segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Pão por Deus!



















Um dia em que a pequena anda de porta em porta a pedir. Muitos recusam e outros, nomeadamente nos meios mais pequenos, vê-se os velhotes sentados à porta à espera dessa lufada de ar fresco.

Lembro-me do grupo das minhas que tantas vezes o fizeram e hoje por aqui são pouquíssimos os que aparecem.

Sempre soube desta tradição mas só há bem pouco tempo li a sua verdadeira origem na Wikipédia que é a seguinte:

"(...)Com o passar do Tempo, o Pão-por-Deus sofreu algumas alterações, os meninos que batem de porta em porta podem receber dinheiro, rebuçados ou chocolates. Esta actividade é principalmente realizada nos arredores de Lisboa, relembrando o que aconteceu no dia 1 de Novembro de 1755, aquando do terramoto de Lisboa, em que as pessoas que viram todos os seus bens serem destruídos na catástrofe, tiveram que pedir "pão-por-Deus" nas localidades que não tinham sofrido danos.(...)"

Se vos baterem à porta não neguem porque felizmente ainda há pardais puros e inocentes e "Faça o que puder, com o que tiver, onde estiver.(Theodore Roosevelt)" .

Também quero, truz, truz...amigo ou amiga...Pão por Deus, o que me darás?

(imagem Google)

13 comentários:

  1. Já se perdeu muito da tradição.
    Mas há razões para isso.

    A frase/pensamento de Theodore Roosevelt quase não se pode adaptar aos tempos que correm.
    Infelizmente, o tempo de abrir a porta já foi.
    Agora, fecha-se. Ignora-se quem está do outro lado e, principalmente, o que leva esse alguém a lá estar.

    Se por um lado nos tornamos mais egoístas, por outro existe o receio derivado de muita gente que bate à porta, quando bate, para fazer mal.

    Contudo, dar o que se pode dar a quem sabemos que precisa, independentemente da altura do ano, é um gesto que se recomenda.

    Bom feriado.

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente, como esta tradição do Halloween não é nossa e como de facto me chateia imenso estarem-me a tocar à campainha constantemente neste dia, não abro a porta:)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Ontem , quatro crianças bateram-me à porta e que disseram?... Pois, "Doce ou travessura" e eu lá lhes disse que soms portugueses e que não é asim que dizemos.
    Será que resultou?
    Bom feriado.

    ResponderEliminar
  4. Outras gentes, outros costumes. No meu tempo, castanhas e vinho. Que bom eram as castanhas assadas na fogueira!!!
    Era realmente o que se chamava de Pão por Deus. Hoje, até só aceitam dinheiro.

    Grato pela passagem no meu espaço. O escravo estava à disposição dos marialvas, mas com muito gosto. Foi um belo momento e, espero outros que tais. Cheguem-se, serão recebidos da mesma forma. Claro, não venham todos no mesmo dia, pois a objectiva não suportava tantos amigos. Se forem chegando aos pouco e pouco, vamos recebendo.
    Tenha uma boa semana. Um abraço de amizade. João

    ResponderEliminar
  5. FATYLY
    Bom entrar na tua cubata.
    Como tu abro a porta acho lindo.
    o meu neto ontem andou atà tarde vinha feliz com um saquinho de rebuçados...

    Um beijo

    ResponderEliminar
  6. Não sabia desta coincidência com o dia das bruxas no hemisfério norte, onde as crianças também chegam às portas alheias para pedirem doces. Aqui no Brasil no dia das bruxas é comemorado o dia do saci, seguido do dia de todos os Santos e amanhã é dia dos mortos (finados). Beijus,

    ResponderEliminar
  7. Observador
    Eu só conheci esta tradição em Portugal, mas de facto dizes bem "já se perdeu muito da tradição" e há que ter cuidado com quem nos bate à porta e repartir com quem precisa não tem hora e data marcada.

    Sideny
    já passou o feriado e com ele a ventania e hoje o sol brilha mas com frio:)

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  8. Wind
    Detesto o Halloween e quanto ao Pão por Deus este ano ninguém bateu à porta do meu prédio mas vi dois ou três bandos de pardais à solta a pedirem no café e lojas:)

    São
    Nunca ouvi essa expressão por parte dos gaiatos e quando as minhas filhas eram pequenas tudo era uma festa. Nos meios mais pequenos ainda existe a tradição, mas aqui morreu por completo até porque a garotada cresceu e voou para outras paradas e vi pouquissimas crianças..

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  9. Espaço do João
    No meu tempo e em Angola não me lembro dessa tradição, pois se havia nunca a fizémos. Só em POrtugal e com as filhas pequenas é que sim, e numa autêntica alegria.
    Não tens que agradecer:)

    Africa em Poesia
    Também gosto imenso de abrir a porta da tua cubata:)
    As minhas netas andaram com a mãe, mas pouco tempo porque o vento era por demais, mas à tarde fui vê-las com a minha mãe e levámos o nosso pão-por-Deus, uns autocolantes de parede made in China e lá nos mostraram o saquinho bem recheado:):)

    Luma Rosa
    Recordo-me disso, o dia do Saci:) mas conforme já disse só tive conhecimento desta tradição já em Portugal. Outras gentes...outras culturas... e todos deveriamos manter as nossas e não receber ou praticar as de fora, tal como o dia das bruxas, que parvoeira de palhaçada, mas respeito quem goste e faça.

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  10. Também não conhecia esta tradição !!

    Beijo meu Faty :)

    ResponderEliminar
  11. aqui na madeira ainda se preserva o hábito nas escolas das crianças levarem os seus sacos do Pao por Deus. depois faz-se a partilha dos frutos. aqui há mitos anos as crianças pobres iam com o seu saquito a casa dos rico se pediam pao por deus . e as pessoas davam os frutos da época: laranjas, castanhas, figos e romãs e essa tradição ainda se comemora nas escolas.
    pelas ruas e casa durante o dia já na se vê ninguém a cumprir a tradição. hoje em dia vai-se pó shoping neste dia comer mac donalds. (não tenho nada contra, alto lá)
    kis :(

    ResponderEliminar
  12. Toze
    Olha ele:):):):):) pois é mas só fiquei a conhecer em Portugal e as minhas filhas iam sempre no bando que existia aqui:)

    Avogi
    Desconhecia que faziam na escola, e sinceramente não sei se fizeram na das minhas netas, pois a pequenita ainda não voltou e a mais velha nada me disse. Também desconhecia que os pobres iam pedir aos ricos e shopping? só mesmo numa urgência:)

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar