domingo, 21 de novembro de 2010

Sintra troca iluminação de Natal por apoio social



"O aumento dos pedidos de ajuda levou algumas juntas de freguesia de Sintra a abdicarem da tradicional da iluminação de Natal para, em vez disso, comprarem bens alimentares e ajudar famílias carenciadas." (Diário Digital/Lusa)



Adoro o Natal, mas aplaudo de pé uma medida que subscrevo inteiramente.

Porque o exemplo tem de vir de cima, lamento que sejam apenas "ALGUMAS" (já tiveram o meu protesto) quando deveriam ser "TODAS AS JUNTAS DE FREGUESIA DE NORTE A SUL DO PAÍS".

O mesmo aplicaria ao tradicional fogo de artificio do fim do ano que para mim o som, maldito som que não esqueço é como "brincar às guerras"!

Sim é verdade, temos pela frente uma outra guerra, mas se cada um de nós "bater o pé junto da sua Junta e Câmara Municipal" por esta e outras medidas e denunciar/lutar contra a roubalheira que se sabe mas que teimosamente continuam a viver à grande e à francesa à custa de quem agora envergonhadamente "estende a mão", ACREDITO que sairemos do buraco onde nos meteram.

O mesmo deveremos fazer perante instituições - como funcionan, quem são, e o que fazem? e aqui englobo também todas as religiões versus igrejas!

Concordas? então mãos à obra e não "guardemos para amanhã o que poderemos fazer hoje!

(foto de Pedro Macieira-Blogue Rio das Maçãs)

30 comentários:

  1. Claro que concordo contigo!:)
    Tu já tens aqui no blog enfeites de Natal e não custou nada:)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Sem duvida que qualquer atitude que possa levar a quem mais necessita é de louvar. Já que os governantes não dão o exemplo que seja a sociedade civil a dar!

    ResponderEliminar
  3. Concordo em absoluto com a medida. Pena que poucos sigam o exemplo.

    ResponderEliminar
  4. Uma decisão importante da C.M. Sintra.

    A "minha" Câmara limita-se ao corte (cerca de 40%) nas despesas com a iluminação natalícia mas poupa aqui para gastar ali.

    Desde que o "ali" seja um trabalho útil, nada a dizer.
    A ver vamos.

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente.
    Pena que não sejam todos a fazer o mesmo.
    Um abraço de boa semana.

    ResponderEliminar
  6. Mas é claro que só posso estar de acordo. Moro no Concelho do Seixal e sei do desperdício desta Câmara. Sei que há actividades que são interessantes, mas que não são prioritárias. Ás vezes roçam a ostentação e o eleitoralismo barato. Estou-me a lembrar do Seixal Jazz e da Mostra Internacional de Medalhística... Em tempos de crise alguem deveria controlar e fiscalizar esse tipo de gastos.

    Gostei muito do teu blog. Parabéns!

    ResponderEliminar
  7. Wind
    e ando sempre à procura de enfeites pois há trabalhos lindissimos e de facto é um prazer incluido na factura da ZON lolll

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  8. F Nando
    Tal e qual mas a sociedade civil poderia fazer muito mais principalmente no que toca a não facilitar e ou colaborar com a corrupção dos governantes.

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  9. Krukes Kanhoto
    É verdade e no meio deste enorme galinheiro político ainda há quem continue a assobiar para o lado, porque julgam-se imunes mas um dia pode tocar-lhes à porta e já vi coisas do arco da velha!

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  10. Observador
    é precisamente sobre esse "trabalho útil" que deverá haver fiscalização e se não for, há mil formas da sociedade civil actuar julgo eu de que...

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  11. Kao
    é pena de facto porque muito se poderia poupar em vez de virem aos nossos bolsos já tão chupadinhos.

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  12. Jardineiro do Rei
    Tal e qual e cada um no seu conselho deveria debater-se contra esse desperdício, como faço por email ou in-loco, sem guerras e destruição.
    Já deve ser conhecida, mas obtenho respostas e já resolvi imensos casos que pertencem a todos, mas que a maioria quer lá saber!
    Ainda bem que gostaste e volta sempre que te apetecer.

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  13. Olha FATYLY por aqui ainda nao ouvi dizer nada de cortes mas penso que há-de haver luzes e enfeites e comida e tudo que nós somos o povo superior e a crise passa ao lado
    kis :=(

    ResponderEliminar
  14. Também acho muito luxo para tanta miséria! Melhor dar o pão do que luzinhas pisca-pisca!!

    Fatyly, vem cá!! Deixa te dar um abraço bem apertado, destes de quebrar costela! :=))) Você é linda!!

    Boa semana! Beijus,

    ResponderEliminar
  15. Também acho muito válida essa iniciativa. Gastar com as pessoas carentes em vez de gastar excessivamente com enfeites de Natal. E com frequência há exageros nesses gastos.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  16. Avogi
    Na Madeira há o factor "turismo" que é bom para a ilha, mas nunca soube se os gastos públicos foram ou serão custeados pelos mesmos - o povo, porque nisso o Alberto consegue tapear e bem!

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  17. Luma Rosa
    Tal e qual e agradeço imenso o "quebra costela" que me soube lindamente. O teu espaço e tudo o que tens lá posto é que me põe um sorriso, outros a pensar e outros a dizer "êta acertou mesmo":) e também és de facto linda:)

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  18. Odele
    Aqui cada rua havia a participação por parte dos comerciantes que pagavam à Câmara. O ano passado por causa do fecho de muitas lojas, as ruas ficaram sem nada, outras pareciam de dia:) e todos os edificios, rotundas, etc. exclusivamente municipais hoje estão reduzidas a 1/3 pela medida de "contenção de despesa em prol de quem mais necessita", o que eu acho muito bem. De facto era um exagero quando há tanto que fazer e dar!

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  19. Olá

    Aqui na minha terrinha é ao contrario.

    Já á luzes por todo o lado

    beijocas

    ResponderEliminar
  20. Acho que devia ser uma obrigação de todas as câmaras e não só dessa. Parabéns pelo feito!

    ResponderEliminar
  21. E...Porque não havia de concordar? Não vejo qual a razão para se deitar tanto dinheiro à rua. Não será pelas iluminações que se vai deixar de realizar o natal.
    Eu já comecei a embelezar o meu espaço.
    Grato pela passagem no mesmo espaço.
    Quanto a Goiabas, dão-se perfeitamente desde que não apanhem geadas.

    ResponderEliminar
  22. Kito
    Também acho, mas nesta que é minha há quem fiscalize se efectivamente a "poupança" tem o destino para que foi proposto.

    Espaço do João
    Concordo totalmente contigo e quanto às goiabas desconhecia por completo, porque conheço quem tenha as árvores mas nunca deram fruto:(

    Beijocas e obirgado

    ResponderEliminar
  23. FATYLY
    o que te aconteceu??????
    nao me deixes sem saber de ti
    please,
    kis :=(

    ResponderEliminar
  24. Fatyly, mh amiga, por onde andas?
    Nem um post?
    Um beijinho.
    Kao.

    ResponderEliminar
  25. Avogi
    Ontem fui para casa da filha, fiquei por lá e fui buscar as netas e claro tratar delas até os pais chegarem. Depois vim aqui um bocadinho e até respondi ao teu post, mas deitei-me cedo!
    Felizmente está tudo bem:)

    Kao
    Hoje de manhã fui alinhar a direcção do carro, ar nos pneus, levar umas coisas à minha mãe e entreguei-o ao mecânico daqui do meu prédio que vai levá-lo amanhã à inspecção porque estou sem pachorra para aturar aquele bando de melros lolll e passei a tarde recostada a ver NATAÇÃO:):):):)

    Beijocas às duas e obrigado pela vossa preocupação

    ResponderEliminar
  26. Eu com o meu "por onde andas?" só queria saber se estavas bem.
    Mais nada.
    Obrigada pela pronta resposta.
    :))

    ResponderEliminar
  27. Kao
    Claro meu doce e eu percebi:)

    Beijocas e obrigadão

    ResponderEliminar
  28. Gostei deste post e dos seguintes e da tua visão da vida. Realmente ainda se pensa mais no bonitinho e no colorido, como se estivéssemos num país de contos de fadas. Pequenos passos que são de louvar, quando no país há pessoas a passar fome. Vi na televisão o presidente da câmara inaugurar a iluminação de Lisboa. Como Pilatos arranjou crianças para carregarem no botão, como que dizendo: é disto que eles gostam, e depois lavou as mãos esquecendo-se dos sem abrigo e dos mais desprotegidos que dormem nas nossas praças e nos tuneis do metro.
    Um pouco"mundo cão".
    Beijos

    ResponderEliminar
  29. R.Rudoisxis
    Há que valorizar o colorido da vida mas não da forma como Portugal está a ser governado. Tenho andado atenta e de facto as iluminações são menos de metade do que do ano passado e assim poupam em prol de quem precisa.

    Beijocas e obrigado pela tua presença

    ResponderEliminar