Admirada os livros de Nuno Crato assim como as entrevistas e debates como sempre deu.
Hoje e depois de lhe ir dando o benefício da dúvida...para mim a admiração deu lugar à desilusão...e é mais um que risco da lista do actual executivo!
As alterações, os megas agrupamentos, os exames do 4º ano a português e matemática que até aqui eram apenas para saberem a qualidade do ensino, passaram a valor 25% para a nota final. Para o ano será aplicado o mesmo sistema ao 3ºano e 4º ano. E outras ideias e aplicações de ficar de boca aberta!
Os bons avançam e os outros? Onde estão os cursos comerciais e industriais num país que tem sido destruído sem nunca aproveitarem o melhor que vinha de trás?
Acharia bem melhor se os professores tivessem tempo para dar e debater a matéria toda que é de loucos. Falo daqueles que se entregam de alma e coração à profissão e não daqueles que escolheram como mera opção...porque em tudo há bom e mau.
Acharia bem melhor se os manuais não fossem a "merda" que são e que mudam todos os anos conforme a vontade do freguês e no que toca ao português com o "esplenderoso acordo ortográfio".
Acharia bem melhor se durante décadas se "não tivesse sido tirado aos professores a autoridade e que não fosse permitido tudo ao menino e à menina." e responsabiliza-los desde pequenos.
Acharia melhor se nesses tais megas agrupamentos não fossem misturados alunos do 5ºano 6º, 7º,8º e 9º porque misturar tudo dos 10 anos aos 18 (os repetentes oi bi repententes).
Acharia melhor haver mais pessoal auxiliar para evitar as rebiliões feitas pela calada, dos fortes sobre os mais fracos ou melhor dizendo dos maiores sobre os menores.
Acharia melhor se os pais fossem mais responsabilizados pelos comportamentos dos filhos.
mas num país onde voltámos ao regime do tempo da outra senhora...só falta a menina dos 5 olhos, dos puxões de orelhas, reguadas...etc, etc, porque fome, muita fome já existe, resmas de material que é exigido, como comprar? salas apinhadas de alunos, etc, etc. e...
Nuno Crato, lamento dizer-lhe que para mim é um "sombra" de quem sempre seguiu os seus pensamentos...que afinal, no poleiro e por desculpa da crise...tornou tudo num molho de bróculos.
Não pelas filhas que já passaram, embora uma delas continue sempre a estudar mais e mais e mais além...mas pelos meus netos que não tivessem os pais que têm...seriam uns falhados em termos de escolaridade.
Obrigado Nuno Crato por tudo que tem feito...e teremos em breve os resultados de mais um ministro da educação e no seu caso igualmente da ciência...
De todos e a nível da ciência continuo a admirar profundamente "Mariano Gago"!
Oxalá um dia possa dizer o mesmo de si DAR O DITO POR NÃO DITO.
foto Google