sexta-feira, 15 de julho de 2011

no 52... já ninguém mora!


















Sentia que havia algo de anormal contigo minha filha, apesar de todos que te rodeavam dizer que eram coisas da minha cabeça.
Não, não era e pus-me a caminho onde as portas foram abertas. Depois de seis longas horas bem penosas, rodeada por oito médicos, ironicamente 52 vezes picada teria que aguardar pelo veredicto: se o que tinha sido descoberto fosse através do sangue, não haveria nada a fazer, se fosse através da urina, teríamos mulher.
Eras tão pequenina nos teus seis meses, tão indefesa e na saída sentei-me no último degrau de uma escadaria sem fim. Chorei e as minhas lágrimas molharam o teu rosto acalmando o teu gemer já que os teus bracinhos e calcanhares ficaram numa lástima!
Apesar de não ter dormido durante quatro dias e quatro noites e agarrada à esperança de que tudo iria dar certo, esperava o alô dos vários contactos que dei. Trabalhei o dobro porque é no trabalho que carrego baterias!
Ainda hoje é tão nítido o teu olhar meu amigo: Fatyly telefone...é para ti mulher e ainda sinto o teu abraço enquanto ouvia a frase mais bela e tão aguardada: venha amanhã de manhã, porque vamos ter MULHER! Desliguei, rodei e foi no teu peito que dei vazão a tanta dor sufocada e em peso a secção, advogados e directores envolveram-me numa bola humana!
A família emudeceu porque viram que eu tinha razão. Os meus pais foram os únicos que estiveram sempre presentes. Para os exames e vistorias, ia no comboio das 5,30h e estava no hospital às 6,40h da manhã.
Da boca do pai nunca ouvi uma palavra amiga ou de força, nunca me acompanhou ao hospital, talvez tenha sido a forma que encontrou para o seu sofrimento interior. Nunca soube!
Mas para ela ainda hoje o avô é recordado como o pai presente mas ausente que teve.
Nunca faltei, mas se entrasse depois das onze, perdia o direito ao subsídio de almoço. Ao meu chefe (já falecido) devo os 15 ou 20 minutos que por vezes chegava atrasada nesses doze anos bem penosos onde alguns dos exames eram feitos perto do hospital, ironicamente no nº.52.
Tudo foi ultrapassado porque eu venci, tu venceste, eles venceram.
Hoje, apesar de "baixinha" és linda e a segunda flor mais bela do meu jardim!
És o amor do teu amor que é tão alto como alto é o teu sentido de simplicidade ao enfrentares a vida. Já me deste um neto e vem outra a caminho.

Voltei à rua que tantas vezes foi molhada por lágrimas e parei naquela porta que tão bem conhecia e com a mão pousada na maçaneta, não me contive e chorei de olhos postos e pensamento... sei lá onde.

Senti uma mão no meu ombro...desculpe minha senhora...no 52... já ninguém mora!

19 comentários:

  1. Pois é, e agora sou eu que estou a chorar. Um forte abraço para ti, para ela, para o neto e felicidades para o vindouro. Escreves coisas tão bonitas, mas esta deixou-me muito comovido. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Fatyly
    Fiquei sem palavras.
    Texto lindo.Sofrido mas cheio de amor.
    Amiga o Amor vence sempre. A vida aqui foi a grande vencedora e a grande lição-
    obrigada por este momento belo.

    brigada por voltares ao meu cantinho

    GOSTO MUITO DE TI...

    ResponderEliminar
  3. Fatyly

    Fiquei com a sensação de ter lido uma imensa estória de amor, contada com o coração.

    Desculpa mas não consigo dizer mais nada.

    Felicidades para todos, grande mulher!!!

    ResponderEliminar
  4. Lindo, cativante e tão eternecedor!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Constantino, Guardador de Vacas
    Já passou e foi de facto uma das várias batalhas bem sofridas que tive de enfrentar ao longo da minha vida, sempre em crise.

    Uma beijoca sincera e aquele abraço

    ResponderEliminar
  6. Africa em Poesia
    E foi a mais pura das verdades. Obrigado eu e também gosto muito de ti e do teu cantinho, quando consigo entrar:):):) é que por vezes empaca:)

    Uma beijoca sincera e aquele abraço

    ResponderEliminar
  7. Observador
    Observador
    e é de facto, porque amo muito as minhas filhas, mas a mais nova deu-me água pela barba e quando recordo...fico como tu:)
    De repente lembraste-me esse meu colega que trabalhava mesmo ao meu lado (as secretárias eram agrupadas duas a duas) que dizia sempre "grande mulher" e eu respondia-lhe "oh pá sou tão pequena ao pé de ti pois és tão alto" loll
    Os meus colegas de trabalho, incluindo os superiores todos eles(as) foram presentes e amigos nas horas tão dificeis! Alguns já faleceram mas quando encontro alguns...é uma festa e perguntam sempre pelas filhas mas a mais nova será sempre "a pequenina", porque de facto ficou no 1,44m:)

    Uma beijoca sincera e aquele abraço

    ResponderEliminar
  8. Kruzes Kanhoto
    Dizes tudo e o meu obrigadão:)

    Uma beijoca sincera e aquele abraço

    ResponderEliminar
  9. Wind
    Obrigada amiga:)

    Uma beijoca sincera e aquele abraço

    ResponderEliminar
  10. ... mas morou em tempos uma mulher que ainda hoje é lindA!
    Muitos beijinhos Fatyly

    ResponderEliminar
  11. Fizeste-me recordar tempos idos...
    Quando parti pela primeira vez da minha terra, meu pai disse-me:-Filho, estás quase a ir para a tropa, quando chegares a Lisboa, foge parabem longe, pois irás para a tropa e nunca mais te vejo.
    Não foi necessário fugir da tropa, não fui combater, mas estava destinado que jamais veria o meu pai. Passados dez anos sem o ver tive a derradeira notícia. Concretizou-se o que ele dizia, nunca mais o vi.
    Sei bem quanto sentes.
    Um abraço de amizade. João.
    Em tempo; A cadela a que perguntas o nome, é filha da "Merkel" e chama-se "Luna".Felizmente não é filha de pastores alemães.

    ResponderEliminar
  12. Boa noite.
    Fico muitas vezes sem palavras e outras até choro como (já o fiz no teu ombro), mas no fundo senti uma alegria enorme em ter uma amiga com a tua força, o teu querer, não há palavras para explicar essa tua grandeza. Já conhecia parte deste teu desabafo se assim o posso chamar, mas fico tão feliz por mostrares essa tua gradeza sempre na maior das simplicidades, como é bom te ter como a melhor amiga. Mais um vês carrega-te o meu coração.
    Aquele abraço muito mas muito apertado amiga.
    Ps: vais ver era a mão de Deus no teu ombro…

    ResponderEliminar
  13. Mfc
    pois é, foram tantas as vezes que lá fui...enfim já passou. Obrigado:)

    Uma beijoca sincera e aquele abraço

    ResponderEliminar
  14. Espaço João
    também tiveste a tua dose de angústia e sofrimento, no fundo todos temos momentos bons e menos bons e vamos vencendo da melhor forma que soubermos.
    Ah a Luna, pois é:):)
    Obrigado.

    Uma beijoca sincera e aquele abraço

    ResponderEliminar
  15. Setesois
    Também tenho o enorme prazer e honra de te ter como amigo e conhecer-te pessoalmente. TU também tens uma grandeza interior e graças a isso também aprendi muito contigo e só tenho pena que mores tão longe que tinhas sempre quem te fizesse uma rasa na tua belissima horta:):):)
    Acredito sim, que quando há uns anos passei pelo local e de facto já tinha encerrado, foi de facto Deus que me mandou aquele toque suave na mão daquele senhor, porque me viu, como dizer...meia perdida nos pensamentos:):):)

    Obrigado amigão e não te esqueças do que sempre te disse:)

    Uma beijoca sincera e aquele abraço

    ResponderEliminar
  16. Que texto lindo e comovente minha amiga. Que bonita és. E certamente que linda é a tua filha que sempre teve em ti a mãe e a pai. As tuas filhas certamente sentem orgulho de de ti.

    Beijinhos com imensa ternura.

    ResponderEliminar
  17. Fatyly, escreveu com a alma e não pude conter minhas emoções. A vida foi de labuta e dor, mas teve recompensas! Parabéns pelos filhos e netos que muito alegram o seu coração!! Paz!! Boa semana! Beijus,

    ResponderEliminar
  18. Odele
    Obrigado amiga e de facto sempre fui pai e mãe, mas foram anos com cada episódio e etapas que hoje dá vontade de rir, mas na altura tirou-me do sério! Já passou e agora será o nascimento da neta e já sinto as dores, fogo:) Ela já está com baixa porque o peso é grande mais parece um pião e o meu neto anda sempre a mexer na barriga para ela vir brincar com ele:):)

    Uma beijoca sincera e aquele abraço

    ResponderEliminar