segunda-feira, 5 de março de 2012

O MEU MAIOR OBRIGADO PELAS VOSSAS PALAVRAS e UM APELO IMPORTANTE!

O meu genro está a ter uma recuperação fantástica e outra coisa eu não esperaria já que azar têm limite.

Não teve mais qualquer lesão além das vértebras, que segundo os médicos já nem se põe a questão de haver lesão pulmonar ou arterial por parte de "osso partido". Ontem já se levantou, andou e claro lentamente devido às dores que segundo ele já são mais suportáveis. Ele é muito calmo e disse à minha filha que foi apenas um trambolhão e logo que possa irá trabalhar de moto como sempre fez.

Hoje fará mais um Rx e por ser asmático fará também outro exame qualquer que não sei dizer!

As netas têm feito desenhos para o pai, mas já estão mentalizadas que só o verão quando vier para casa, que segundo os médicos poderá ser para o final desta semana. Agora não facilitam a entrada o que eu acho muito bem! Os inúmeros amigos, incluindo colegas e chefias, compreendem e depois farão uma escala de visitas lá a casa!

O que faz uma avó para além de pular, saltar, contar histórias, fazer a paparoca etc? É ter grandes conversas, responder às inúmeras perguntas e sobretudo avisar os cuidados e comportamentos que deverão ter quando o pai vier, porque irá precisar de repouso + repouso e sobretudo não ouvir os berros quando andam à trolha e massa.

Ontem tinham as pilhas carregadas e sentada a observar as correrias e tropelias que faziam no quintal, fiquei deveras cansada:)

A minha filha está calma e disse-me algo: mãe, temos tido azares, mas muito sorte porque tudo tem acabado em bem. Esta provação serviu para "solidificar" ainda mais o nosso amor e sentir os verdadeiros amigos.

Tudo faz parte da vida!

APELO:
Quando se depararem com um acidente, demovam sempre que o(a) sinistrado(a) se levante e se mexa, porque felizmente a solidariedade dos portugueses é grande, mas deverão ter sempre isso em mente. Enquanto aguardam pelos socorros, dar palavras de conforto e sossego e no que toca a motos, levantar apenas o visor do capacete.
Foi o que não sucedeu com o meu genro, dois homens de boa fé ajudaram a levantar-se e sentaram-no num banco no passeio, o que piorou, mas também já passou e não vale a pena marinar no "SE", porque já faz parte do passado e vamos em frente.

20 comentários:

  1. Fico satisfeito por saber que está tudo a correr bem e que, como tu dizes, "o azar tem limite"...(nem sabes o que me soube bem ler esta frase e esforçar-me por acreditar nisso....)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Como ando pouco por aqui só hoje me apercebi.
    Veio-me logo à lembrança um acidente que o Mr Boop teve em que também caiu sozinho, fez uma fractura que podia ter sido chata mas... correu bem - (somos seres egocêntricos o que queres... lembramo-nos dos nossos...)

    Os acidentes de mota são assim - corpo é para-choques.

    Ainda bem que está a recuperar, a seu ritmo lá irá.
    E o teu papel... de responder às perguntas... é tão importante!!!! Ainda bem que têm a quem perguntar!
    :)

    Rápidas melhoras.

    ResponderEliminar
  3. Hugo de Macedo
    Acredita que sim, tudo na vida tem limites e fazeres esse exercício verás que as coisas são levadas pelo aceitável. Fala a voz da experiência:)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Boop
    O facto de falarmos de experiências agradáveis ou não. não acho que seja egocentrismo e portanto o que dizes, acredita que anima...ou seja passaste por isso:)

    Sim, o para-choques é o corpo e o meu irmão morreu num acidente de moto e tudo porque embateu em alta velocidade num marco de cimento, isto em Angola e sinceramente com isso sempre disse...ninguém escapa ao que tiver que acontecer e dramas alimentam? Claro que não e há é que pensar sempre positivo:)

    Como não escondemos nada de ninguém há que saber falar com elas e a função dos avós é essa mesmo - nunca esconder nada e responder a tudo de forma que entendam...e tem sido perguntas um bocado lixadas que por vezes dão-me vontade de rir, mas não o faço, dando-lhe a seriedade suficiente para que não fiquem com a sensação de "gozo"! Idades 9 e 6 anos e ontem enquanto jantávamos: o pai enquanto não se levantava, tinha ou não tinha fralda, podia fazer xixi na cama, disse que não...mas amiga...o tema urinol... como era, de que material era feito, a forma, e lá foram buscar "o livro dos mortos" como a mais nova chama à enciclopédia médica...e lá lhes mostrei o que era. Mas por vezes...cansam, apre:):):)

    Um abraço e agora vou trabalhar:):):)

    ResponderEliminar
  5. Exma. Sra. D. Fatyly

    Ainda bem que surgem boas notícias.
    Melhoras, numa recuperação animadora.
    Não há lesão pulmonar ou arterial, ótimo.
    O que o teu genro vai fazer, para além do RX torácico, é uma prova de função respiratória.
    Vai continuar tudo a correr pelo melhor.
    Basta eu dizer, ok?

    Quanto ao apelo, faz toda a razão de existir.
    Tomemos como exemplo este episódio ocorrido com o teu genro.
    Obviamente que quem o ajudou teve a maior das boas vontades. Isso está fora de questão.
    Mas, imagina que existiam lesões a nível da coluna!
    Uma fractura na cervical, na lombar ou na dorsal.
    Teria sido complicadíssimo.

    Mas tudo correu bem, dentro dos parâmetros.
    Agora ... em frente que atrás vem gente.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. :)
    Essas tuas netas é só rir!

    Beijinhos e obrigada pelas partilhas!

    ResponderEliminar
  7. O apelo que fazes é bem importante. Acho que este tipo de apelos deveria ser mais publicitado, por exemplo, nas televisões, pois nós, na ânsia de ajudarmos podemos estar a fazer tudo errado.
    Estimo as melhoras do teu genro e vai dando, como sempre deste, galhofa a essas crianças pois está na idade delas. Que sejam felizes!

    ResponderEliminar
  8. Felizmente tudo se compõe)
    O alerta que fazes é importantíssimo e muita gente desajuda ao querer ajudar!
    As melhoras do teu genro:)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. ainda bem que tudo está bem e eu sempre ouvi dizer que nao se deve mexer na pessoa sinistrada pois que além de não termos conhecimentos o minimo movimento pode piorar a situação principalmente se for caso de coluna
    kis :=(

    ResponderEliminar
  10. Observador
    Fizeste-me rir com essa da Srª. Dª.:)
    Fez o RX e as costeletas está coladas de fresco:) e não foi preciso fazer o exame precisamente "função respiratória". Acredito que sim, irá correr tudo bem.
    Claro que quem o ajudou foi com as melhores intenções, mas dão tanta porcaria nas televisões que deveriam interromper as novelas, futebol etc. para fazerem avisos destes.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Boop
    São por demais e ontem vinham cansaditas da escola e já desatinavam uma com a outra. Tive que impor ordem olarilólé:) Tomaram banhoca, jantamos e conversamos muito e depois recostaram-se no sofá a ver uns desenhos animados e quando a mãe chegou já estavam mais para lá do que para cá e pisguei-me:)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Vitor Fernandes
    Sempre pensei assim e tento passar a informação. Já me deparei com acidentes e nunca deixo que toquem ou que se levantem e olha que já ouvi insultos de toda a espécie, mas vozes de burro não chegam aos céus e quando dou um berro as tropas ficam alinhadas loll
    Não sei se terá alta hoje ou amanhã, porque agora, para além da medicação é apenas repouso + repouso e claro que tem dores ao fazer certos movimentos, como por exemplo, devido ao seu tamanhão, sentar-se em lugares baixos e depois levantar-se. Mas talvez por muito exercício que fazem ao ar livre como andarem de bicicleta, caminhadas pela serra etc, etc. sejam factores que o ajudarem e muito.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Wind
    é isso amiga e quem não pensar assim está lixadex:):):):)
    De facto e temos que ter sangue frio para não "desajudar"!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Avogi
    Tal e qual amiga e há que passar a mensagem!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Olá amiga . Fico muito contente por tudo estar a correr pelo melhor.Que continue assim até tudo ficar bem.Um abraço.

    ResponderEliminar
  16. Boa notícia este de que o genro já está melhorzinho.Pois é. Muitas pessoas na ânsia de ajudar acabam atrapalhando. E fica difícil recusar essa ajuda sem sermos indelicados. Mas sempre se encontra uma saída. Que logo as coisas voltem ao normal.

    ResponderEliminar
  17. Carva55
    e vai correr bem, claro que vai. Já está em casa, sem qualquer medicação excepto algo que em caso de dores para tomar. Vem com várias recomendações e até dia 22 é repouso+repouso+repouso e boa paparoca e claro mimos de todos.

    Para já agora quem precisa de descansar também sou e como tal...ficarei na minha cubata e claro se precisarem é só telefonar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  18. Odele
    Tal e qual amiga, mas eu que já assisti a vários acidentes, comigo perto ninguém toca nem que tenha que refilar e ou ser indelicada. Está tudo a correr pelo melhor e nem imaginas como as netas estavam com tantas saudades do pai. Enquanto ele vinha para casa eu fui buscá-las, devagar - devagarinho para dar tempo a ele se instalar. Vinham com um desenho que fizeram na escola. Não o podem abraçar, mas deram-lhe beijos na mão e imagina o cuidado delas: antes foram desinfectar as mãos e a cara:):)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  19. Vai tudo correr bem... tenho a certeza!
    O teu apelo é importantíssimo... e uma má ajuda pode deitar tudo a perder!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar