quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Há coisas que me tiram do sério!

O cardeal D. José Saraiva Martins( é um dos dois cardeais portugueses com assento no Vaticano, onde reside há mais de 50 anos) defendeu que o casamento entre pessoas do mesmo sexo «não é normal» e não permite às crianças ter uma educação normal.
À semelhança do Cardeal Patriarca de Lisboa alertou também na Figueira da Foz para os perigos de uma mulher católica casar com um muçulmano. (TSF)
















Isto realmente põe-me os nervos em franja!
Eu não tenho nada contra, quem quer casar que case com quem ama, mas Sr.Cardeal, agora dizer que "não permite às crianças ter uma educação normal?"
Será mais normal serem educadas no meio da "violência doméstica física e psíquica existente em milhares de casais ditos normais?".
Será normal pedirem ajuda à Igreja e levarem com uma burocracia dantesca para não dizer um fechar de portas?
Será normal serem entregues a instituições por ausência de valores morais dos pais ditos normais?
Será normal os preços que praticam nos casamentos religiosos em que a maioria dos casais "normais" não professam a religião?
Será normal que os lares, creches e outros ajudados pela Igreja só entra com cunha, para não falar "com pasta"?

Conheço quem tivesse sido criado por homossexuais e hoje deixam os seus filhos ao cuidado das avós ou dos avôs e são digno de registo!
Cada um puxa a brasa à sua sardinha, mas é fácil apontar baterias neste mundo fragilizado e cada vez com menos valores morais é certo, mas não é menos certo que devido a este tipo de palestras, à ostentação da vossa riqueza, às mordomias em que vivem bem longe da vida apregoada por Jesus Cristo...que as religiões em vez de darem as mãos, vão-se afastando e sempre, mas sempre contra "quem é diferente e que exige direitos iguais" porque de facto SOMOS TODOS IGUAIS. Todos? não!! a meu ver os dirigentes da Igreja Católica vivem numa bola de cristal, agora tão virados na defesa de valores "normais" num período em que o mundo e Portugal não foge à regra, se vê confrontado com "fome, falta de emprego, sem casa" o que talvez achem normal!
Em vez de palestras ocas, façam mais OBRAS e basta começar por Fátima, onde a Basílica dos sessenta milhões daria abrigo e pão a milhares de pessoas.
Ou será que é mais uma manobra para distrair a realidade em que vivemos juntando a tudo isto a maldita política?
Felizmente que há alguns padres católicos que defendem o contrário e não é por acaso que as suas "missas e obras" têm o apoio incondicional dos jovens!

Acreditando no que acredito mas não professando "hipócrias", peço a Deus por vós, velhos e caducos que desçam à terra de uma vez por todas, tirem as sandálias de ouro e pisem o mesmo chão, porque assim não se vai a lado nenhum!

26 comentários:

  1. Subscrevo tudo no teu post!
    Excelente!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. BEm...
    (sabes que gosto de te responder com o que realmente penso!)

    Quanto *As crianças criads por pais homossexuais: será que ninguém percebe que uma criança nasce também da expectativa dos pais? Será que alguém acha que uns pais homossexuais querem criar uma criança que viva asmesmas angustias, discriminações que les sofreram.
    Não percebem que pais - homo ou hetero - sonham as suas crianças para serem homens ou mulheres por inteiro.
    Falaram-me aqui há tempos que há um estudo que diz que a percentagem de homossexuais filhos de casais homoo e exactamente a mesma dos casais hetero.
    Aqui penso que vivemos o puro perconceito!

    Quanto aos cristãos+muçulmanos. Penso que o que foi dito foi apenas um alerta por terem existido muitos casos de mulheres a serem desprovidas dos seus direitos fundamentais uma vez nos paises dos maridos.
    Um alerta é apenas isso - um alerta. Não foi uma proibição!
    (não sei se tiveste a oportunidade de ler as reportagens que na altura sairam com testemunhos destas mulheres)

    Mas eu cá acho - casem com quem quiserem!
    Os conselhos existem para quem os quiser ouvir. E se calhar alguns terão a sua razão de ser!

    ResponderEliminar
  3. Bem, Fatyly. Sem dúvida que o ambiente familiar saudável convém ser uma família com Pai e mãe, embora nada invalide outras alternativas. No fundo, é como dizem os Beatles "All you need is love".
    Não sou racista, mas sou Etnocêntrico (todos nós somos, mesmo que não o reconheçamos). O problema entre nós e os Muculmanos é Cultural (outros dirão Religioso - Mas eu sou ateu). O Cardeal devia estar calado, pois teria ficado muito melhor na fotografia.
    Como líder religioso as suas afirmações são de estupidez e intolerância, o que vai contra a directrizes da sua própria Biblia; Por outro lado, seria melhor que a Igreja cristã fizesse uma profunda introspecção para descobrir porque tem vindo a perder fiéis.
    Quando uma corrente religiosa prefere que se propaguem doenças como a SIDA, só porque é contra o uso do Preservativo, está tudo dito.
    Kiss, Kiss :-)

    ResponderEliminar
  4. Já dei a minha opinião na minha paróquia, perdão, no meu canto.

    Fazes bem em mostrar a tua indignação.

    ResponderEliminar
  5. Ainda há pouco falava com o meu filhote dessas declarações e chegámos à conclusão de que a hierarquia da Igreja está parada no tempo. Dizia o filhote, e com razão, que era a altura de darem voz a padres mais novos e de mente mais aberta, que os há...
    Se não, um destes dias, os bispos arriscam-se a falar para paredes...

    ResponderEliminar
  6. Wind e Sideny
    obrigado e podem assinar:)

    Boop
    Percebo o que dizes, mas quantas crianças são abandonadas e entregues a instituições? Com toda a certeza que iriam encontrar "amor e carinho" em muitos casais homo e com toda a certeza que não seriam tão discriminadas ou discriminatórias como foram quem os recebeu.
    À criança tudo deve ser explicado quanto questionam, havendo sempre o cuidado do adulto, baixar-se e pôr-se ao nível da criança!O mundo é complicado mas nós ainda complicamos mais. Os filhos vêm os pais a terem relações sexuais? por vezes são surpreendidos e quietinhos disfarçam né? com afectividade e miminhos mas tapadinhos. Tal como nunca concordei que os pais tomassem banho com os filhos, porque casa é casa, piscina é piscina, praia é praia e a criança desde bem cedo deverá saber as limitações e respeitar a privacidade, como nós pais devemos respeitar a deles.
    Há muita coisa de errado que poderia ser debatida pela Igreja do que este ataque cerrado a quem nasceu diferente. É demais!
    Quanto ao aviso ou alerta de "jovens portuguesas não casarem com muçulmanos", sim vi a reportagem e vi outra também de casais que são muito felizes com muçulmanos, porque em todas as religiões há bom e mau, o que é preciso é haver respeito e liberdade.
    Mas se olharmos para dentro do nosso país maioritariamente católico é triste para não dizer chocante e nojento assistir, ouvir e ver "a mesmissima coisa" no que dizes: "mulheres a serem desprovidas dos seus direitos fundamentais" e muitas delas MORTAS! Também há homens que sofrem a violência doméstica o que não deixa de ser igualmente preocupante. Qual é a posição da Igreja? há uns anos atrás era: aguenta porque ele é teu marido ou vice-versa. Hoje já não o dizem mas também não tomam nenhuma posição, ou melhor dizendo não uma no cravo e outra na ferradura. É mais fácil fazer este tipo de "alertas".

    Francis
    Como é óbvio o ideal é que a criança que não pediu para nascer tenha um "ambiente familiar saudável com o pai e mãe", mas desprovidas disto não terem o direito de serem mais amadas do que numa instituição? Porque não abrir mais o leque?
    Subscrevo as tuas palavras!

    Beijocas e obrigado por esta troca de ideias

    ResponderEliminar
  7. Observador
    Já lá vou ver:) indignação? é pouco...

    Peciscas
    o teu filho tem toda a razão no que diz, porque a hierarquia da Igreja parou de facto no tempo e ser nomeado um Papa com 80 anos? Não quer dizer que não se aprenda com eles, mas para enfrentarem os ventos de mudança e darem as mãos, de facto só os padres mais novos, porque felizmente há muitos que remam contra a maré que lhes é imposta!

