segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Carta ao meu PAI NATAL!















1- Já tive muito, mas muito dinheiro na mão e nada, mesmo nada para comer, vestir ou calçar. Ainda sinto ódio e muita dor.
Hoje é o contrário, recebo o fruto de muitos anos de trabalho e não posso comprar o que pretendia, mas dá para não ter fome e ainda dar o que posso a quem já passa tão mal e por vezes tão perto de nós. Há trinta e tal anos que andamos quase todos assim. Nada fizeram, só estragaram e esbanjaram o dinheiro dos nossos impostos. Porquê?

2- Quando cheguei a Portugal, senti-me dentro de uma caixa de fósforos, o que perdura até hoje! Porquê?

3- Não consigo olhar para os "S" metálicos dos talhos, porque vejo "corpos" de inocentes do passado! Porquê?

4- Sou teimosa por natureza e quando se me mete uma coisa na cabeça, ninguém me demove! E se sei que tenho razão ainda pior! Porquê?

5- Há figuras políticas que quando morreram, jamais lamentarei a sua morte! Porquê?

6- Não sei o que estará por detrás de quem julga que tem o poder na mão numa dando discursos de inseguranças, medos e o raio que os parta, que me leva aos tempos ditatoriais e nada versus nada em termos de esperança, blá, blá os portugueses sabem, blá, blá, blá os portugueses sabem, blá, blá, blá os portugueses sabem. Porquê?

7- Porque é que PPC aconselha a emigrar e não emigra ele e todos os seus amigos do peito?

8- Portugal está a entrar em coma mas o povo que há anos leva com os ferros cirúrgicos e os políticos em almoços, jantares, reuniões, visitas, parlamento etc. mostram bem "a sua enorme preocupação" numa ostentação e gastos desnecessários. Porquê?

9- Numa visita oficial, o povo junta-se, bate palmas, oferece coisas da terra. Grandes noias! Porquê?

10- Modernissimos como somos, agora já temos duas máquinas de investimento em barras de ouro e moedas, quando todo o cuidado é pouco ao levantamos o nosso pouco dinheiro. Um gasto que a meu ver vale ZERO. Porquê?

11-Hoje meti na ordem um "menino bilheteiro" na estação dos comboios, que tratou abaixo de cão, uma senhora de idade e com duas canadianas e fez o que lhe competia - levantar o cu da cadeira - e vir cá fora ajudar a pobre criatura a tirar o bilhete da merda da máquina! Podia ter assobiado para o lado, mas o que me leva a actuar desta forma? Porquê?

12- Adoro o Natal e nesta altura não compro nada, porque os pequenos presentes PARA TODOS OS MEUS e INCLUINDO ALGUNS AMIGOS foram comprados e guardados durante o ano todo. Longe de multidões, gosto de ver as montras, apreciar o comportamento das pessoas e imaginar no que vão a pensar e ouvir o riso das crianças. Calhou ver uma filmagem de uma "entrevista de rua" (a quem eu disse que não e proibia a minha imagem na tv) de pessoas a dizerem que este ano só compravam presentes para as crianças e eu a ver carradas de sacos com coisas para adultos, protegidos pelo pessoal da "peça"!
Que se deve poupar isso já sei há muitos anos, mas com o mesmo gasto podemos dar um mimo a todos, mas mentirem para a caixinha mágica? Porquê?

13- Os pais delegam a boa educação dos filhos, nos professores ou até nos avós? Porquê?

14- O cinismo, a hipócria, o colher beneficícios ou subir na vida usando os outros, a mentira, a falta de respeito por quem é diferente, as acessibilidades que não respeitam os deficientes, a falta de solidariedade, de civismo, julgamentos populares, a cegueira por cargos sem perceberem pivea de nada, prejuízos numa REN, EDP, SMAS, CP, METRO, TAP, ESTRADAS DE PORTUGAL, PONTES, CÂMARAS e JUNTAS etc. são coisas que me tiram do sério e estas últimas por serem a mais vil MENTIRA porque muitos ROUBARAM na habitual CORRUPÇÃO num compadrio político tão nojento e ninguém é chamado às barras dos tribunais. Porquê?

15- A criminalidade aumentou e cada vez mais violenta e as forças de segurança não podem fazer mais do que fazem. Pena é que todos os que nos governam não sintam na pele o que muitos já sofreram, para tomarem medidas como a redução de um cem número de leis ineficazes e fazerem duas ou três eficazes. Um reunião de governates só agora porquê?

16- Tu que me conheces bem...1973, 1974, 1975, 1980 a 1986, 1990 a 1995, 2000 a 2011...anos de crise e mais crise e para quê dar cabo da cabeça das pessoas com o 2012? Mudanças de mentalidade apregoam eles...quando as mentalidades de todos eles é pior do que a nossa, porque nós e principalmente as mulheres sempre souberam gerir e ainda gerem muito melhor o orçamento familiar. Porquê?

Caramba, Pai Natal chego aos sessenta anos e não consigo alterar a frase que dava logo como resposta quando via a famosa "menina dos 5 olhos" ou ouvia o grito de guerra...Fatylyyyyyyy vem cá imediatamente:

Sou como sou, e não sei deixar de ser quem sou!

Peço-te uma, ou melhor duas prendas:

Dá-me colo e conta-me uma história bonita onde eu adormeça com o sonho do qual nunca abri mão: ACREDITAR, SORRIR, HONESTIDADE, SOLIDARIEDADE e FAMÍLIA e num futuro melhor para os meus onde incluo os amigos e amigas que sabem que me preocupo com eles, até aqueles que se afastaram sem eu nunca ter questionado o Porquê?

12 comentários:

  1. Mfc
    Deram sim e alguma vez os erros cometidos em 30 anos pelas várias cores políticas onde eles já tinham contribuido e engordado à custa de... se resolvem em 2 anos? Só de lunáticos!!!

    Aguardemos e ainda dizem que a história não se repete? Pois é...a emigração está à vista!

    Um beijo rapaz e força!

    ResponderEliminar
  2. Depois de tudo o que escreveste e muito bem, só posso dar-te um grande xi:)))
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Lá foste bisbilhotar o memorando do Coelho.
    Isso não se faz. Que falta de princípios, senhora!!!

    Achas mesmo que tudo o que dizes é verdade?
    Aposto que não.
    Porque nada, nada repito,corresponde à verdade.

    Eu é que sei.
    Desestabilizadora.

    Olha, Amiga. Agora, depois de deixar um 'suspense' no ar e de eventualmente ter deixado indignados alguns leitores, deixa-me rir.

    Mas tenho duas notícias. Uma boa e outra má.

    A boa: este País é uma merda.
    A má: a merda não chega para todos.

    :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente o país é isto mas por culpa de todos. Não só dos politicos mas de quem os elege. Talvez esteja na nossa índole esta mediocridade. Ántes pensava ter resposta para tudo. Hoje já nem sei bem o que dizer.
    Força :)

    ResponderEliminar
  5. Observador
    Memorando do Coelho...tal e qual e soltei uma sonora gargalhada porque adoro dar luta sempre com a minha opinião sincera e verdadeira.

    Tudo o que escrevi é verdade, porque vejo as coisas assim e deixo sempre a interrogativa:) daí respeitar da mesma forma a opinião dos outros.

    Desestabilizadora euuuuuuu? Nãooooo ou melhor SIM e não é no abanar que se colhe os melhor frutos...?ou não?

    Aqui não há indignações meu amigo e outra gargalhada...e ora vês que vais de encontro ao que há anos digo e luto para inverter a situação? Porque:

    A boa: este País é uma merda.- sempre foi e quem começou tudo isto foi o o amor da minha vida os Mários Soares( porraaaa), depois Sá Carneiro, este sim...mas limparan-lhe o sarampo e a seguir os laranjas e actualmente atolados de merda...mas como dizes:

    A má: a merda não chega para todos. - pois não chega e eles vão-se ver a braços com o que julgam que não irá acontecer, daí eu ter dito "aprendizes de feiticeiro" loll

    Olha deixa de me provocar e vamos à luta? Pega aí na forquilha que eu já tenho a pá heheheheh

    Beijocas e um grande abraço

    ResponderEliminar
  6. Francis
    nunca temos a resposta para tudo, nem eles e por não a terem é que andam a meter os pés pelas mãos e já estão à rasca, aflitinhos da silva e já para não falar de mais nomeações para o governo, que os anteriores eram apelidados de "boys" e estes o que serão?

    Vamos aguardar e pelo menos vou disfrutar do meu Pai Natal e da magia dos netos...e o futuro? será deles e dos pais deles e são eles que têm de lutar, porque eu posso ajudar a encher os "canhangulos" e jamais em tempo algum me tirarão o sorriso, a esperança e a vontade de...partir-lhes a cabeça como parti tantas em miúda e que ninguém me segurava:)

    Força rapaz e toma lá um grande abraço

    ResponderEliminar
  7. Olá

    O pais esta cada vez pior!!!

    O outro era mau e este é pior.

    Deixo -te um abraço com carinho.

    beijocas

    ResponderEliminar
  8. Sideny
    Está sim e já ninguém percebe nada do que dizem, mas aguardemos para ver no que dá. Força!

    Beijocas e um abraço

    ResponderEliminar
  9. Querida amiga,

    Ler este teu post me traz lágrimas aos olhos. Porque concordo com tudo o que escreves aqui INFELIZMENTE. É triste ver uma nação, um povo trabalhador assitir os desmandos de um governo que ano após ano nunca muda. Ou melhor, muda sim, para pior. É assim tanto em Portugal quanto no Brasil. Aqui a corrupção é uma VERGONHA NACIONAL enquanto gente trabalhadora vive com uma aposentadoria miserável. Enquanto entra ano e sai ano e a justiça que se espera continua a ser apenas uma esperança. Mas não podemos esmorecer.Mesmo que continuemos a viver apenas de esperança.

    Um forte e ternurento abraço pra ti.

    ResponderEliminar
  10. Odele
    Revolta sim senhora, mas amiga temos que manter a esperança e caminhar juntos e de mão dada e lutar, lutar até onde os nossos braços chegam. Força e não esmoreças como eu luto para fazer o mesmo.

    Beijos e aquele abraço de sempre

    ResponderEliminar