sábado, 16 de janeiro de 2010

Neste país

onde ultimamente impera ainda mais o cinzentismo por imensos motivos o tempo também não tem ajudado nada. Todos sabem que a chuva não me atrapalha e prefiro uma molha do que andar de chapéu e não é ela que me impede de ir dar uma volta a pé ou como dizem os meus: quando não tens trabalho inventas!

As televisões estão a dar o "horror" que se vive no Haiti que nos deita ainda mais abaixo, porque todo aquele cenário (tão familiar) dói-me muito cá dentro e caem lágrimas sem parar.
Mas mesmo assim, que me perdoem, abriu-se uma janela e tive que rir à gargalhada. Portugal numa despedida pomposa com o Ministro da Administração Interna (para mim este fulano tem sido uma nulidade completa) à ajuda humanitária para o Haiti, embarca num C-130 AVARIADO???? Sei que pode ocorrer em qualquer avião, mas num militar e para uma missão "que é para ontem" e que já vão com um atraso de 24 horas?

Nada posso fazer em prol daqueles seres humanos, apenas depois de verificar o meu "orçamento", fiz 5 telefonemas para um número (procurar no site da AMI) 0,60€ + IVA que reverte a favor desta missão. Sei que é pouco, mas muitos "poucos" fazem a diferença e confio plenamente na AMI!

Depois de ver desporto, vim até aqui e ao deparar-me com esta foto, lembrei-me dos meus tempos de criança 6/7 anitos e do meu porco que em vez de grunhir ladrava como os cães, porque foi criado com eles. Tomava banho todos os dias na minha selha e à mangueirada porque todos eles mal eu me deitava esgueiravam-se e deitavam-se ao pé de mim. Se eu estivesse doente era o fim da picada, ninguém os conseguia tirar. Acho que se o meu pai não o tivesse feito desaparecer seria possível este cenário - excepto a manta por ser um país tropical e falta apenas o meu Kuanhama (um pastor alemão) que morreu de velhinho!

















Agora vou dormir, porque amanhã irei entalada no meio das netas que me querem entre elas e vamos almoçar a casa dos sogros da minha filha para ver/absorver o meu neto e avó precavida vale por duas: já tirei a Senha nº.1!

11 comentários:

  1. Mas que gira foto. Imagino a tua infância deves ter posto os cabelos dos teus pais branquinhos e eriçados. Deves ter sido uma enfant terrible. Ainda bem que assim foste . tens muito que contar. Olha amanha tb vou almoçar fora com as velhas (como diz a Pulga). Para desanuviar um pouco deste pesadelo (não é bem pesadelo, mas preocupação)que é ter uma tia-velha teimosa e obstinada me casa.depois contamos as nossa peripécias que agora tenho Pulgas agarradas à minha perna. Sobre a noticia do avião...não sei se este chegará e quando chegará lá. Que vergonha! Mandar um avião avariado!!

    ResponderEliminar
  2. AMIGA

    Bom Domingo...
    e falar no Haiti é algo que doi a alma
    Em pleno século XXI os homens que tanto sabem...Ali não fazem nada.
    Quando tudo estiver ainda pior.. os países vão começar a trabalhar...

    um beijo

    Poesia...


    SEGREDOS

    Segredos meus…
    Segredos teus…
    Segredos nossos…
    Mas sempre segredos…

    Segredos calados…
    Segredos sofridos…
    Segredos escondidos…
    Porque são só nossos…

    E nestes segredos…
    Que doem, por serem segredos…
    Não vamos contar…
    E vamos calar!...


    Lili Laranjo

    ResponderEliminar
  3. Ola

    ehehehh

    Linda foto.

    Quanto ao aviao ja tem mais anos que sei la.

    E mesmo a portugues.

    beijocas e bom almoco.

    ResponderEliminar
  4. Quanto ao avião nem comento, senão saía disparate!
    Na foto, gostaria de ser assim em pequena, aliás era, agarrava todos os bichos, sujos ou não, mas a minha mãe depois ralhava comigo.lololol
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. .

    . olá Fatyly .

    . pois connosco é sempre assim .

    . ou por fatalidade ou seja lá pelo que for, damos sempre a nossa "barraca" .

    . no entanto, lá seguimos assim que reparada a avaria, num dos motores que não estava a apresentar o rendimento devido e que por percaução fez com que o avião voltasse à casa partida .

    . boas intenções temos sim e um enorme coração .

    . lembro.me quando estive me Cabo Verde, que os habitantes locais me diziam sempre: "português é pobre, mas tem bom coração" .

    . eu ficava danado, pois se eu era pobre, o que eram eles então? .

