segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Coisas que me tiram do sério!










1- Li a notícia aqui bem mais completa e muito menos alarmista do que a que a minha mãe ouviu na televisão, que iria faltar açúcar porque no Brasil a cana do açúcar era destinada à produção do Diesel e que blá, blá, blá...e na tacanhez do povo português ficou só retido "vai faltar" e de imediato açambarcar o mais que podiam.

Sei dessa produção, mas o maldito jornalismo televisivo é tão sucinto que não disse que o Brasil é enorme e que tem plantações de cana para o açúcar e outras para o Diesel e que Portugal sendo apenas do tamanho de São Paulo (a grande Sampa)pode abastecer-se noutros locais e...que enfim, coisas que vocês também sabem!

Alertada pela minha mãe, disse-lhe que já tinha lido, mas filha vê a reportagem na SIC e lá liguei e vi uma jovem jornalista que tem de fazer figura de parva, que me virou as tripas:

"O Sr. veio ao súper à procura de quê?" de açúcar, apesar de ser sozinho e diabético, levo 10kg, o máximo que deixaram. Por o português ser imensamente imaginativo/criativo mas só quando lhe convém, fiquei a pensar, das duas, uma
- será que é para vender duplicando ou triplicando o preço?
- ou será para distribuir pela família(o que duvido)?

"E a Senhora?" olhe menina,nem sabia que havia falta e só me apercebi pelo movimento em torno das prateleiras, levo dois como sempre faço quando acaba porque me dá para muitos meses.

Há uns anos foi com o arroz e recordo bem o que passado uns meses era ver no caixote do lixo quilos de arroz com gorgulho ou humidade versus estragado. Uma tristeza!

O açambarcamento de alguns, leva a que outros não tenham e como os nossos noticiários com o péssimo jornalismo de "impacto" podem despoletar problemas graves

2- Por falar em jornalismo, o que está na berra é o Wikileaks. A classe política e não só, fervilham porque a maioria tem rabos-de-palha esquecendo-se dos graves problemas internos. Não sei inglês e acredito que muitos como eu também não sabem e lendo aqui e acolá vou-me apercebendo de algumas coisas sem entrar em histerismos. Sendo a internet uma janela aberta
para o mundo, por vezes com "efeitos de boomerang" ainda não percebi realmente a ideia de Julian Assange - será política, jornalística, totó ou maquiavélica? E porquê só agora quando o site foi criado em 2007 (vedado) e abriu não sei se em 2008 ou 2009? Conspiração contra Obama? e porque não o fizeram antes contra Bush e o seu belo reinado?

Alimenta barriga? Não!
Soluciona problemas internos? Não!
Melhora a cabecinha dos políticos? Não!

Então...

Eh pá, bem luto contra uma geração de oprimidos, depressivos, tristes e desorientados e sinceramente quero lá saber de tais notícias, que se entendam e se é para mandarem um míssil, que mandem vários de uma vez por todas para acabar esta "pouca vergonha mundial", porque os que se julgam impunes e ou imunes também sofrerão as consequências, oh se sofrerão e nós...entre mortos e feridos alguém há-de escapar para restauração de um novo mundo.

Noutro contexto...

3- Por dois dos desportos de inverno estarem suspensos devido ao mau tempo, ao fazer zapping nos três canais, as galas de Natal em prol dos desfavorecidos, os Ídolos e o seu maravilhoso júri e a Casa dos Segredos, é de vomitar as tripas. Venha o diabo e escolha.

Voltei ao canal do desporto. Foram suspensos! Apaguei a televisão e como sempre adormeci num sono tranquilo, mas sonhei e só me lembro de ver "figuras públicas" envoltas em melado e a serem papadas por enormes vespas. Credo!

Acordei assarapantada e matei uma melga! Voltei a adormecer!

