sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Com tomates!














No sentido que o povo dá, sou de facto uma mulher "com tomates" regida pelo optimismo que sempre me caracterizou e sem qualquer problema algum falaria com Cavaco Silva como falo com um sem abrigo.

Sou defensora/lutadora em absoluto pelos "direitos fundamentais do ser humano", actuando, dia após dia até onde os meus braços chegam.

Hoje tenho uma bagagem que me dá muito prazer partilhar com todos neste mundo em constante transformação e nessa partilha com quem vou lendo e convivendo aprendo igualmente.

Não nasci em berço de ouro, mas de um modesto casal que nos ensinaram como enfrentar a vida.

Depois da guerra onde vi o que muitos só vêm através da teoria e ou imagens, tive a sorte de ter tido uma carreira profissional que foi outra escola de vida, um grupo de colegas que foram o meu aconchego e duas filhas que foram e são o meu porto seguro, como eu sempre fui e sou, delas. Agora os netos...são a sua continuidade e para mim... a tal piscina onde dou umas braçadas com três carrapatos atrelados para não dizer coladinhos!

Uma mulher "com tomates", ou seja guerreira, coerente consigo própria, sem mas nem meio mas, que pega pelos colarinhos quem permanece parado nas agruras da vida, com mais adjectivos que não vale a pena mencionar é sempre assustadora para a maioria dos homens e para as mulheres nem se fala!

Posso dizer que há duas palavras atomatadas que uso sempre sem qualquer constrangimento:

- DESCULPA quando erro e erro muitas vezes
- OBRIGADO quando aprendo com os outros e com os meus erros

Resumindo e concluindo...quem nasce torto tarde ou nunca se endireita, hoje perante uma situação caricata em que entrevi, acalmei e solucionei e ao ouvir esta expressão, resolvi partilhar com quem me lê, porque quem me conhece sabe que é verdade!

Daí vos dizer, apelar, para que ninguém tenha medo de "ter tomates" porque todos somos capazes de ultrapassar e dobrar as esquinas da vida. Basta ter vontade férrea de as vencer de coração aberto!

Fotografia de José Rui Fernandes

11 comentários:

  1. Parabéns! Que mulher de fibra. Um furacão capaz de tudo. Queria ser só um terço assim e seria feliz.

    Felicidades para si e sua família linda.

    ResponderEliminar
  2. Ah mulher!!!
    É assim mesmo.

    Com eles, os "tomates" no sítio.

    É uma das razões porque gosto de ti.

    :)

    ResponderEliminar
  3. Hum... não conhecia essa expressão "com tomates". Então uma mulher com tomates é uma mulher guerreira, que diz - sem medo - sempre o que pensa e sente? Então acho que es mesmo "uma mulher com tomates." E além disso és uma pessoa muito querida. Uma fofa, como costumamos dizer aqui no Brasil.

    ResponderEliminar
  4. Natália Augusto
    É um trabalho diário e se tentares mais um 1/3 verás que quando deres por ela...tens tomates:)
    Tenho de facto uma família linda, embora às vezes os meus irmãos torram-me a paciência e com isso, ui, ui levam com tomates e dos verdes que é para doer mais:)

    Observador
    Ahhhhhh rapaz, faço minhas as tuas palavras..."è essa uma das razões porque gosto de ti":)

    Beijocas e obrigado pela visita:)

    ResponderEliminar
  5. Odele
    Ai amiga é tipicamente portuguesa e em sentido figurativo é o que refiro no texto e o que tu também acrescentas. Já agora tomates é um vegetal comestível como sabes, mas em sentido figurativo e malandro é o que vocês chamam aí "saco" hehehehehehehehe:))))
    Xiiii há quantos anos não ouvia essa expressão tão vossa: "fofa" e até a li dando a entuação:)
    Para mim és uma "mulher com tomates" e bastante fofa e especial:)

    Wind
    Vivaaaaaaaaaaaaaaaaa eh pá agora até que comia um docinho de tomate mas feito pela minha MR que está num lar em Fátima, tadinha há dias ainda falou nisso...como adorava rapar o tacho do doce:)))

    Beijocas e obrigadão pela visita:)

    ResponderEliminar
  6. uma mulher de tomates é raro de encontrar. hummm presentemente vai havendo mas são de silicone.Ah, são outros os tomates que falas? poça perdi-me . desculpa. mas é verdade tens tomates tens sim que eu sei, embora nao os veja sinto-os (ai Meu Deusisto hoje tá mau)nas tuas palavras nos teus textos. , ahhh e sao grandes os benditos a julgar pela foto! Nao me digas que nao sao teus!!
    kis Obrigada e desculpa sao estas as palavras que mais eu oiço aqui em casa ditas pela minha tia (mulher e tomates também)

    ResponderEliminar
  7. Avogi
    Sempre bem disposta e fizeste-me rir à gargalhada e olha que tu também és uma com eles no sitio:))))

    Beijocas e obrigadão pela visita

    ResponderEliminar
  8. Acredito piamente.
    Pena que só há bem pouco tempo vai reaparecendo a Padeira de Aljubarrota. Essa também os teve e, bem no sítio. Enquanto a mulher se deixar dominar , reservando-se à cozinha, minha querida, lá vão os tomates todos para o tacho.Estou em querer que muitas das vítimas que se dizem resignadas , em vez de meterem os tomates na sopa, deviam fazer sopas daqueles que se dizem que são de tomates. Certo ou errado? Se cada macaco estiver no seu galho, fora com os tomates.

    ResponderEliminar
  9. Não tenho dúvidas, que és uma mulher com tomates em forma de coração...
    Um xi.

    ResponderEliminar
  10. Espaço do João
    Tal e qual e subscrevo o que dizes e "resignação" muitas vezes pode ser "medos" e de ...medos ninguém vive e muitas deveriam ter tomates:)

    Kao
    Tal e qual:)))

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar