sábado, 5 de novembro de 2011

DESAFIO Nº. 18

Em discursos televisivos:

Sarkozy fala a sua lingua - francês, Angel Merkel o seu alemão, Papandreau o seu grego, Obama o seu inglês, etc, etc. e este "sem adjectivo"













não fala português porquê?

É certo que todos entre si devem falar inglês, o que eu há uns longos anos sabia e bem, mas com a reviravoltas da vida o meu pc cerebral fez delete, mas que a pouco e pouco vou recuperando.

Sinceramente fico pasma e sem saber a razão porque é que quando o oiço percebo quase tudo o que diz? e nos altos e baixos da sua voz o "sotaque" soa-me tal mal, que só me apetece enfiar um estaladão!

Vocês que falam e percebem, que raio de inglês é que este ... usa?
Calma aí ...kimbundo não é de certeza:)



As coisas estão de facto muito más em que o povo anda numa de aperta o cinto deste capitalismo absurdo de uma direita quase radical ONDE VALE TUDO EM PROL DOS MESMOS, mas por favor cuidem-se, não se deixem ir abaixo e tomem resmas de














mas ver partir um filho e ou a família para "novos horizontes" é lixado...tal como os meus pais sentiram x 4 e outros milhares de pais que por lá ficaram.

Ainda dizem que a história não se repete? São as tais "vagas" que o meu pai tanto falava!
Mas faço sempre o que ele nos dizia:

"Não abras mão dos teus sonhos e em vez de esperares sentado vai à luta, mas nunca deixes de acreditar e sorrir por um futuro melhor. Deixa a vida rolar porque entre mortos e feridos alguém há-de escapar!"

e por ter sido crente na sua igreja, terminava...

"Nada acontece por acaso e entrega o teu fardo a Deus, como eu sempre fiz, até no dia em que enterrei o vosso irmão João"!

É isso mesmo pai e obrigado por teres sido o maior educador e crítico das politicas de então e como gostavas tanto de Sá Carneiro e da sua AD, faz aí uma jogada e mandem umas bolas de chumbo aos actuais políticos para acabar com tanta "chulice"! Quais? Pai, tu não me lixes estarás distraído com o teu Sporting?:)

15 comentários:

  1. Este fala em "portinglês" para se armar porque os auscultdores traduzem na hora:)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Que me perdoem mas tenho que ser extenso no comentário.

    Sou, e tenho dado mostras disso, um cavalheiro. Bem educado, com princípios e, por isso, consigo evitar mandar o senhor da fotografia à merda.
    Porque abandonou o governo, mesmo não fazendo falta nenhuma. Porque agarrou, com unhas e dentes, um dos maiores "tachos" a nível mundial depois de criticar parceiros seus que haviam tomado atitudes idênticas.
    Chama-se a isso, virar as costas ao País que lhe deu as primeiras papas e trata os seus compatriotas coisas.

    Mas vale a pena, mesmo perdendo tempo, olhar para o passado do José Manuel, o tal "cherne" que nunca foi bem grelhado.

    A sua actividade política teve início nos seus tempos de estudante, antes da "Revolução dos Cravos" de 25 de Abril de 1974. Foi um dos líderes da FEM-L (Federação dos Estudantes Marxistas-Leninistas), as "jotas" do Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado (MRPP), força política de inspiração maoísta. Durão Barroso foi expulso do MRPP depois de ter demonstrado uma série de atitudes que atentavam contra os princípios pelos quais o partido se movia. Por exemplo: A situação em que Durão Barroso surge na sede do PCTP/MRPP com uma carrinha cheia de mobília da Faculdade de Direito de Lisboa, roubada na sequência dos tumultos pós 25 de Abril. Nesse instante, Arnaldo Matos (líder do partido) ordena a Durão Barroso que vá devolver o material roubado.

    Conheço-o sobejamente.
    Morou duas portas ao lado da minha mãe aonde, de acordo com quem sabe, nunca mais voltou. Quando vem a Portugal, manda o motorista buscar a mãe, ainda viva, para lhe dar um beijinho e pagar o almoço.

    É este ... "sem adjectivo" que nos trazes hoje, Fatyly?

    Não havia necessidade.

    :)

    ResponderEliminar
  3. Wind
    Sim mas não traduzem para nós ouvirmos e é uma vergonha este badameco anafado ser português!

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  4. Observador
    Agradeço imenso o teu extenso comentário e foi por isso tudo e muito mais coisas que este "cherne" deveria ter vergonha na cara e não ser um corja para não dizer outra coisa. Ele e outros dizem-se portugueses e procedem como anti-portugueses.
    Sinceramente mete-me NOJO e com aquele ar de bom falante...ainda mais!
    Que mer perdoe a sua mãe ainda viva e os seus filhos e mulher (não sei se os tem) por terem um pai como este e por vezes pergunto a mim própria como é que esta cambada explica aos filhos os ataques a que são sujeitos pela sua nulidade como políticos e seres humanos! Como explicarão aos filhos que existem pessoas que não têm as mordomias deles, etc. etc.

    Pois é, mas depois de mortos...todos lhes farão vénias!!!

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  5. Quanto ao Sá Carneiro, não sei porque eu não percebo nada de futebol. Mas o Durão a falar inglês e francês é muito bom. Sem ironia. O sotaque estraga tudo, mas nunca ouviste nenhum estrangeiro a falar português? Por muito corretamente que falem têm sempre o sotaque da terra que os pariu. Até o Joaquim de Almeida é sempre convidado para fazer o papel de mexicano lá nos filmes de Hollywood. Ah é verdade sabes quem é o faigaou? É um jogador de futebol que andou por aí e que nós aqui tínhamos a mania de chamar Figo. Maldito sotaque! Só que desta vez não estamos como o teu, com certeza saudoso e amado pai dizia, nas mãos de Deus, mas sim entregues aos bichos. E já nem Seguros estamos. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Esta Europa em termos de democracia parece a "Santa Inquisição":... tudo que sai do seu dictat é excomungado!

    ResponderEliminar
  7. Vitor Fernandes
    Concordo e até percebo o que dizes, mas o que me incomoda neste e noutros gajos, até no português anónimo quando lhe pedem uma explicação porque não dizem em português. Lá fora tens que pedir na língua deles caso contrário procuras o que não encontras.
    Ora no local do cherne a tradução é imediata e porque não se assume como português?...porque nunca o foi!!!!
    Agora não tenho o meu pai, mas felizmente tenho a minha mãe que diz a mesma coisa e com o ar tão doce e calmo:)
    Seguros? pois é...uma palavra há muito abolida!

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  8. Mfc
    tal e qual e é tremendamente assustador!

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  9. Ao ouvir esta malta sinto saudade do tempo em que os animais não falavam!

    ResponderEliminar
  10. Kruzes Kanhoto
    Bom trocadilho sim senhor...que subscrevo!!!!

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  11. AI FATYLY
    mas que coincidência! eu fao do mesmo assunto lá na minha shop
    kis :=) e não te copiei
    kis :=) mas que transmissão de pensamento e foi por isso mesmo: sarkozy =frances, barack =ingles durao =ingles

    ResponderEliminar
  12. Avogi
    e mesmo que copiasses não havia mal algum:)

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  13. Olá amiga, não conheço a "ilustre figura"de quem aqui nos fala. Mas vejo que teus leitores portugueses o conhecem bem. Fiquei impressionada com o longo comentário do Observador. :) Felizmente minha querida ainda temos a capacidade de nos indignar diante desses políticos inescrupulosos que às custas do povo vivem de forma abastada sem olhar nem para os lados. Essa gente da política é horrível.

    ResponderEliminar
  14. Odele
    José Manuel Durão Barroso de que falo foi 1º.ministro de Portugal, fez uma péssima governação/gestão e muito antes de terminar o seu mandat, vendo que o navio estava a afundar-se aceitou o convite, abandonou tudo e foi como Presidente da União Europeia. Pertence ao Partido Social Democrata que ganhou as eleições deste ano liderado pelo Pedro Passos Coelho, fez coligação com o 2º. maior partido votado o CDS/PP liderado por Paulo Portas e portanto é actual "marmelada de governo eleito pelo povo...que como sempre vota sem pensar e milhões nem se quer foram votar o que ainda os favoreceu mais.
    A juntar a isto temos Anibal Cavaco Silva como Presidente da República também do PSD! ou seja...direita versus direita!
    A famosa União Europeia formada com 27 estados membros (países), com a moeda única que é o euro (julgo que só destes 27, 17 é que aderiram à moeda única) e numa confusão/corrupção/desvario dantesca e vergonhosa só dois é que mandam - França e Alemanha e o resto come cala e estamos todos a levar por tabela com cortes salariais e impostos+impostos para pagar as ajudas externas que ninguém percebe para onde foi para tanto dinheiro. Eu sei...aos bolsos de muitos que ãté hoje não foram julgados, despoliados e condenados.
    Não sei onde vamos parar...mas como todas as crises, há-de passar porque até nós passamos...mas que revolta lá isso revolta.

    A meu ver a nossa democracia pela qual tanto lutámos e vencemos no 25 de Abril conquistando "valores adquiridos"...já era!

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  15. Eu diria:- Fala "pretoguês". Também podia pronunciar "oportunês".

    ResponderEliminar