18 comentários:

  1. Então minha amiga!!!
    Que é isso? Assustada com a palermisse das notícias? Então não vê qua a comunicação social é o primeiro poder em Portugal? Mete nojo. E Os comentaristas? E o futebol? E as boas regras de comunicação? Olhe:- Eu costumava ouvir ao deitar certos comentários dum senhor, chamado Carlos Amaral Dias. Deixei de o ouvir, pois ele arranjou uma nova maneira de se exprimir. Durante uma hora de diálogo com o jornalista, esse senhor em cada frase de duas palavras, aplica " não é " ou "tás a ver"... Pessoa digna de se ouvir.
    É como a palavra "pá" ou a frase " ou seja" ou o tal " psicológicamente" etc.etc. etc.

    Técnica de jornalismo de quem tem muito pouco para dizer. E...Assim vamos cantando e rindo... Confundindo o zé.

    ResponderEliminar
  2. O problema aqui que ninguém nos ouve, é uma maneira das mais descaradas para aumentar e muito o preço do açúcar, vais ver daqui por uns dias, vamos pagar mais 40 a 50 cêntimos em quilo. Agora o Wikileaks não é assim como nos fazem querer que só agora é que aparecem porcarias dos políticos, já aparece desde a sua fundação, agora é que está a ficar na moda porque os camelos dos políticos estão a entrar no barulho, ah o cromo que manda no mundo lá o barraca abana não é santo algum, antes pelo contrário. A mim não me entra muito bem na minha cabecinha os políticos serem prémios Nobel, mas isso seria outros quinhentos, eu até penso que ele é criminoso de guerra vê lá!!
    O jornalismo aqui em Portugal não existe é medíocre chega a meter dó, basta ver os acontecimentos recentes de tragédia e ver eles a fazerem perguntas estúpidas, (como se sente, com foi quando chegou a casa e a casa estava sem teto o que vai fazer,) depois quando fazem directos é de rir treinam as perguntas antes, “ olhe vou fazer está pergunta senhor presidente, vá pensando como responder, enfim, um dias destes vou gravar um directo antes de ele entrar no ar, e o postar por aqui na net. Mas se quiserem fazer uma pesquisa na net podem ver as asneiras que se fazem nos directos dos nossos jornalistas, pesquisem a palavra “ feed”
    A televisão aqui em Portugal não é muito diferente dos outros, se forem canais livres, tal como os canais generalistas, agora sem formos ver os canais de subscrição estamos a léguas. E sei do que falo porque os tenho todos, ou quase todos da Europa aqui que ninguém nos ouve.
    Beijos e aquele abraço que só eu e tu sabemos 

    ResponderEliminar
  3. já sabes que os jornalistas soa alarmistas pois vivem desse impacto nas pessoas e tratam de filmar os momentos mais frágeis.
    mas digo-te português que se preze as açambarca tudo sem prensar nos outros. o que importa é ter o intestino cheio. e como diz o herman são resmas de pessoas atrás de um saco de açúcar basta dizer ao vento que vai faltar para irem todosnum passeio de domingo rapar as prateleiras dos hiperes
    kis :=)

    ResponderEliminar
  4. Espaço do João
    Assustada eu? não, talvez mais enfurecida porque há muita gente que não sabe fazer uma triagem e depois é o que se sabe.

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  5. Setesois Seteluas
    Tal e qual meu amigo, o aumento e sobre isso ninguém diz nada muito menos os jornalistas.
    Tu percebes muito mais do que eu no que toca a este mundo cibernaútico:) mas eu continuo muito céptica sobre a santidade ou inocência do "publicador", aqui tem que haver altos "acordos de conveniência" e pagos sabe-se lá como.
    Do nosso jornalismo já uma vez te disse, se me fizessem perguntas bestas após uma catastrofe minha nossa senhora voaria tudo. Mas por outro lado lamento o trabalho deles, quase obrigados a fazerem perguntas parvas e doentias porque o povo adora ver "a arder a casa do vizinho"!
    Sobre Obama, também sabes que mantenho a minha opinião, embora respeite a tua:)

    Aquele abraço sincero e obrigado

    ResponderEliminar
  6. Avogi
    Tal e qual e há que saber dosear tudo o que nos dizem através da caixa mágica.

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  7. Olá

    Basta dizer que vai faltar(vai é aumentar o preço ) isso nâo dizem eles nâo convém, para as pessoas ir a correr comprar todo o que for possivel.

    É o costume.

    E a tele visâo é boa é apagada. Cada vez esta pior, é muito raro haver um progama de jeito, entâo agora nesta altura é o costume.

    beijocas

    ResponderEliminar
  8. Ufa ... como te entendo Fatyly ...
    essa corrida ao açúcar só mostra como existe tanta gente burra ... por isso o país está como está ...

    o Wikileaks está na moda pois os jornalistas deixaram de existir ... não fazem investigação ... são uns paus mandados ....

    quanto ao Assan (ou lá como ele se chama, i.e. o tipo do Wikileaks) ... já alguém perguntou como a informação chegou a ele? que eu saiba ele não trabalha na CIA .... nem nos serviços secretos, nem em algo similar ... )

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Só duas coisinhas, Fatyly.

    - Julian Assange, fundador do Wikileaks vai hoje a Tribunal e pode ser extraditado.
    Recorde-se que o Wikileaks foi fundado na era Bush e que actualmente tem nos republicanos uma enorme dose de apoio. Está bom de ver porquê.

    - O ministro da Agricultura e Pescas, António Serrano, apelou hoje para que não haja açambarcamento de açúcar e assegurou que a situação será normalizada nos próximos dias, com este produto a ser vendido sem alteração no preço.

    ResponderEliminar
  10. Sobre a Wikileaks o Observador já te explicou mais ou menos:)
    É uam espécie de "Terrorista":)
    Quanto ao açúcar a explicação que ouvi, é que estava a ser pouco fabricado nas refinarias, tanto que os grandes centros ao pé de mim, só deixam trazer 2 pacotes de açúcar a cada pessoa.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Sideny
    eles garantem que não vai aumentar. Enfim!
    Ah a melga...há muito que não me acordavam:)

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  12. Isabel Filipe
    Infelizmente a burrice é notória. Quanto ao Assange, pois claro ou conseguiu entrar nos computadores fechados a sete chaves ou deram-lhe a papelada embaraçosa! Enfim!

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  13. Observador
    Anotado e Assange para já saiu sob fiança numa das acusações e veremos o que sucederá daqui para a frente! Quanto ao açucar, reparei que ontem já havia ou então calhei na hora que ainda não tinham limpo as prateleiras. Não trouxe porque tenho!

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  14. Wind
    Sim já fiquei mais a par da situação:) e quanto ao açucar, conforme disse ao Observador já o vi, mas não trouxe nenhum porque o que tenho (comprado antes desta pessegada toda) chega para muito tempo.

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  15. Uma coisa doce não se procura. Encontra-se.

    :):):)

    ResponderEliminar
  16. Observador
    grande resposta e merece destaque:):):)

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  17. Eu não vejo TV, desabituei-me e agora não suporto os programas, os intervalos de 20/30 minutos, etc.. Mas leio jornais. Acontece que essa notícia do açucar me escapou e só me apercebi da coisa quando tudo voltava ao normal. Diverte-me imenso imaginar o pânico ou a sovinice de muitos. Mas imagina que um dia acontece___ o que se viveu nos anos da II Guerra. Pois, adeus civilidade. é a luta pela sobrevivência e viramos todos lobos!

    A Wikileads: é uma espécie de contra-poder. Sim, lamentavelmente não "rebentou a bomba" com o sr. Bush. Sim, ninguém estranha a estratégia americana, esta soft-espionagem diplomática. Mas faz bem, de tempos a tempos, uma pequena limpeza aos circuitos "fechados" do sistema político vigente.

    Depois, adoro o teu interesse (fora de série) por certos desportos. "Venham mais cinco"!

    E essa da melga, lembrou-me aquele vídeo (entrevista) do Obama. Também tens bons reflexos? :)

    Continuas cheia de vida___ para dar e vender. e isso é bom, minha querida Fatyly.

    ResponderEliminar