quarta-feira, 29 de julho de 2009

Campeonato do Mundo de Natação 2009 - Roma


"Até pouco tempo atrás, era difícil imaginar a imagem de um Michael Phelps derrotado, balançando a cabeça negativamente ao sair da piscina. Mas o alemão Paul Biedermann resolveu arriscar nesta terça-feira e transformou a cena em realidade, ao roubar do americano o ouro nos 200m livre no Mundial de Esportes Aquáticos, em Roma. Ainda sem acreditar no feito, o nadador de 22 anos disse viver o sonho de ser mais rápido que o fenômeno olímpico.- Eu odeio perder, mas acontece.
"Estou decepcionado, mas este ainda é o meu segundo melhor tempo. Quero parabenizar Biedermann. Fiquei parado por seis meses, então não tenho como ficar desapontado. Estas são coisas que podem acontecer no esporte." tirado DAQUI

"Mas, esta proeza do nadador alemão vai de certeza ficar manchada pela polémica dos fatos de poliuretano. Preocupada com a quebra sucessiva de recordes do Mundo, a FINA (Federação Internacional de Natação) já pediu contenção aos nadadores e às marcas de equipamentos desportivos. O organismo que rege as competições internacionais de Natação está contra a utilização de fatos de poliuretano, de pele de tubarão ou de qualquer outra substância que permita ao nadador um melhor deslizamento na água.
Na prova de hoje, Phelps
nadou apenas de calções, enquanto Bierdermann fez os 200 metros com um fato completo de poliuretano." tirado DAQUI



O Congresso da Federação Internacional de Natação (FINA) decidiu hoje em Roma proibir o uso de fatos de banho que ajudem a aumentar a velocidade, a flutuabilidade e resistência dos nadadores, anunciaram fontes da organização.
A FINA vai também restringir as dimensões dos fatos de banho assim como o uso das bandas terapêuticas sobre a pele dos nadadores, acrescentaram, esclarecendo que estas medidas entrarão em vigor a partir de 01 de Janeiro de 2010.
A polémica à volta dos fatos de banho utilizados em provas de alta competição tem marcado a natação internacional desde o início de 2008, quando a marca Speedo iniciou a comercialização do "LZR", também conhecido por "Lazer", controvérsia que se acentuou este ano, com o lançamento em Itália do "Jaked", fabricado com materiais que aumentam a flutuabilidade.
Em 2008 bateram-se mais de uma centena de recordes do mundo de natação. tirado DAQUI

Foram permitindo as "novas tecnologias(?)" que eu achava incorrecto porque alguns nadadores não tinham e não têm "como comprar os vários fatos que precisam durante um campeonato"

Pois é Phelps
nada como os teus velhos calções com os quais ganhaste a maioria das tuas medalhas de ouro nos últimos Jogos Olímpicos de Pequim!


"Hoje Michael Phelps voltou aos triunfos no Campeonato do Mundo de Natação. O americano venceu a sua prova de eleição, os 200 mariposa, com novo recorde mundial (1m51,51s).Foi a primeira vez que alguém nadou abaixo da barreira dos 1m52s nesta distância. O anterior recorde (1m52,03s) pertencia a Phelps desde os Jogos Olímpicos de Pequim."- tirado do PUBLICO.PT


este foi o seu 19º título e sem o "referido fato"!

12 comentários:

  1. Ora aí está uma coincidência...
    Acabo de escrever um post sobre os Mundiais de Roma, onde abordo a correlação da chuva de recordes mundiais com os tais fatos revolucionários.Sairá mais logo.
    Como antigo árbitro de natação, tenho conhecimento dessas velhas polémicas sobre os fatos.
    Quando entrei para estas andanças e o meu filhote começou a nadar em competição, os homens usavam aqueles pequenos calções tipo slip bem conhecidos e as mulheres os fatos de banho semelhantes aos que usavam nas praia. Mas, às tantas, começaram a aparecer as tais variantes que melhoravam o desempenho. Começou-se pelas calças compridas. Depois vieram os fatos inteiros (um tanto semelhantes aos fatos de praia do início do século passado). Mas acredita que havia muito papá a comprar os ditos fatos, com a presunção de que, com eles, os filhotes ganhariam asas, ou melhor, barbatanas e voariam para grandes vitórias.
    E ainda por cima, em fase de desenvolvimento físico dos jovens, esses equipamentos deixavam de servir rapidamente. E eram (são) bem caros.
    Mas o que acontece é que essas marcas investem forte e feito na inovação tecnológica dos equipamentos, gastam balúrdios em publicidade e no patrocínio de grandes atletas, mas vão lucrar enormemente pois, pelo mundo fora há centenas de nadadores, com sonhos de glória, que não hesitam em adquirir os fatos milagrosos.
    Enfim. A FINA vai proibir os fatos, mas, ou muito me engano, ou, mais tarde ou mais cedo, tudo voltará ao mesmo.
    Há muitos intersses em jogo!

    ResponderEliminar
  2. No ciclismo, os corredores, não tem uma bicicleta especial para cada tipo de corrida?
    E no atletismo, noutras épocas não corriam de tamancos. E até já não houve nuns jogos olímpicos recentes, um atleta que se descalçou e correu descalço?
    Tudo estará deturpado? Em Portugal e em futebol, não houve um clube que se sagrou campeão, porque ganhou a última batalha à pedrada.?
    Será que o mundo está completamente
    distorcido?
    acho que sim

    ResponderEliminar
  3. Querida Fatyly

    Interessante este tema que aqui trazes, com a polémica envolvente, do qual sinceramente andaria eu muito arredio. Mas os factos dão que pensar...

    É muito interessante que as mulheres e os homem tentem sempre através do seu desenvolvimento físico e das técnicas de utilização do corpo "serem mais rápidos, irem mais alto e mais longe". Mas fazê-lo com recurso a materias altamente sofisticados que alteram a própria constituição do corpo já será discutível.

    O "ideal olímpico" era atingido com os corpos desnudos... Entendo que os atletas usem, por motivos de comodidade, alguma roupa, mas quanto mais reduzida mais próximos estarão da natureza.

    Palavras de um leigo que aqui ficam... sinal da importância e interesse do teu texto para que possamos pensar.

    Grato pela tua partilha.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Acho bem que proibam os novos faos!
    Agora o Phelps é um espectáculo!:)))
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Peciscas

    Tu como árbitro de natação e eu que fiz natação competitiva até aos 18, sei bem como os que podiam tinham fatos de banho vindos de fora. Há quarenta anos quase tudo era vedado às mulheres e eu furava as regras e adorava quando ganhava às pimponas com fatos de banho XPTO:)
    A FINA proibiu apenas os fatos com o que está no artigo, como irá proibir calça comprida, apenas até ou abaixo do joelho, tal como Michael Phelps sempre usou. Mete-me aflição onde ele o calção tão em baixo. Acho que só o vi nada duas vezes com o fato completo e pelo que já li ele detesta. Enfim, a ver vamos e amanhã irei ler o teu artigo!

    Zé do Cão
    No ciclismo, claro que têm e porque não?
    No atletismo, tamancos? nunca tinha lido nada disso mas é possível.
    Nos Jogos Olímpicos e não só, actualmente há duas atletas (queniana e senegalesa) e dois atletas (queniano e não me recordo a nacionalidade do outro) que sempre correram e correm descalços!
    Não, nem tudo está deturpado, tenho pena é que alguns estejam dopados numa distorção completa, mas rapidamente são apanhados nas malhas do anti-doping.
    Futebol não sei ao que te referes porque não vejo nada. Leio apenas algumas noticias dos corredores, bastidores e outros ores!
    A maior distorção de um país é investir 99,9% no futebol e nas outras modalidades é o que se sabe, onde trabalham muito para obterem resultados e quando o fazem...pouco ou nada se fala. É triste mas é a maior realidade. O Brasil por exemplo, povo doidão pelo futebol, mas investem muito na natação, no atletismo, nas corridas de carro, no ténis e não é por acaso que têm os grandes desportistas que têm.
    Cá temos dois ou três e os tenistas e nadadores têm que ir lá para fora se querem chegar ao sonho!

    Vicktor
    o espirito do desporto é ou deveria ser precisamente o que dizes e nunca usar subterfúrgios para irem mais além, tal como o doping e neste caso fatos de banhos flutuantes, deslizantes etc.!
    Michael Phelps disse que não...e hoje mostrou mais uma vez que com um calção, de marca como é óbvio, mas sem ser XPTO venceu a 19ª medalha e foi um regalo ver nadar!

    Wind
    é sim senhora e não está na sua melhor forma, porque como jovem que é e também estudante, não treinou o suficiente durante 3 mesitos (uma folguita) e atacou nos útimos 4 meses para este campeonato do mundo!
    Acho que já é o melhor nadador do mundo e de sempre!

    Beijocas a todos e continuação de um bom serão

    ResponderEliminar
  6. Olá amiga boa noite, mas olha que esses ditos fatos são feitos em Portugal, sabiam disso, e tecnologia aqui de uma fábrica de Barcelos, (os fatos sem costuras parece que é assim que se diz)

    E olha amiga o Phelps, também é (fora do normal) se reparares ele é quase o dobro do alemão.

