiço vizinhos a dizerem: vamos à nossa terra, fico com um aperto no coração, porque sou uma sem-terra:)

    "Que destas eleições saia uma Angola mais forte, mais justa, mais solidária" subscrevo e acredito e arranque eleitoral pautou-se por pequenas coisitas de quem nunca se viu em eleições, já que as anteriores foram totalmente bloqueadas e travadas pelas forças do MPLA embora eles digam que tenham sido por parte da UNITA. Uma mentira a juntar a outras tantas e que ninguém ainda teve a coragem de dizer a verdade dos factos.

    Renato
    Para mim não será com toda a certeza, mas nunca se sabe se não será para os nossos filhos e netos..
    Sim ela será sempre minha, comovemente minha!
    Conheço muita, mas muita gente que já retornou e estão bem e outras camadas mais jovens que foram pera primeira vez e já não quizeram voltar:)

    Em breve virá um grande amigo meu e que me prometeu trazer-me uma surpresa:) a ver vamos:)

    Beijos a todos o meu sincero obrigado

    ResponderEliminar
  11. Só amanhã ou na segunda é que saberemos os resultados:)
    Até lá BOM FUTURO ANGOLÊÊÊ :)

    ResponderEliminar
  12. Lindinha,

    percebo muito bem a tua tentativa de fé,
    Só há eleições porque José Eduardo dos Santos sabe que ganhará e por grande maiorioa.
    Não haverá, como diz a Isabem, resultados viciados, porque José E, dos S, quer parecer bonzinho aos olhos da Comunidade Internacional.


    Xistosa, tem cuidado com o que pedes. Lembra-te do Iraque.

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  13. Não me vou pronunciar sobre o que me contaram a respeito do Savimbi.
    Respeito a opinião da Fatyly.
    Mas até adversários do partido mandou matar ... mas enfim ...
    Em tempos de guerra ...
    O Isaias Samakuva, era uma "criança", sem preparação ... se ele assume o poder no partido, ou estaria morto a mando do Savimbi, ou não teria havido guerra.
    Foi a ambição do Savimbi que o perdeu ...
    Onde é que o Savimbi foi buscar o dinheiro para pagar as armas?

    Ás mesmas entranhas onde foi o Eduardo dos Santos.
    Um tinha petróleo, outro diamantes.
    Só espero que haja paz.

    Foram ambos uns lindos meninos!

    ResponderEliminar
  14. Claras Manhãs
    como é óbvio, mas o MPLA está a mudar e toda esta campanha foi mais uma preparação de Eduardo dos Santos à candidatura às presidenciais.
    Correu bem, venceu o MPLA e que continuem a lutar pelo progresso daquela país tão fértil.

    Xistosa
    Savimbi também era tão bom como EDuardo dos Santos na postura do "quero, posso e mando e na carnificina", mas é certo que enquanto Angola esteve dividida pelos dois, havia de tudo para as populações na área comanda por Savimbi.
    Fosse como fosse, o pior de tudo foi a Unita ter ficado dividida e só espero que continue a haver paz, muita paz e que continue o lento voltar das populações aos seus locais de origem.
    Já não verei uma Angola renovada, mas pelo menos fica a esperança de...

    Beijos e obrigado

    ResponderEliminar
  15. Fatyly
    conheci-a através da Chez03 e o seu Blog é muito bonito, parabéns, tou ainiciar a leitura mas já vi que uma coisa teemos em comum, nascemos em Angola, terra linda não é? E a nossa terra há-de ter a paz veradddeira, com o povo no caminho certo, aguardemos...
    :) kandandos

    ResponderEliminar
  16. Flip
    Obrigado pela visita e é sempre agradável aparecer alguém da mesma terra.
    Claro que estão no caminho certo e Angola nunca deixou de ser linda e ainda acalento o sonho de lá voltar.

    Munguenê:)

    Beijos

    ResponderEliminar