    . adiante . temos bom coração é o que interessa .

    . quanto ao teu tributo, fiz as contas e se amanhã, todos aqueles, que como eu fumam, não comprarem o respectivo maço de tabaco e fizerem 5 chamadas, decerto serão obtidos resultados .

    . e um dia sem fumar, poderá ser uma experiência gratificante .

    . deixo.te um beijo amigo e o desejo de uma boa semana .

    .

    . paulo .

    .

    ResponderEliminar
  6. O Haiti um terror, e o povo mais do que sofredor.
    O avião é-me indiferente, o que conta é que foram.
    Prefiro aviões velhos e estragados do que faltar para coisas mais sérias.
    Hoje foi dia de netos, mas cá em casa.

    beijinho e boa-semana

    ResponderEliminar
  7. Na naturerza somos surpreendidos por imagens pra lá de inusitadas.
    Cadinho RoCo

    ResponderEliminar
  8. Avogi
    Fui de facto uma criança traquina e os animais que apareciam na casa dos meus pais foram do mais variado e todos eles tinham fascinio por mim. Não se metiam nas camas dos meus irmãos, mas na minha era mais que certo. A minha mãe e a minha MR estavam sempre de olho em mim e lembro-me tão do porco, do meu gato (cada um tinha o seu) dos três cães, de uma raposa bebé que o meu pai encontrou e trouxe-a. Mais tarde fomos soltá-la na mata, etc, etc.
    O almoço correu lindamente e o meu neto está um MUST:)

    Africa em Poesia
    Desculpa a minha sinceridade mas num país onde a "política era o que era cai governo, elegiam outro, caia...enfim" queriam lá saber do povo. Foi a decorrada total.
    Como tal já lá estão "os homens que tanto sabem" e é fácil criticar quando sentados no sofá vemos o "filme de terror e horror", mas estar num cenário daqueles é bem diferente e organizar sobreviventes/desnorteados/feridos/ e com fome e sede não é tarefa fácil, porque conseguem dar e já deram em filas, mas as carrinhas mais pequenas foram tomadas de assalto e aí impera a lei do mais forte. Depois já existem gangs armados e a polícia só agora começou a pôr um pouco de mais ordem.
    Sei o que é lutar pela sobrevivência e custa-me tanto ler e ouvir criticas a quem "vai dar o corpo ao manifesto" e trabalhar 24h sobre 24h em prol de outros seres humanos.
    Seria bom que todos os países aprendessem com tudo isto, mas a memória é curta!
    Gostei do teu poema!

    Sideny
    O avião é velho, mas deveria ter sido alvo de uma revisão maior, porque a viagem era longa. Já devem estar a chegar e espero que cheguem bem e será mais um avião para transferir feridos de lá para não sei para onde. Uma vergonha a juntar a tantas que ocorrem bem cá dentro.

    Beijos e obrigado

    ResponderEliminar
  9. Wind
    Oh mulher desabafa mesmo que saia disparate:)
    Eu era, mas quando tomava banho de mangueira ou na minha selha:) eles sabiam que era hora de recolher e tomavam banho também, caso contrário não entravam e lá iam para um telheiro onde dormiam. A minha mãe ainda hoje fala que não percebia como é que eles iam ter comigo à cama, pudera, eu apanhava a minha irmã a dormir, abria um bocado da janela e entravam. Eu adormecia logo, mas na revista às tropas...eram postos na rua sem eu dar por nada lolll

    Intemporal
    Somos um povo solidário sim senhora, mas lamento que não tenhamos os mesmos procedimentos para com amigos, vizinhos e até familiares. Se me zango hoje é hoje que tenho que saber pedir desculpas porque amanhã poderei estar morta...e é nessa base que todos devemos unir esforços por um mundo melhor!
    Fazes bem em colaborar...e eu que fumo, também não me custará nada!

    Marta
    Concordo com o que dizes, porque mais vale tarde do que nunca.
    Pois é linda e deve ter sido bom teres os teus pequenotes.
    Estive com os meus, mas numa de relax e o pitorro está lindo, lindo, lindo :):) O almoço estava uma delícia e soube-me a pato:). Para cá vieram as duas a dormir com a cabeça encostada nos meus ombros e cheguei toda partida:)

    Cadinho Roco
    Sem qualquer dúvida!

    Beijos e obrigado

    ResponderEliminar
  10. Vim deixar-te um beijo imenso!!!!!!
    Saudades tuas, muitas. Venho sempre aqui, tu sabes.

    ResponderEliminar
  11. Cris
    Obrigado fiota e um dia voltarás em pleno. ACREDITA!

    Beijos, muitos, muitos!

    ResponderEliminar