    Ah outra coisa não é verdade aqui se invista 99, 9 por cento no futebol, se rapares bem e veres quem são os clubes em Portugal campeões de natação, vais ver que não é só futebol.
    Essa de culpar o futebol por tudo, meus amigos.!!
    Penso eu de que,


    Beijinhos e um forte abraço



    Fernando

    ResponderEliminar
  7. Cá para mim, o Phelps, ele mesmo, tem pele de tubarão. :)

    ResponderEliminar
  8. Fernando
    O alemão Biedermann é um pouco mais baixo do que Phelps, e não foi por isso que não deixou de bater Phelps.
    Alguns dos fatos sem costura são feitos em Portugal e continuarão a ser, mas não os que irão ser proibidos que contêm os tais produtos referidos no texto, e todos terão que obedecer ás novas dimensões do mesmo.
    Quando falo do futebol, e tu que me conheces já há muitos anos, digo nos investimentos que os próprios clubes dão aos atletas que comparados com "os passes e ordenados dos futebolistas" é ZERO! Algum deles joga futebol e trabalha ou estuda? Não!
    Os actuais nadadores e falo por exemplo de dois:
    Simão Morgado é do Clube de Natação da Amadora e
    Pedro Oliveira é do Clube Natação de Rio Maior, trabalham e ou estudam.
    Não é fácil ser nadador de alta competição sem piscinas e manutenção necessárias e "tempo livre remunerado" para treinarem como não é fácil ser do atletismo, do ténis etc. porque se não trazem medalhas de ouro é o que se sabe, ao passe que uma equipe de futebol portuguesa, que de portuguesa só tem o nome já que os jogadores são quase todos estrangeiros, mesmo que não rendam o ordenado chorudo cai sempre na sua conta bancária. Há clubes com ordenados em atraso (julgo que já resolvido) e onde vai parar o dinheiro?????
    Não tenho nada contra o futebol e respeito todos os seus adeptos, mas continuo sempre a dizer a "minha verdade" que é a realidade deste país!

    Um grande abraço e continua a ser fã do teu clube e a seres a pessoa que és a quem eu tenho o enorme prazer de ter como AMIGO:)

    PreDatado
    Tenho pena que o australiano Ian Torp tenha deixado a natação, porque a luta entre os dois seria mais que muita:)
    Tem de facto pele de tubarão loll e é dos poucos que nada só em calções que não tem os "salameques de velocidades":)

    Beijos aos dois e VIVA A NATAÇÃO desta que actualmente só pratica na tacinha:)

    ResponderEliminar
  9. Todos nuzinhos é que devia ser.
    Assim é que era uma competição honesta.
    :):)

    ResponderEliminar
  10. Fatyly

    Michael Phelps.
    Calções velhos ou novos? Irrelevante.
    Contudo, os processos de treino, a tipologia das piscinas, a "qualidade" da água, etc., ajudam a uma progressão que considero admissível.
    A derrota ante Paul Biedermann não me surpreende.
    Porque não há ninguém imbatível e, quem sabe, não será Paul o novo "voador na água"!?
    Com ou sem poliuretano.
    Não vejo nisso qualquer mancha.
    Não me digas que a FINA se transformou numa QUERCUS lá do sítio...
    Preocupados com a queda de recordes ou com o abate de animais para aproveitamento das suas peles?

    Haja desporto e siga a festa!

    ResponderEliminar
  11. Só mais uma coisa.

    Se nos preocupássemos com alguns avanços tecnológicos, estaríamos a ver os ciclistas da actualidade a usar bicicletas do tipo "pasteleiras" como as que usou Joaquim Agostinho?

    Naturalmente que não.

    ResponderEliminar
  12. Kao
    ahahahahahah se eu já não perco a natação, aí ficaria coladinha à TV LOLLLL

    Observador
    Sim, claro, ninguém é embatível e nunca se sabe se Paul será o "futuro", mas logo a seguir Phelps deu a resposta.
    Se a FINA virou Quercus não sei, mas que de facto é muito estranho tantos recordes mundiais após o uso destes fatos, usados apenas por alguns. Não tenho nada contra apenas deveria ser regras para todos.
    Calções velhos ou novos? Phelps quando começou usava uns azuis e nas eliminatórias lá vai ele com os mesmos calções agora cinzentos :)
    Ai as pasteleiras que maravilha que eram:), mas Joaquim Agostinho já tinha biciletas de topo da época e nunca pasteleira. Oh homem tanto não:)

    Com fatos ou sem eles gosto de ver.

    Já agora a bola no futebol que gostas não começou com uma de trapos? e quantos ainda jogam com uma bola dessas? e não deixam de ser felizes:)

    Beijocas, obrigado e VIVA A NATAÇÃO

    ResponderEliminar