    Beijocas e obrigado pela tua opinião extensível ao teu filhote que é sempre gratificante o diálogo!

    ResponderEliminar
  8. Fatyly

    Há que dizer, há que intervir, há que não deixar que umas pessoas sejam mais gente do que outras. Não podemos continuar a aceitar a discriminação com base nas crenças ou nas orientações sexuais ou noutras diferenças.
    Assim se fala Fatyly. Vens na minha linha e eu concordo com este post aberto e generoso.


    abraço

    ResponderEliminar
  9. Acho que homo podem ser bons pais!
    Melhores sem duvida do que alguns hetero...

    Mas confesso a minha deformação cultural - entre um casal hetero e um homo perferia o hetero...

    ResponderEliminar
  10. Adorava perguntar ao cardeal se acha normal que os padres tenham (falo de cadeira, mesmo) tantos "afilhados"(??????!!!!!!!)
    Gostava imenso de lhe perguntar sobre os abusos na(s) Casa(s) Pia(s), por esse país fora.
    Gostava de lhe perguntar das perguntas perfeitamente aberrantes que fazem aos nossos filhos, quando se vão confessar (como p. ex. se se tocam nas partes íntimas e sussurram, e vão a pormenores que só lembram a mentes completamente destituídas e distorcidas)
    Bolas!
    Tenho bem perto (amigos da família) um caso que foi perfeitamente escandaloso. A pessoa em questão suicidou-se porque estava de tal forma envolvida emocionalmente com um padre por demais conhecido na praça.
    Que é que foi feito?
    Nada! A família ficou abaladíssima mas teve que se render porque a Igreja foi soberana e abafou o caso.O padre continuou com as suas e os seus amigos, claro, a ser visto a ir dormir a casa desta e daquele e teve alta carreira eclesiástica!
    E vêm-me agora com moralismos da treta???? Preocupem-se com os que estão mal, com os que sofrem.
    Gastaram uma perfeita fortuna em Fátima para quê???? Quantos bolsos desses imbecis estão a abarrotar??? E as contas bancárias da maior parte deles??? Um escândalo!!!
    Passo-me com isto!!!!
    Não é normal um homossexual??? Que cambada de aldrabões de m....!!! Fazem cenas do piorio, altas tainadas, altas noitadas de jogatana.... Arre, porra, Fatyly!
    Não tenho pachorra para gente completamente obtusa
    Sou a favor, quero muito, muito, uma boa relação, prezo o Amor, a amizade verdadeira acima de tudo. E não se escolhe raça, cor, sexo, idade! Ama-se incondicionalmente!
    Chega de alimentar o ego desses mentecaptos duma vez por todas. Não lhes dêem calor, bolas!!!
    Preferem as relações ditas normais de violência??? Em que as crianças são perfeitas vítimas e assistem constantemente a espancamento seja do pai, da mãe??
    Jamais!!! Mas isso, para essa gente é que é normal!!!
    Tenho amigos homossexuais. Adoro-os! Graças a um casal super doce a minha filha e as colegas tiveram uma recepção maravilhosa quando do seu intercâmbio.
    Estou mortinha por recebê-los aqui em casa, por lhes proporcionar o melhor!!!
    São PESSOAS!!!!
    Bestas são quem os condena!!!
    Desculpa-me o tom, mas, sabes que vou aos arames quando ouço destas cenas completamente imbecis!!!
    Estou a lembrar-me duma saída completamente infeliz dum "colega", (estávamos numa reunião), e, às tantas, aquele imbecilóide afirmou que, ainda que estivesse perante o MELHOR colaborador mas se o visse de brinco ou de tatuagem,ou, se soubesse que ele era homossexual que não o admitia e que não trabalharia com ele. Vê-me só a lata, an??? Eu careca de saber que a companheira dele (nossa colega) tem duas brutas tatuagens (o nome das filhas) no fundo das costas!!!! Só me matei a rir na cara dele, não aguentei, mesmo!!
    Enfim, é com esta gente que somos "obrigados" a conviver.
    Eles que se toquem, cardeais, arcebispos, padres, e gente dessa laia e que ganhem duma vez por todas vergonha na cara e que antes de "vomitar" tanto disparate cá para fora, que se olhem no espelho.
    Enfim, em pleno século XXI, e, estamos a aturar disto??
    Mas é o que está a dar! Qual crise, qual quê?? Haja p...., futebol e destas tricas e tudo está na boa!
    Gastassem eles o dinheiro com boas causas.
    Olha, fartei-me de pagar abonos de família de 22,06€ !!!!
    Pensões de 54,00€ !!!
    Ouviste algum cardeal falar nisto??
    Ouviste algum dizer que ia dispensar algumas das imensas aplicações de milhares de € para ajudar ????
    Pois... eu também não :(((

