terça-feira, 14 de junho de 2011

Sou Dadora há 35 anos e esta notícia é REVOLTANTE

E MOSTRA BEM O DESCALABRO EM GASTOS DESNECESSÁRIOS que todos somados LEVARAM PORTUGAL AO ESTADO DE COMA!!!!!!

Tiro-lhe o meu chapeú Dr. Álvaro Beleza e oxalá que o novo governo oiça as suas "reclamações"!!!

Portugal destrói plasma e compra ao estrangeiro devido a problemas com concurso












O presidente do IPS, Álvaro Beleza, confirmou desta forma a notícia hoje avançada pelo Jornal de Notícias de que "metade do sangue doado vai para o lixo" e que está a marcar este Dia Mundial do Dador de Sangue.

"É Portugal no seu pior", desabafou aos jornalistas Álvaro Beleza, que desde fevereiro dirige o IPS e, desde então, já alertou as autoridades para a situação, segundo disse.

Em causa está a utilização do plasma, componente do sangue que é recolhido anualmente.

Portugal utiliza 400 mil unidades de sangue, das quais 90 mil de plasma para uso direto nos hospitais.

Devido a um problema com o concurso para a inativação e fragmentação do plasma, este é destruído e há dez anos que é assim.

Para Álvaro Beleza, a situação é revoltante e, para já, poderá ser parcialmente resolvida através da utilização dessas 90 mil unidades de plasma pelos hospitais.

No entanto, enquanto a questão concursal não se resolver, as restantes mais de 300 mil unidades de plasma continuarão a ser incineradas e Portugal a pagar 70 milhões de euros na sua aquisição a outros países.

Nas contas de Álvaro Beleza, mesmo que em matéria de plasma Portugal não se torne para já autossuficiente, o aproveitamento do plasma do sangue recolhido poderia gerar poupanças na ordem dos 15 milhões de euros anuais.

O especialista espera que este problema se resolva rapidamente e que o mesmo não abale a confiança dos portugueses, bem como a sua generosidade e vontade em doar sangue.

Para já, avança a campanha "Dador Salvador" que visa incentivar a recolha de sangue o mais cedo possível, de preferência a partir da maioridade.

Para tal, unidades móveis do IPS vão estar nas praias de Monte Gordo, Carcavelos, Quarteira, Póvoa do Varzim e Figueira da Foz.

Nesta campanha, o IPS espera recolher cerca de quatro mil unidades de sangue.

(De: SIC NOTICIAS - 14/06/2011)

20 comentários:

  1. Wind
    é de facto absurdo...eu já tinha ouvido falar disto, mas agora fiquei com a certeza e reclamei como sempre para os locais próprios! Infelizmente mais uma despesa que poderia ser evitada, não fosse a indiferença de quem governa!

    Beijocas eobrigado

    ResponderEliminar
  2. Avogi
    é de facto, mas real e quantos absurdos mais não estarão na gaveta à espera de ...sei lá o quê e a gastarem o que é nosso???? enfim!

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  3. Pior é que "absurdos" desses há muitos.
    Uma beijoca e boa semana.
    Kao

    ResponderEliminar
  4. Hugo de Macedo
    com esta pequena amostra poderemos calcular o que vai debaixo do tapete em termos de gastos públicos.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Kao
    Tal e qual mas não fico calada e metralhei em todas as direcções:)
    Boa semana também para ti e todos os teus!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Esta noticia é mais que revoltante.

    Andam as pessoas a doar o sangue para eles depois o deitarem fora!!

    M.... de país este.

    beijocas

    ResponderEliminar
  7. Quanta incompetência e não parabenizo o Sr. Álvaro Beleza porque o achei incoerente, afinal, diz que fazem 10 anos que é assim - depois diz que espera que se resolva rapidamente (?) e, só agora é que vem dizer isso a publico? Pois não é um sonso? Beijus,

    ResponderEliminar
  8. FATYLY
    eu ouvi a noticia e nem queria acreditar.
    Masé por isto e muito mais que o País está como está.


    um beijinho para ti

    ResponderEliminar
  9. Sideny
    é revoltante sim senhora, mas não deitam fora a recolha toda. O sangue é analisado, fica em observação/conservação depois de todas as análises e separado todos os seus componentes apenas um dos componentes do mesmo - O Plasma é que se deita fora...enfim!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Luma Rosa
    Relê novamente a notícia, Álvaro Beleza, não é incoerente nem sonso, porque foi nomeado e exerce funções desde Fevereiro deste ano, e começou logo a lutar contra este "desperdício que se arrasta há mais de dez anos". Eu como sou dadora soube disto há uns 5/6 anos disto, mas sinceramente pensei que o assunto já tinha sido resolvido e eis que com este novo Presidente do Instituto Nacional de Sangue...afinal não foi resolvido e abafado pela anterior administração.

    Oxalá ele consiga mais "esta poupança" para o país e sobretudo por respeito a quem faz o acto de solidariedade que é "doar sangue".

    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Africa em Poesia
    Tal e qual e não é contestando, barafustando ou criando guerras nas ruas que as coisas se resolvem...é entupir os e-mails, ou enviar correspondência e protestar nos locais próprios - foi o que eu fiz e já tive algumas respostas, pedir satisfações a quem de direito e é por estas e por outras que há poucos dadores de sangue.
    Isto é uma pequena amostra do que realmente está errado no país.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Revolvante é mesmo o mínimo que se pode dizer de uma situação dessas.

    beijos.

    ResponderEliminar
  13. Odele
    A coisa está a mudar de figurino e oxalá que mudem, porque pelo que ouvi na última dádiva...muitos irão deixar de dar sangue o que é mau, muito mau. Enfim...coisas aparvalhadas de governos mal sucedidos!

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar