terça-feira, 9 de junho de 2009

AMI- Campanha de Reciclagem de Radiografias



Desde dia 5 de Junho, dia Mundial do Ambiente até dia 26 de Junho a sua radiografia pode ser transformada em prata, ajudando assim os mais pobres.

A 14ª edição da Campanha de Reciclagem de Radiografias, um dos vários projectos de cariz ambiental da AMI que a levou recentemente a criar o seu quarto pilar de acção já está a decorrer.

Durante três semanas, apoiada por todas as Farmácias do País, a AMI vai recolher o maior número possível de radiografias com mais de cinco anos e/ou sem valor clínico para posterior reciclagem e extracção de prata nelas contida.

Da sua parte só é necessário ir à gaveta e escolher as radiografias fora de validade e dirigir-se à sua farmácia mais próxima. Não custa nada.

E para que servem as radiografias? Para serem transformadas em prata. Esta é separada das películas, obtendo-se por cada 10 toneladas de radiografias, cerca de 10 kg de prata. Procede-se depois à venda da mesma nos mercados internacionais ou na casa da moeda ao preço que esta estiver cotada, garantindo assim uma fonte de recursos importante para a prossecução do trabalho humanitário da AMI, ao mesmo tempo que se contribui para a preservação do ambiente.

“Os 3 princípios da sustentabilidade estão assim reunidos nesta acção: reciclagem (aproveitamento de resíduos) – criação de riqueza (recuperação e venda da prata) – responsabilidade social (aplicação dos fundos em projectos de desenvolvimento humano)", explica fone do gabinete de comunicação da AMI.

A mesma fonte refere ainda que nas já treze campanhas desenvolvidas anualmente desde 1996, a AMI recolheu mais de mil toneladas de radiografias, recuperando à volta de 1 tonelada de prata, possibilitando o investimento de mais de um milhão de euros em projectos de desenvolvimento e luta contra a pobreza.

As receitas provenientes da venda são canalizadas para o projecto de acção social da AMI em Portugal (oito centros Porta Amiga que prestam assistência às populações mais desfavorecidas, dois Abrigos Nocturnos, duas equipas de rua de apoio aos sem-abrigo e uma unidade de apoio domiciliário), bem como para a acção humanitária que a AMI leva neste momento a mais de 40 países nos quatro cantos do Mundo.

Esta ideia partiu de uma Organização Não Governamental em Paris e Portugal não deixou passar a oportunidade. Como por cá não há empresas de reciclagem deste tipo de material as radiografias vão até à Alemanha receber tratamento para depois se transformarem em valiosa prata. Um metal precioso que ajuda a ajudar os mais carenciados.

Ajude você também.
(notícia Sapo)

10 comentários:

  1. Tal como se deve fazer com tanto medicamento que se tem em casa e que já não se toma, que estão perfeitamente dentro da validade. A AMI agradece em nome de tantos tantos que precisam.
    As radiografias que havia cá em casa já foram, claro.
    Tenho um amigo que é médico na AMI. Eles estão carenciados (os milhões de pessoas que eles assistem) de tanta coisa que nós temos de sobra e que a eles faz tanto, mas tanto bem!
    Mesmo roupa que esteja em bom uso, que já não serve aos filhotes, com que tanta vez, atulhamos os roupeiros, eles agradecem e enviam e temos a garantia que chegam ao destino.
    Ainda bem que fizeste este post. Sei bem o quanto ajudas, o quanto sabes ser tão regrada.
    As pickles também já fazem a selecção, desde pequenas.
    Não usam? Está em bom estado? Vamos dar a quem precisa muito mais do que nós!
    E vão livros, vão roupas, vão brinquedos.
    Já ali tenho mais uma "remessa" de roupa para levar. Mesmo nas Juntas de Freguesia, eles recebem qualquer ajuda que possamos dar.

    Beijo enorme, Fatyly. Continuação das melhoras da tua mãe e que o resto da prole esteja toda de braços abertos para o querubim que está prestes a chegar :))

    ResponderEliminar
  2. importante a mensagem do teu post, bem como a informação da Cris
    Amiga gostaria de te convidar para o lançamento do meu livro "IN-Finitos SEntires"...no fundo és a minha madrinha nestas lides da net, que me conduziram até ao livro. Obrigada
    beijos e espero que a tua mãe esteja melhor

    ResponderEliminar
  3. Cris
    Sei que pensas e fazes como eu e outros se juntarão sempre em torno de uma causa, já que a obra praticada pela AMI começa pelos cá de dentro e vai até aos quatro cantos do mundo!

    O "querubim" está cada vez mais...jasusss...mas vai correr tudo bem. A minha mãe sairá do hospital na próxima sexta e ficará por lá para curtir a prole do norte:)

    Carla
    É verdade e acredito muito no trabalho da AMI, começando cá dentro e indo aos quatro cantos do mundo.

    Fiquei tão feliz pelo lançamento da tua obra, já que a maioria das Editoras não apostam nos valores actuais...e há tantos. Essa da "madrinha" fez-me rir:) olha a minha vaidade:)
    Mereces. Não poderei estar presente, mas depois informa onde vais ser posto à venda:)

    Beijos e obrigado pela vossa solidariedade e testemunho.

    ResponderEliminar
  4. Excelente organização que é a AMI!
    Penso que quem está informado dará as radiografias.
    Eu fa-lo-ei:)
    Já dou os medicamentos que ficam e ainda estão no prazo.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Wind
    subscrevo as tuas palavras!

    Beijocas e obrigado pelo teu testemunho:)

    ResponderEliminar
  6. A AMI é pródiga em boas organizações.

    Desta vez, lá vou atirar o meu esqueleto fora.
    Ou seja, algumas radiografias antigas vão para a "minha" farmácia.

    Mainada!

    ResponderEliminar
  7. Observador
    As minhas já foram e "mainada":)

    Beijos e obrigado pelo teu testemunho

    ResponderEliminar
  8. Olá Fatyly,

    Contente por a ver de volta. Espero que tudo esteja melhor com a mãe. Já ontem passei por aqui tarde, porque cheguei muito tarde e por isso volto hoje para ler este texto sobre uma Instituição que me diz muito. Visito por vezes a Porta Amiga da AMI no Porto e tenho sempre um enorme orgulho do serviço exemplar que é prestado.
    Se houvesse apoio daquele em toda a cidade e por todas as cidades a vida dos pobres e dos sem-abrigo seria bem mais fácil.
    Deixo-lhe um beijinho enorme.
    Branca

    ResponderEliminar
  9. Vou tratar disoo.
    Um abraço e bons feriados.
    As melhoras da tua mãe.

    ResponderEliminar
  10. Brancamar
    Também conheço as daqui e são um exemplo a seguir. Sempre apoiei e faço com que outros apoiem, quanto mais não seja, servindo de pombo correio daquilo que me dão para entregar.

    Kao
    Fazes bem:)

    A minha mãe lá vai indo e ansiosa por sair do hospital!

    Beijocas e obrigado pelo vosso testemunho

    ResponderEliminar