    ResponderEliminar
  11. Eu vi uma vez uma reportagem que deu sobre padres, que iam para para ajudar pessoas desfavorecidas.

    mas ele ajudavam era a abusar dos filhos dessas pessoas,e o vaticano sae isso ,e entao faziam o seguinte .

    mudavam o padre para outro sitio, claro que as novas crianças desses bairros levavam o mesmo tratamento que as outras.

    e quando ja podiam muda-los para mais sitio nenhum , iam para o vaticano e o papa sabia disso , mas claro era abafado por eles.

    mas um dia um jornalista, teve a coragem deitou essas noticias todas para a imprenssa.
    é esse o castigo dos padres ficarem no vaticano com todas as mordomias , entao e as crianças que eles violaram ?
    uma vergonha.
    deviam era desaparecer os papas e os padres.
    beijos

    ResponderEliminar
  12. Bom na minha modesta opinião está aqui uma confusão dos diabos, primeiro ser contra, ou a favor dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo é a opinião de cada um. E como cada um tem a sua, respeitar as duas partes é que é ser pelo certo. Dizer que os muçulmanos são todos maus, todos não diria mas que para uma grande maioria de árabes as mulheres não teem direitos cívicos, dizer que pessoas homossexuais não são normais é a opinião lá do cromo que disse isso, eu sou católico e praticante e não me revejo no que eles disse, eu diria que ser Homo é ser diferente dos normais, tenho um familiar homossexual e não vejo nada de anormal nele, é diferente dos outros, os ditos normais. Conclusão devemos respeitar sempre o outro, tal como queremos ser respeitados. Ah o muçulmanos basta ler alguns testemunhos de mulheres árabes para pelo menos, ter algum cuidado, quando fazemos a critica ao que o cardeal disse, e no contexto que o disse, apesar de eu discordar da forma como ele o disse, mas concordo que devemos pensar bem antes de partir para o casamento.
    Os testemunhos de mulheres árabes pelo menos os que li:
    O véu do medo: testemunho de Samia Shariff Argelina,
    A mulher sem sepultura: testemunho de Assia Djebar Argelina se não me engano.

    Morrer por querer ser feliz. Sabatina, testemunho de uma mulher austríaca e paquistanesa.
    Queimada viva, esqueci de quem é o testemunho, mas é de uma mulher da palestina, enfim, muitos mais, e que nos fazem pelo menos pensar.



    Segundo, essa história de dizer gastam milhares nisto deviam ser naquilo e naquele outro, ainda é mais complicado de comentar, quando é que vocês de uma maneira geral oferecem neste caso á igreja, se não oferecem que direito teem de dizer como eles o devem gastar , não será os fies oferecem que se devem preocupar com isso? Falam aqui em futebol que ganham muito e essas tretas de blá blá, quem paga a esses é o mundo do futebol, ou ainda pensam que o estado é que dá aos clubes o dinheiro dos vencimentos, por favor.
    Outra coisa é pessoas homo terem filhos eu, na minha humilde opinião sou contra, por muitas e varias razões que só por isso dava aqui outro debate. O facto de haver crianças mal tratadas que as há e eu até conheço muitas porque tenho o meu pai a director de um centro de acolhimento de crianças mal tratadas, e que não ganha nada, só dá o seu tempo, levar o debate para aí é pura demagogia, quer queiram quer não queiram não é a mesmo coisa ser educado por uma casal homo e um hetero e quem diz o contrario não pode ser “honesto”.
    Quanto aos casamentos cada um deve ser livre de fazer o que quer, desde que respeite os outros, ou seja assim como os homens da igreja devem respeitar o casamentos de pessoas do mesmo sexo, as pessoas que o querem fazer, ou seja casar, devem respeitar a igreja e as outras crenças até porque não são só os católicos que são contra quer queira quer não,
    Se a opinião da igreja é má problema deles ninguém é obrigado seguir a opinião deles, e devemos respeitar a “lei da igreja” se seguimos os sua doutrina,
    Outra coisa, dizer que os padres são todos violadores de crianças que abusam todos da mesma maneira, é outra demagogia do mais barato que há, felizmente que assim não é antes pelo contrário, tenho amigos padres e respeito o trabalho deles como padres, e assim como queremos que eles respeitem o nosso, devemos os respeitar e não os meter todos no mesmo saco.
    Essa de acabar com padres e papas nem comentários merece julgo eu.

    Bom acabei por não comentar muito do teu texto, mas mais dos outros disseram, desculpa o atrevimento.

    Fernando

    ResponderEliminar
  13. Para ti:

    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1148337

    (e já respondi ao teu desafio)

    ResponderEliminar
  14. Boop
    Não, isso não, o que dizes não é "deformação cultural" mas sim algo que sentes e que deve ser respeitado como tal e até te compreendo perfeitamente!

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  15. Cris
    subscrevo o teu grito de guerra e eu faço-o sempre em sede própria:) e de facto há muita trampa debaixo de certos capotes e como tal deveriam ter vergonha de proferir discursos destes que só provocam ainda mais divisões e confusões neste mundo tão conturbado.

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  16. Sideny
    também vi essa reportagem mas como em tudo na vida não devemos medir todos pela mesma bitola. Os da Austrália além de terem sido expulsos do Vaticano foram condenados em processo judicial. Dos Americanos não sei como está o processo.
    Todas as religiões têm a sua parte má e boa e como tal na Igreja Católica há padres e padres, e conforme já disse a hierarquia é que deveria ser mudada porque pararam no tempo e já era tempo de serem substituidos dando a voz aos mais novos.

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  17. Setesois
    Gostei muito da tua opinião e nesta troca de ideias ou ideais, todos respeitamos a opinião de cada um.
    Como é óbvio a vivência religiosa cristã, a meu ver, é muito mais saudável num meio pequeno do que em grandes meios como este onde eu vivo e que já conheceste.
    A Igreja paroquial vive de donativos dos seus seguidores, mas aqui há houve casos, aliás já falei-te de vários que nunca foram bem visto, tal como:
    - para irem para um lar há que dar a casa como contributo
    - quando há cinco anos chegou um padre bem novo, pediu na missa ajudas para a sua nova casa: mobiliário e electrodomésticos novos e não usados.
    - donativos para os mais desfavorecidos mas não darem sabão azul e arroz trinca.
    e outras.
    Resultado? saltou-me a tampa e mal acabou a missa fui ter com ele e educadamente olhos-nos-olhos disse-lhe o que entendi dizer.
    Como é óbvio nem todos procedem como este que só cá esteve meses devido às inúmeras questinculas e no entanto tinha um carro top gama.
    Depois vieram dois e agora estão outros dois que são realmente "padres, conselheiros, simples, amigos e sobretudo muito humanos". Gostei do que ouvi na missa por alma dos meus, oiço o que dizem sobre eles e principalmente os idosos gostam muito. Mas...aqui é que bate o maior erro...irão embora quando fizerem dois anos e com isto quem frequenta a Igreja acaba por não ganhar vinculos tão necessários, como vejo nos meios mais pequenos.
    Os Homossexuais nem falam de casamento religioso, mas sim e tão só no civil adquirindo os mesmos direitos cívicos. Filhos não podem ter como é óbvio, mas porque não podem ser adoptantes de tanta criança abandonada? As crianças não são estúpidas e quando se conversa com elas percebem tudo perfeitamente. Conforme já disse conheço alguns casos de sucesso.

