sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Chuva



Faz muita falta mas pouco ou quase nada é aproveitada nas cidades de betão e mais betão!

15 comentários:

  1. Eu... gosto de chuva!
    E sempre vai regando a minha relva...
    ;)

    ResponderEliminar
  2. É bem verdade.
    Cá em casa até já pensámos em abrir uma cisterna para onde seja canalizada a muita água de chuva que por aqui cai. Sempre daria para regas e lavagens. Mas a obra não ficaria muito barata. Deveria ter estado prevista desde o início da construção.

    ResponderEliminar
  3. Não é aproveitada, não.
    Nem onde o betão marca presença nem nas terras que já não aceitam mais água.
    E aqui, "a porca torce o rabo".
    Por que razão não se criam infraestruras para que a água que "sobra" seja aproveitada?
    Os técnicos que dizem ser especialistas sabem o que digo.

    ResponderEliminar
  4. Que continue a chover... ela é sempre bem precisa!

    ResponderEliminar
  5. Boop
    Também gosto de chuva e hoje no meio de uma carga de água, sem chapéu pensei no não aproveitamento de tanta água.

    Peciscas
    Pois é mas havias de ver uma feita por um amigo meu: o Zé das engenhocas: pôs um algerós em redor do telhado todo, preso com uma arames. Em cada ponta um tubão direitinho a uma caixa enorme de um material qualquer, acho que é cimento que levam milhares de litros e bem disfarçadas com floreiras por cima:)
    São quatro, ou seja em cada esquina da vivendona:, com uma torneira e nela ligada uma mangueira que não sendo utilizada está devidamente pendurada.
    Quando cheias estica a mangueira para o vizinho e dá-lhe água. Ohhhhh vizinho quer água? e pimba:)
    Fiquei parva de todo e o certo é que de inverno não gasta água nas regas, lavagens, só agora descobri porque tem o carro sempre limpinho:)no verão o quintal dele é tudo florido e aprazível e os vizinhos a fazerem poupança nas regas.

    Sei que já fez em várias mas deu a ideia para uma ligação mais perfeita e para dentro de casa no inicio das construções.

    Aqui na minha rua haviam 20 poços naturais onde eu is buscar água sempre que faltava. Hoje só dois fornecem os prédios construidos em cima deles, cujos condóminos são abastecidos quando querem, mas de preferência quando falta água, mas os outros 18 foram secos e ou direcionados para os esgotos fluviais...UMA VERGONHA, UMA TRISTEZA!!!!!

    Observador
    Claro que não são porque uma vez mais os "monopólios de alguns" falam mais alto!.
    Lê o que eu escrevi ao Peciscas e ainda hoje pergunto "qual a razão do não aproveitamento dos poços naturais que haviam"?

    Quando as minhas filhas eram pequenas e ainda não tinha as marquises fechadas, tinha sempre 4 bacias na varanda que se enchiam naturalmente e aproveitava a água para muita coisa!

    Enfim!

    Beijos e obrigado pela vossa presença

    ResponderEliminar
  6. Mfc
    claro que é, oh se é, mas um dia serei internada, porque para além de ter apanhado uma molha do caneco, vinha com uma garrafa na mão e nem imaginas a água pura que bebi, jamais de telhados e afins, directamente do céu.

    Mas bem que se podia aproveitar muito mais e cada um de nós, tal como o meu amigo engenhocas, deviamos inventar como, não achas?

    Uma beijoca

    ResponderEliminar
  7. Gostei da imagem:)
    Mas detesto chuva!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Por estes lados ainda vai sendo :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Wind
    acredito:)

    Coragem
    Sim, sim o que já não acontece nos grandes centros urbanos.
    Se eu pudesse ia-me embora daqui, masn não me saiu o euromilhões:)

    Beijocas e obrigado às duas pela vossa presença

    ResponderEliminar
  10. Aqui no deserto ;) há muitos quintais e hortinhas que a aproveitam. :)
    Mas como tu apontas, cada um pode pensar que engenhocar para a aproveitar na sua casa. :)

    ResponderEliminar
  11. Maria arvore
    por acaso o Zé das engenhocas que refiro no meu comentário é dessas bandas desérticas:)))) e o certo é que temos que poupar e aproveitar esse liquido que nos faz tanta falta.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. antes as pessoas viviam maioritariamente no meio rural e percebiam como eram essencial à vida umas belas chuvadas. agora vivemos maioritariamente em apartamentos e, em geral, as pessoas querem é sol para poderem sair de casa... os meus avós (maternos e paternos) sempre viveram do campo e fui ensinada a perceber como tudo é necessário! =)

    ResponderEliminar
  13. Seria mesmo preciso que se aproveitasse a água da chuva.Seria uma forma de consciência ambiental. Quanta água é desperdiçada aí.

    ResponderEliminar
  14. Fabulosa
    tens razão. Em Angola a água da chuva era mais que aproveitada, ou melhor dizendo, além das infraestruturas que havia, cada um nas suas casas aproveitava da melhor forma que sabia e podia.
    Aqui onde moro e como já comentei era quase tudo vivendas antiquissimas que a pouco e pouco foi dando lugar a prédios. Eu gosto imenso de chuva, não me incomoda e quase sempre uso chapéu:) até porque sendo portuguesa made in Angola sei o que são chuvadas e o quanto são necessárias. Também gosto de sol, mas já detesto o frio. Neve nunca vi:(

    Odele
    Subscrevo as tuas palavras e infelizmente por cá as construções urbanas são feitas sem os devidos escoamentos e aproveitamos de águas fluviais. De tal forma que mal começam as chuvas e por falta de escoamento ou entulho acumulado nas tubagens provocam inundações nas partes velhas como ocorreu há bem pouco tempo.
    Desviam-se cursos naturais mas a natureza é quem manda e leva tudo à frente percorrendo os caminhos que sempre lhe pertenceram.

    Lmatta
    também gosto mas também gostava muito de saber que era aproveitada. Bom ano para ti também:)

    Beijos e obrigado pela vossa presença

    ResponderEliminar