sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Pequenas coisas minhas que sempre fizeram diferença!

1- Não bebo água engarrafada, mas sim da torneira.

2- Nos produtos alimentares, de limpeza ou higiene opto sempre pelas marcas brancas e nunca trago nada que esteja fora da lista que levo. Nunca compro fruta que não seja da época e até esta é "linha branca". Vou uma vez por mês e outra com a minha mãe e amiga. Os legumes, peixe e carne congelo-os por doses.

3- Até vir a água quente para o duche, o chuveiro está dentro de um balde que depois é aproveitada para a sanita, lavagens e até para beber (aqui ponho um garrafão).

4- Só ligo a televisão quando quero ver algo, ao contrário de muitos que mal chegam ligam para sentirem "companhia".

5- O despertador avariou, era digital e optei por um velho de corda e luminoso! Antigamente nem dava pelo seu tic-tac que agora irritou-me, mas já me habituei e já não o oiço!

6- Não deixo nada em stand-by e só tenho lâmpadas economizadoras. Com as recentes LED ainda pouparia mais, mas são imensamente caras e para já não compensa o investimento.

7- Tudo que possa fazer a pé, não levo o carro e chega a estar parado uns dias para compensar outros que seja preciso!

8- Como estou atenta aos preços dos combustíveis, opto sempre pela mais barata. Felizmente o meu velho carro continua a gastar muito pouco. Quando vou a casa da filha mais nova ponho sempre numa de uma grande superfície (o que aqui não temos por perto) e poupo!

9- Já não me lembro da última vez que fui a um restaurante...minto, na última vez que tive de SOS avó almoçava fora...no alpendre.

11- Tudo o que sobra é guardado, congelado e como sabe tão bem andar uns dias sem cozinhar!

12- Bebo um café de manhã e compro duas carcaças. Como não gosto de pão, quase sempre sobra uma e congelo. Depois estou uma semana sem comprar.

13- O papel da impressora é reciclado e tudo que é imprimido e depois não é mais necessário, corto aos quadrados e serve de bloco de notas!

14- Volta e meia vou aos cadernos das filhas, porque mãe que se preze fica sempre com "tralha dos filhos que já voaram". Aproveito as folhas que não estão escritas e servem para os desenhos, recortes, aviões, etc. que as netas tanto gostam de fazer.

15- Não tenho vergonha nenhuma em aproveitar roupa que me dão e os meus também não! E Com crianças porque não "rodar" a roupa entre familiares e até amigos com filhos de idades diferentes? pois, muitos têm vergonha mas nós nunca tivemos!

15- Raramente faço fritos, mas quando faço não deito o óleo pelo ralo abaixo. Ponho numa garrafa de plástico e bem embrulhada num saco igualmente deito no lixo comum, por não ter por aqui "recolha de óleos". Faço a reciclagem de todas as embalagens!

16- Ando sempre com sacos de plástico que só depois de muito gastos é que uso novos que me são dados no hiper!

17- Felizmente só tomo um medicamento por dia e optei pelo genérico. Outros, como pomadas mas não comparticipadas, também procuro "genéricos" que fazem o mesmo efeito!

18- Mas não há bela sem se não...fumo, embora muito pouco, mas fumo 5 cigarros por dia! Há meses deram-me uma máquina para fazer cigarros e com paciência faço-os na perfeição e sem desperdiçar nada. Compro um saqueta de tabaco - 2,95€ que dá para 55/60 cigarros. Uma caixa de 300 invólucros com filtro por 1,75€.
Cada maço do que gastava, com 20 cigarros custa 3,50€...e fazendo contas...tenho poupado muito! Deveria cortar, mas ainda não consegui!

A vida é dura mas há que saber viver com o que se tem e melhores dias virão e aí poderei fazer uns extras!

14 comentários:

  1. Eu gabo toda esta tua gestão e dou-te os parabéns por conseguires evitar os chamarizes de supermercados, usares aquelas lâmpadas de velar mortos e tal. Dou-te com sinceridade. Mas diz-me uma coisa que me intriga se quiseres. Com tanta poupança e boa gestão de recursos para que é que queres o subsídio de férias e de natal. Olha se não cortarem os teus, manda para cá que eu sou bué de consumista. Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Mas que gestora!!!Era uma assim que o governo precisava. Admiro-te mulher . e muito eu tb sou poupadinha, mas não tanto. Adorava ser assim , mas sou casada e quando um nao poupa...
    mas digo-te se vivesse sozinha seria assim mais comedida pois por experiência quando estou só não gasto. admiro-te por seres assim e por seres frontal dizendo, aliás colocando aqui essa tua faceta-
    kis :=)

    ResponderEliminar
  3. Por cá, excepto quanto ao 18, faz-se praticamente a mesma coisa. E, já agora, mais uma dica, Guardo num mealheiro todas as moedas estrangeiras de 1 e 2 euros que me vêm parar à carteira. Chegados ao Verão as férias estão pagas...

    ResponderEliminar
  4. Vitor Fernandes
    Esta gestão é a que sempre fiz, não agora, porque toda a minha vida andei em crise e criei duas filhas sózinha e o único bem que tenho é um carro com 16 anos:)
    Sinceramente e não sendo funcionária pública sou totalmente contra os cortes que referes, não é justo pois bastaria os milhares de topo e reformados de pantufas como Mário Soares, que para além de não irem receber, abdicarem de parte das suas chorudas reformas e acumulação de funções remuneradas e com isso, subiriam o patamar...por exemplo para quem ganha acima de 3.000 ou 4.000 euros.
    Não sou nada consumista, e se não me cortarem dá para pagar o seguro do carro/revisão/inspecção/imposto circulação e sobre muito pouco.
    Mais, com a merda da lei sobre "a durabilidade dos pneus", se a mesma for aprovada, um deles será para isso.
    Porque não pedes aos cento e tal deputados que não ver atingidos?

    Enfim...

    Aquele abração amigo

    ResponderEliminar
  5. Avogi
    Sim é um facto e estando sozinha é bom por um lado e mau por outro e acho que ter "alguém com cabeça" é das melhores coisas, porque infelizmente tive um que além da violência psicológica, esturrava tudo no jogo e não só! Em casa? QUASE ZERO!
    Posso dizer-te que o meu divórcio foi negociado por uma dívida brutal que fez. Ok é o último crédito que faço contigo para não te lixar a vida...mas acabou-se. Pois é...foi pagando sim senhora até morrer e depois tive que continuar eu e sabes o que é pagar cinco mil contos, não euros, mas contos sem ter visto ou usufruido um tostão?Nunca lhe desejei a morte, nunca virei as filhas contra ele, mas paguei, já está, já sarei as feridas, virei a página e bola p'ra frente.
    Quais são os pais ou avós que não gostam de ajudar os filhos dando-lhes umas notinhas de vez em quando? Felizmente também não preciso que me dêem algo, porque consigo que esticar ao fim do mês, mas não sobra nada:)

    Olha dou-lhe a lenha que apanho, não cobro a gasolina quando ando numa de SOS avó e em termos de prendas de aniversário ou Natal é o mais simples do simples, por vezes NADA e digo-te sinceramente: tenho imensa dor mas dor mesmo por não os puder ajudar, a mesma dor que os meus pais sentiram quando fiquei sozinha e com os subsidios, por vezes davam às netas, que guardavam religiosamente.

    Aquele abração amiga

    ResponderEliminar
  6. Kruzes Kanhoto
    Ainda bem e fico muito feliz. Mas olha que essa das moedas já tentei com todas de numa "1 euro por dia", mas rapaz...por vezes lá tinha que ir ao mealheiro lol

    A minha mãe é com as moedas de cinco, dois e um centimo e não faço a mínima ideia quanto já tem e sempre disse que só contaria ao fim de 3 anos que termina agora em Dezembro e vai sobrar para mim...contar as três latonas ai, ai...mas coitada na reforma dela e na do meu falecido pai, dos miseros 675€ euros vão-lhe tirar perto de cem euros...não é JUSTO para uma pessoa de 82 anos, todos os meses é dose para medicamentos etc. e que também vive sozinha e mesmo assim nunca precisou dos filhos, excepto de mim que sou pau para toda a colher porque ser a que vivo mais próximo:)

    Nunca consegui perceber a razão de:
    antigamente(o meu pai já faleceu há 14 anos) juntavam as duas reformas. Há dois ou três anos, passaram a vir na mesma folha mas separadas, até no IRS estão separadas com o total em baixo e o calculo deveria ser sobre cada uma e não sobre o total. Pedi esclarecimentos e não obtive resposta.
    Estarei enganada? Se souberes diz-me:)

    Aquele abração amigo

    ResponderEliminar
  7. És excelente, mas sinceramente, não consigo ser assim como tu:)
    Uso o carro sempre que posso, ligo a tv sempre que chego a casa para ouvir barulho, fumo cigarros com filtro e mais algumas coisas:)))
    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Wind
    Não sou nada excelente, sou mais suficiente+, ainda existe?
    Respeito plenamente mas todos conseguimos desde que queiramos:)

    Aquele abração amiga

    ResponderEliminar
  9. És uma mulher...das grandes. Admiro-te. Já te disse mas nunca é de mais repetir. Toda essa tua vivencia toda a tua vida foi realmente um sufoco. mas deste a volta por cima e vê lá, estás aqui e bem.
    kis BFSEMANA

    ResponderEliminar
  10. Não conheço os desígnios da segurança social mas, pelo que dizes, deve ser uma matreirice para sacarem mais imposto...Aquela malta só pensa no nosso bem!

    ResponderEliminar
  11. Avogi
    Não sou muito grande, tenho 1,60m LOLLL mas jamais e em qualquer momento perdi o sorriso, a esperança, a garra em lutar e dar a volta por cima e abrir mão dos meus sonhos, alguns já realizados:)

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  12. Kruzes Kanhoto
    No caso da minha mãe é da Caixa Geral de Aposentações (nada tem a ver com a S.Social nem com o Centro Nacional de Pensões) e se as separaram e com a respectiva "proveniência" a do meu pai diz qualquer coisa de viuvez...por algum motivo foi, o que até aqui nada surgiu.
    Seria tão bom que a poupassem, a ela e a muitos como ela!

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  13. Assim é que é... que grandes lições tu nos dás!!

    ResponderEliminar
  14. Mfc
    sempre teve que ser assim e ainda faltam mais umas coisas:)

    Aquele abração amigo

    ResponderEliminar