    Quanto ao casamento com muçulmanos, não tenho nada contra, porqe falas de uma que foi queimada viva...e as quatro jovens portuguesas casadas com homens portugueses, praticantes religiosos que foram regadas com ácido e duas morreram? Maluqueiras e atrocidades há em todas as culturas e nunca devemos generalizar as coisas, porque há muçulmanos radicais e tolerantes como em tudo.

    Obrigado pelo teu atrevimento e uma vez mais gostei imenso desta troca de opiniões.

    Beijocas rapaz e já te disse que gosto muito de ti? ah pois...e é verdade.

    Aquele xicoração apertado

    ResponderEliminar
  18. Fatyly...que texto fantástico...faço minhas todas as suas palavras..Mil parabéns por conseguires colocar tua voz com tanta precisão.
    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Vi
    obrigado e fiquei muito feliz por esta saudável troca de opiniões.

    Beijocas do lado de cá do oceano

    ResponderEliminar
  20. Contra a hipocrisia onde é que se assina???

    Há falta de um lugar mais oficial, assino já aqui neste teu post.

    Do que as crianças precisam é de amor, carinho, afecto, de ondem vem não importa.

    Bjocas

    ResponderEliminar
  21. Helena Paixão
    tal e qual:)

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  22. Soube bem ler estas palavras. Sou católica e imagine-se homossexual. Sofro com determinadas posições da igreja. A verdade é que no íntimo me sinto rejeitada por quem, segundo a boa-nova de Cristo, me deveria "acolher", tal como a qualquer outra pessoa. Tenho uma relação com uma mulher que é mãe! A menina tem todo o apoio, cuidado, carinho, regras, enfim... educação como qualquer outra criança.

    Muito fica por dizer

    Obrigada

    Felicidades

    ResponderEliminar
  23. Valsa Lenta
    e "imagine-se"???? ora essa. Acredito no que dizes e és o que és e ninguém tem nada a ver com isso e muito menos estes "piropos" dados por quem vos deveria acolher e não apartar. Não só a quem é homo, mas a tantos outros com inúmeros "estigmas".
    Contra isto debato-me e se tiver que dizer alguma coisa digo na cara do padre. Felizmente há padres e padres.

    Compreendo perfeitamente o que sofres e o que sofrem, uns porque têm de omitir, ou seja não passear como um casal qualquer de mão dada, etc, etc., mas com o tempo as cabecinhas ôcas irão mudar.

    Beijos e aparece sempre que quizeres

    ResponderEliminar
  24. Nada tenho contra mas confesso que ainda me faz confusão uma coisa: uma criança sufiientemente ingteligente para ficar marcada com certas coisas, não fará perguntas a si mesma e aos outros quando olha a maioria dos colegas com pais de sexos diferentes, para além de saber a BIOLOGIA do nascimento e ainda, ler pelos livros, filmes e outros documentos que a unidade familiar pressupõe a existência de um pai, uma mãe e os filhos. Perante tudo isto, não devemos considerar o ponto de vista de uma criança?
    Concordo com os casamentos mas ainda não encaixei bem a cena dos filhos. Creio que precisaria de ver e sentir a situação de uma criança neste caso.

    Quando ao cardeal e os cristãos/mulçunanos,ou não se explicou bem ou engoli demasiados cálices nesse dia.

    ResponderEliminar
  25. M.
    Conforme disse conheci dois casos, um deles, amigo de longa data que se separou assumindo a sua homossexualidade. A filha na altura com 5 anos, estava muito com o pai e o seu companheiro, e quer ele, quer a mãe (mulher extraordinária) conversaram muito com a miúda, dando explicações consoante a idade e cresceu lindamente. No outro, não sei bem, mas julgo que era sobrinho cujos pais morreram de acidente e ficou com o tio.
    Sei que hoje é casado tem 4 filhos e ficam com os avós maternos e com os "tios-avôs" como eles lhe chamam.
    Como é óbvio de forem bem formados, saem crianças bem formadas pela educação.

    As palavras do senhores, vou mais por terem batido com a cabeça nalgum castiçal de ouro loll

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar