terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Barroso QUER, Cavaco PEDE, Justiça CONDENA e Peixes COM A BOCA FORA DE ÁGUA!

1- Barroso quer progressos no combate ao desemprego até Abril

Durão Barroso pediu a Passos uma "metodologia" para se atingirem "progressos concretos" no combate ao desemprego entre jovens.

2- Cavaco pede "compromisso de regime" na Justiça
O Presidente da República deu hoje um verdadeiro "puxão de orelhas" aos operadores judiciários, a quem pediu "contenção verbal".(Económico)

3- Sem-abrigo condenado pelo tribunal por roubar champô e polvo

Um tribunal do Porto condenou um sem-abrigo a pagar 250 euros por ter tentado roubar um polvo e um champô, produtos que nem sequer chegaram a sair do Pingo Doce. (Renascença)


4- Milhares de peixes concentram-se, à superfície, na barragem do Divor em Arraiolos

A maioria dos peixes "não está a morrer", mas "está à superfície", descreveu à Agência Lusa o vereador da Câmara de Arraiolos Francisco Fortio.

"Os peixes estão todos amontoados, à superfície, com a boca fora de água. Mas o certo é que, se os tentarmos apanhar, fogem", acrescentou. (Sic Notícias)

domingo, 29 de janeiro de 2012

TÉNIS - FINAL OPEN AUSTRÁLIA - 2012

Djokovic sobrevive a batalha épica com Nadal














Novak Djokovic conquistou este domingo o Open da Austrália após uma final memorável com Rafael Nadal.

O tenista sérvio sobreviveu a 5h50 de encontro, naquela que foi a final mais longa de sempre de um Grand Slam, para somar o seu quinto título dos maiores torneios do circuito.

Foram necessários cinco sets épicos, com os parciais de 5-7, 6-4, 6-2, 6-7 e 7-5.
Os dois tenistas protagonizaram alguns momentos sublimes de ténis, levando a final muito além da meia-noite de Melbourne, para delícia dos adeptos que encheram a Rod Laver Arena.

Nadal e Djokovic trocaram muitas vezes o domínio da partida, mas no final foi o sérvio a sorrir, tal como nas últimas seis finais entre ambos.

No último ponto, Djokovic fez a festa caindo de exaustão no court. Nadal "caiu de pé". Um duelo que fica para a história do ténis.
(SAPO Desporto)

Desligada do mundo, estive a ver em directo e foi um dos mais belos jogos que vi desde que jogava o sueco Björn Borg e já lá vão uns anitos!

Os dois estavam completamente esfarrapados de cansaço e ainda me fartei de rir, porque na cerimónia de entrega dos prémios, enquanto outros discursavam, eles não se aguentavam de pé e tiveram que dar uma cadeira a cada um.


EXCELENTE e parabéns a estes dois grandes tenistas

sábado, 28 de janeiro de 2012

Almoço de família!

Hoje vou dar almoço às filhas, genros, netos, mãe e uma amiga de longa data.

O menúúú:

Feijoada à minha moda a pedido das filhas e de um dos genros
Arroz de pato a pedido dos três netos
Molotofe a pedido da filha mais nova
Salada de fruta a pedidos de todos, mas a neta mais velha detesta manga, mas se quizer que ponha na borda do prato.
Bolo de chocolate que será o dos anos a pedido de todos e vou apagar as velas com o genro mais velho que fez a semana passada, porque as netas dizem que nem ele nem eu ainda fizemos anos:)

e a sopa da benjamim a mãe só lhe vai dar à noite e em casa, porque a rapariga berra que se farta e cospe tudo numa autêntica chuveirada. Começou ontem e só podia ter começado mal porque: foi espremida pelo pediatra, levou duas vacinas, está constipadinha e com tosse e claro com tantas emoções vingou-se.

Hoje a coisa correu melhor...mas também as "minhoquices de hoje" fazem-me muita confusão e ela deve sair à avó:

- uma batata e uma cenoura e uma maçã cozida ácida para burros (não comia nem morta); p'ra semana acrescenta-se a abóbora, depois uma folha de alface, mas se aparece uma borbulha, investiga-se e retira-se um e acrescenta-se outro... só de me lembrar que no meio da guerra que vivi nasceu a minha mais velha e claro eu não tinha leite e nem havia à venda, comeu caldo de mandioca cozida com açúcar de cana e com dois meses comeu sopa com folhas de mandioca, milho, etc....o que apanhava no campo e aí vai disto! Depois acrescentava uns pedaços de carne que um amigo me arranjava (hummm aquilo era tudo menos vaca, cabra, coelho, porco ou pato...porque desapareceu tudinho...até os cães e gatos que por lá ficaram. Inclino-me mais para estes, mas pelo menos ela ficou rija até hoje:)

Depois serão as papas! Continua a mamar o leitinho da mãe e enquanto o faz não bebe água, outra coisa com que não atino, hum se ficasse comigo dar-lhe-ia, mas acho que se complica muito!

Mudam-se os tempos...mudam-se as vontades mas lá terão as suas razões e jamais ir contra o que fazem...excepto se eles não virem:)

Quem quiser que apareça!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

HOJE FAÇO 61 ANOS!

É um dia que gosto muito e recordo com saudade a cidade que me viu nascer!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Vamos sorrir - 15

- Bom dia, é da recepção? Eu gostaria de falar com alguém que me desse informações sobre os doentes. Queria saber se determinada pessoa está melhor ou se piorou...
- Qual é o nome do doente ?
- Chama-se Alfredo e está no quarto 302.
- Um momentinho, vou transferir a chamada para o sector de enfermagem ...
- Bom dia, sou a enfermeira Lourdes. O que deseja?
- Gostaria de saber as condições clínicas do doente Alfredo do 302, por favor!
- Um minuto, vou localizar o médico de serviço.
- Aqui é o Dr. Carlos, de serviço. Em que posso ser-lhe útil?
- Olá, Sr. doutor. Precisava que alguém me informasse sobre o estado de saúde do Alfredo que está internado há três semanas no quarto 302.
- Ok, vou consultar a ficha do doente... Só um instante! Ora aqui está: ele alimentou-se bem hoje, a tensão arterial e a pulsação estão estáveis, responde bem à medicação prescrita e vai ser retirado do monitor cardíaco até amanhã. Continuando bem, o médico responsável dar-lhe-á alta em três dias.
- Ahhhh, Graças a Deus! São notícias óptimas! Que alegria!
- Pelo seu entusiasmo, deve ser alguém muito próximo, certamente da família?!
- Não, sou o próprio Alfredo que telefona daqui do 302 !!! É que toda a gente entra e sai do quarto, mas ninguém me diz a ponta de um corno... só queria saber se estou melhor!...

(recebido por e-mail)

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

DESAFIO Nº.24 - Música que te marcou

uma música que me marcou, são tantas e foi difícil mas hoje aponto para esta que não me canso de ouvir por vezes vertendo lágrimas!


sábado, 21 de janeiro de 2012

***











Podem dizer, fazer ou malhar mas serei sempre diferente neste areal escaldante e cinzento a que chamam Portugal!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

SEXTA FEIRA - DIA 13

Não sou nada supersticiosa, mas sem inventar, porque não pratico essa arte recordo algo verdadeiro:

1- "no dia 13 de outubro de 1972, um avião da Força Aérea do Uruguai que levava 45 pessoas, incluindo a equipe uruguaia de rúgbi, caiu na Cordilheira dos Andes.Para se manterem vivos, os 16 sobreviventes, tiveram de praticar antropofagia, num frio com 30 graus negativos e só foram resgatados 72 dias depois do acidente. Azar para muitos e sorte para estes 16 que deram origem ao filme Alive, julgo de 1993, que vi e adorei!
Lembram-se ou viram o filme?

2- Ainda em Luanda, a 13 de Agosto de 1971, sexta-feira uuuuuuuuuu, tinha eu 20 anos quando "ganhei um jantar" numa aposta "maluca" com vários colegas (felizmente sempre trabalhei em secções com mais homens do que mulheres, acho que o ambiente é mais saudável:)). Qual foi a aposta deste grupo de 15 (de todas as raças), sendo eu a única mulher hehehehe?
Ganharia quem fosse ao cemitério à noite (lá anoitece sempre por volta 18,30h e nós saíamos às 18h), ser captado pela velha máquina de filmar de um deles, junto de uma campa onde fosse visível a chama ou foco luminoso (não me recordo do nome cientifico) provocada pela electricidade estática dos corpos em decomposição. Lá via-se imenso, talvez devido ao enorme calor! Fomos apenas 3, os cagarolas ficaram à entrada:) e um deles com a dita máquina, lá corríamos entre as campas e eu fui apanhada numa a rir feita parva, com a tal chama, GANHEI e fomos jantar, mas também com um joelho deitado abaixo que ainda hoje tenho a cicatriz:) Não sei como fizeram uma foto e o meu colega mostrou por mostrar ao avô que era o chefe máximo de um kimbo onde eu ia regularmente sempre que faziam muamba ou calulu. Aí sim, levei p'ra contar, levei um raspanete de todo o tamanho, ouvi e calei, mas no final ele que tinha um sorriso enternecedor disse-me : Meninê refilona(todos me chamavam assim) eu perdoo e sabes? Hão-de vir tempos maus, mas nunca irás perder esse teu sorriso, essa tua alegria, esperança e sobretudo a solidariedade que até te esqueces de quem tanto mal te faz. Vai em frente e nunca deixes de ser amiga do meu neto, outro refilão como tu:)!
Os meus pais nunca souberam desta cena e de muitas outras que fiz!

O meu colega estudava à noite, foi um advogado de renome e mais tarde um prestigiado juiz em Angola, um grande, mas grande amigo com quem nunca perdi contacto e digo foi, porque perdi-o há dias, tinha 65 ou 67 anos!

Eu, os advogados e a justiça... minha nossa!

Hoje vai sair-me o euro-milhões:) e deixarei de vir aqui para regalo de todos vós, porque irei embora de imediato!

domingo, 8 de janeiro de 2012

A todos os que leio...

Lendo, analisando, apreciando e comentando

na classe do Pedro Macieira
no carinho da Boop
na frontalidade do Observador
na perspicácia do Francis
na ponderação e carinho do mfc
na mestria do Diogo Sousa, Expresso da Linha e de Francisco Castelo Branco
no gosto peculiar e ponderação da Wind
na irreverência saudável do Zé Pedro
na acalmia do F.Nando
no encanto e magia de Vitor Fernandes
na doçura e transparência de Odele
na alegria da Sideny
na beleza da natureza e afins do João
na sabedoria de Luma
na brisa suave do Hugo de Macedo
na poesia da Africa em Poesia
na simplicidade do Setesois
na sensibilidade do Bagaco Amarelo
na alegria malandreca da Avogi
na ironia e sensatez de Kruzes Kanhoto


com que me identifico, ainda consigo juntar a todos a minha enorme vontade de viver, de aprender, de lutar, de sorrir, de brincar, de provocar e de partilhar para que possa

SER QUEM SOU ... NO MUNDO AGRESTE QUE ME RODEIA


sábado, 7 de janeiro de 2012

DESPORTO - 1

Saltos de esqui



O jovem austríaco Gregor Schlierenzauer recebeu como prenda antecipada de aniversário, este puto maravilha faz hoje 22 anos, o troféu de campeão dos Quatro Trampolins após terminar a última prova em Bischofshofen no 3.º lugar.

Não foi a conclusão ideal do Torneio dos Quatro Trampolins mas a possível face às condições climatéricas registadas esta sexta-feira em Bischofshofen, na Áustria.

As condições climatéricas metiam "medo ao susto" e susto apanhei eu com esta estrondosa queda a 92km/h do jovem Lukas Hlava, que socorrido de imediato e levado para o hospital disseram que partiu o nariz e com várias escoriações tendo ficado em observação!




TÉNIS - Open do Qatar


Gael Monfils





ultrapassou Rafael Nadal e carimbou o passaporte para a final do Open do Qatar onde vai defrontar o compatriota e Jo-Wilfried Tsonga, que por seu turno beneficiou da desistencia de Roger Federer.

Será uma final em Doha 100% francês, com dois jovens sempre sorridentes, bem dispostos e que dão show para o público e para mim:) e que irei ver logo à noite!

Agora vou à lenha e apanhar bué sol:)

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Estudo sobre a felicidade dos portugueses


















O professor Luís Miguel é psicólogo e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Massachussetts.., membro do Comité Científico do Instituto da Felicidade, é um dos responsáveis por este estudo e veio partilhar alguns dos resultados no programa da tarde apresentado pela Fátima Lopes. Nunca vi o programa, mas ao fazer zeping, vi que era ele o entrevistado, parei e ouvi algumas conclusões apresentadas por ele e inseridas neste livro

- muitos dos portugueses não são felizes nem infelizes ..."vão andando".
- somos imensamente solidários.
- as pessoas mais felizes são as que gostam do dia do seu aniversário e do Natal.
- todos nós temos problemas, uns mais graves do que outros,mas também temos segundo de felicidade (exemplificou alguns) e se anotarmos veremos que numa semana tivemos horas de felicidade.
- o toque, os abraços são importantes e a maioria pratica este hábito saudável e nada que um sorriso ou uma gargalha não vença.
- quanto ao trabalho somos mais tristes, quando poderíamos dar a voltar e tornar tudo mais fácil...aceitando.
- muito só são felizes com muito dinheiro.

isto foi o que anotei, mas deu explicações e outras que não deu e que se encontram no livro que vou tentar obter como prenda de anos a mim própria:)

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Coisas que me tiram do sério!

Portugal não poupa no hotel













A seleção espanhola, campeã da Europa e do Mundo, é a mais poupada.

A equipa portuguesa é a que mais vai pagar de hotel no próximo Europeu, a disputar na Ucrânia e na Polónia, com uma diária de mais de 33 mil euros, segundo as contas feitas pelo jornal desportivo espanhol AS.
Portugal vai ficar na cidade de Opalenica, na Polónia, ainda que jogue a fase de grupos na Ucrânia, no Hotel Remes Sport & Spa. A escolha agradou a Paulo Bento, principalmente, pelo exterior e em particular com o campo nº5, longe da vista dos ‘curiosos’ e com mini-estádio.
A outra seleção cuja diária fica na casa dos 30 mil euros é a Rússia, alojada em Varsóvia.
Do lado oposto está a campeã do Mundo e da Europa, a Espanha, com um valor diário para a estadia de toda a seleção (jogadores, equipa técnica, diretores e todos os outros membros da comitiva) de 4700 euros.
Seleção e custo de hotel:
1. Portugal Opalenica 33.174 euros
2. Rusia Varsovia 30.400 euros
3. Polonia Varsovia 24.000 euros
4. Irlanda Sopot 23.000 euros
5. Alemania Gdansk 22.500 euros
6. Chequia Wroclaw 22.200 euros
7. Inglaterra Cracovia 19.000 euros
8. Holanda Cracovia 16.200 euros
9. Italia Wieliczka 10.500 euros
10. Croacia Warka 8.300 euros
11. Dinamarca Kolobrzeg 7.700 euros
12. España Gniewino 4.700 euros

(SAPO Desporto)

é mordomias para uma comitiva Já por si excessiva e O POVO É QUE PAGA!!!!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

DESAFIO Nº. 23 - Quem se lembra...

Destes filmes...destas músicas que ainda hoje me enchem a alma e me fazem sorrir, ao contrário de muitos actuais com uma violência extrema?

RECORDAR É VIVER!