terça-feira, 8 de maio de 2012

Coisas que me tiram do sério!

Ontem assisti a algo que me incomodou no Centro de Saúde enquanto aguardava pela minha consulta.
Entrou um casal com ar de intelectuais, na casa dos cinquenta anos, ele com mais manias do que ela, não cumprimentaram e foram ao balcão.

Às tantas oiço: Pois é minha senhora, se fosse toxicodependente, preto e outros, não pagaria nada, mas como somos portugueses tenho de largar 10 euros e sentaram-se mediante o olhar de todos.

Há avisos na sala para que se desligue o telemóvel ou os ponham no silêncio!

Ao lado de mim estava um preto que só abanou a cabeça.

Pus-me a pensar nesta tristes figurinhas de merda numa sociedade que é a nossa.

Toca um telemóvel e de quem? pois claro! Foi de imediato avisado pelo médico que vinha chamar o seu utente.

Passaram-se 3 horas e o tal "garanhão" perguntou quem estava para a médica X. Respondi EU e o preto levantou a mão e...a seguir sou eu!

A Senhora importa-se de eu ir primeiro porque...nem deixei acabar...

Primeiro boa tarde, segundo não deixo porque sou toxicodependente, preta e chinesa, mas paguei 5 euros. O que o senhor disse foi para nós ouvirmos e se tinha a reclamar fale com o ministro, e respeite quem está na sala, já que nem se deu ao trabalho de ver!

A médica chamou-me e eu disse ao preto, vá o senhor primeiro que eu vou a seguir e assim foi para "fúria do tipo" ... não devia ter feito isso. Cale-se por favor de uma vez por todas, ainda não parou de barafustar e não parece que estar doente, já que paciência tem limite, por acaso reparou na idade do preto? reparou na sua perna e pé? e olhe que ele também pagou 5 euros! Ficou vermelho que nem um pimentão e a mulher enquanto ali esteve não abriu a boca para nada, o monólogo que se ouvia na sala era apenas "dele".

Mais uma hora e tal, entrada e saída de dois enfermeiros e quando o preto saiu, foi ajudado e sentou-se de novo ao meu lado, agradeceu-me com dois beijos e disse-me baixinho: ai menina não sei para onde vou, mas havia de haver mais gente como a menina! Mas se estava tão mal devia ter falado. Não vale a pena menina!
A médica não me chamou até chegar os bombeiros para o levarem com todas os formalismos e papelada.
Já sentado na cadeira disse-me adeus com os olhos cheios de lágrimas...e eu acenei-lhe com o meu famoso inté e que ia correr tudo bem ao qual ele correspondeu com um sorriso tão rasgado. E no mais alto que pode desejou a todos as melhoras!

Entrei e a médica encostou-se na cadeira e disse tu és mesmo de garra e fizeste muito bem porque este desgraçado está num sofrimento que ninguém sabe e vai seguir agora para o hospital. É da tua terra! Então Drª.? há dois anos acompanhei a mulher dele até morrer e ele só cá vinha buscar a medicação.
Já não vinha cá desde então e aparece-me neste estado sem dizer que precisava de uma urgência. Pois Drª. na volta queria que fosse a senhora a vê-lo! A Doutora de facto ama a sua profissão, outro qualquer mandaria para baixo, depois tinha que ir não sei onde apanhar a injecção e soro, esperar pelos bombeiros à chuva e ao frio...porque lá em baixo nunca há cadeiras e ninguém se levante para dar lugar a quem mais precisa!

Quando saí disse boa noite a todos e vim-me embora a pé e chorei todo o caminho. Caramba...tudo aquilo me incomodou tanto, porque raio sou assim? Porque hei-de deparar-me como pessoas tão intolerantes e desumanas e RACISTAS?

Ironia do destino

Hoje fui tomar o meu café habitual o mais longe possível pois sabe-me bem andar bem cedo. Nem reparei no casal que estava no balcão. Quando ia pagar disseram-me que já estava pago e mediante a minha cara...olhei para o lado e quem vejo?

"O fulaninho" e a sua mulher.

Obrigado, mas não era preciso...não minha senhora obrigado eu e ela nós!

Não lhes disse mais nada e saí.

Acho que ontem plantei mais uma árvore de "gestos simples mas humanos"

16 comentários:

  1. Mas tu és aguerrida mulher de branco! e corajosa sincera e humana, mais? nao preciso de te dizer o quanto de aprecio!
    kis :=)

    ResponderEliminar
  2. onde se lê: "de aprecio" deve ler-se "te aprecio"
    kis :=)

    ResponderEliminar
  3. Mais gente devia ser como tu, o mundo seria um sítio muito melhor:)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Avogi
    Mas todos deviamos ser assim que muita coisa mudaria nesta país!

    Beijos e obrigado

    ResponderEliminar
  5. Wind
    Também sei que és pela justiça e de pores as pintas nos "i" :)

    Beijos e obrigado

    ResponderEliminar
  6. Nunca te arrependas de ser quem és e de fazer o que fazes ... excepto aquelas comidas que só de ouvir falar dão-me volta ao estômago.
    :)

    Fizeste muito bem.
    Nunca te arrependas.

    Mas, Amiga, se fosse comigo a merda começava logo no balcão.
    E do alto do meu 1,76m havia festa da grossa.

    Parabéns sinceros pela tua atitude.
    E oxalá que o preto esteja melhor.

    Quanto ao casalinho, esquece!

    Um abração.

    ResponderEliminar
  7. Observador
    Comida boa meu amigo e de repente parecias a minha irmã que também detesta:)

    As marcações, confirmações, etc. é tudo feito e pago no R/C, onde estão agora os administrativos que estavam distribuídos pelos andares onde era uma confusão que nem imaginas. Os utentes confirmam e sobem para os respectivos andares (onde estão 5 médicos por piso). Por acaso estava lá um administrativo chamado por um dos médicos, a quem o tipo disse o que disse e nem quero imaginar o que terá dito no R/C.

    Quando for mostrar as análises vou perguntar à médica pelo senhor, mas acho que era grave mesmo.

    Quanto ao casalinho...que sejam felizes e que tenham aprendido alguma coisa!

    Beijos e obrigado

    ResponderEliminar
  8. Kao
    Felizmente há muita gente como nós e façamos o que pudermos em prol de quem mais sofre e ou se sente só!

    Beijos e obrigado

    ResponderEliminar
  9. Fatyly
    Minha amiga ,minha irmã. o mundo assim seria como nós o sonhamos mas os homens...não querem Ainda não entenderam nem vão nunca entender que a vida não é deles. foi-lhes emprestada para<eles poderem fazer o bem mas.. a qualquer momento lhe pode ser retirada. e de que valeu a arrogância?? de nada
    um beijo no teu coração...

    ResponderEliminar
  10. Até me arrepiei a ler este texto. Meus grandes parabéns pela tua frontalidade. O que eu vejo é a maioria das pessoas "amouxarem" quando alguém tem reações como a do casal. Eu também já tenho "enfrentado" alguns touros desses, mas enfim, nem sempre o faço. Sabes, às vezes é por puro comodismo, outras é para não me passar dos carretos. É que já me tenho passado mesmo.

    ResponderEliminar
  11. Africa em Poesia
    Tal e qual mas façamos o que pudermos enquanto seres vivos.

    Beijos e obrigado

    ResponderEliminar
  12. Vitor Fernandes
    Tens razão, há que ter uma dose de "travão" porque o que me deu vontade foi partir-lhe o focinho, mas...violência gera sempre violência e agir sim, mas com uma dose de calma nem sempre fácil.

    Beijos e obrigado

    ResponderEliminar
  13. Por cá também são comuns cenas de tentativas de furar a ordem de atendimento. Seja onde fôr. Desde o centro de saúde ao supermercado. Basta um cigano - há às centenas - ter uma dor de barriga para toda a família invadir as urgências e ir direito aos gabinetes dos médicos sem sequer passarem pelo balcão. E ai de quem refile... é malhado logo ali seja doente, policia ou outra coisa qualquer. Daí que sempre que podem os médicos os mandem para o Hospital distrital de évora. Pelo menos assim vão chatear outros e lá longe.

    ResponderEliminar
  14. Kruzes Kanhoto
    O que referes é tremendamente triste até ao dia em que malharem neles forte e feio. Digo-te que aqui também há às centenas e no início faziam das suas, mas não iam longe com as suas provocações e ameaças e hoje são totalmente pacíficos, respeitadores e integradados.
    Nas feiras não sei porque não vou lá há anos, desde que vi uma luta acesa entre eles próprios...onde meteu tiros e tudo...e o certo é que sem saber a razão toda a restante comunidade mudou como do dia para a noite.
    Generalizar é terrível e acredito no que falas, mas de uma coisa eu tenho a certeza...eles são todos por um e um por todos!
    Enfim!

    Beijos e obrigado

    ResponderEliminar
  15. Ah, minha doçura!! Me fez chorar porque odeio essas injustiças!
    Em um comentário que fiz no blogue em resposta a um comentário seu - e acho que não viu - e agora não sou doida de ir procurar esse comentário, pois faz muito tempo - disse-lhe da minha admiração e da minha condição. Por ser orfã de mãe, convide-lhe para ser a minha mãe postiça. Está feito o convite, é pegar ou largar! Muito te admiro, Fatyly!! Beijus,

    ResponderEliminar
  16. Luma Rosa
    Li o teu comentário sim e já te adoptei há muito oh minha filha postiça:):):):)e largar? jamais:)

    Um beijo garota linda e continua a escrever como fazes:)

    ResponderEliminar