quarta-feira, 31 de julho de 2013

No país sem rei nem roque... alguém que me explique!!!!

Diretores escolares pedem a Nuno Crato que aprove turmas já constituídas

A imprensa de hoje noticia que o despacho da rede escolar do Ministério da Educação para o próximo ano, que chegou às escolas na sexta-feira ao final da tarde, define cortes nas turmas no ensino regular e nas turmas de cursos profissionais e Cursos de Educação e Formação (CEF).

Com o despacho, os diretores de turma das escolas viram não ser aprovadas turmas que já tinham sido constituídas e com alunos matriculados.

Em declarações hoje à agência Lusa, o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, disse que esta situação é "muito preocupante" para diretores de escolas e alunos e exortou o Ministério da Educação a aprovar as turmas que já estão constituídas.

O dirigente salientou que o documento sobre a rede escolar, divulgado na sexta-feira, já devia ter chegado às escolas no início das matrículas.

"O certo é que chegou no fim das matrículas. Percebe-se que o país esteve perdido algum tempo devido ao problema que sucedeu no Governo, mas as escolas avançaram com o trabalho e formaram turmas com base nos dados do ano passado. Na sexta-feira percebeu-se que algumas escolas com turmas já constituídas (...) não tiveram autorização para avançar", disse.

Para Filinto Lima, esta situação "é um problema" para as escolas, para os diretores e para os pais que já matricularam os filhos e estão na expetativa que estes frequentem os cursos naquelas escolas onde estão inscritos.

"Este é um problema que tem solução e que passa pela tutela. É evidente que tudo isto esbarra no conceito de que todos falamos: a autonomia. Percebe-se perfeitamente que as escolas não têm qualquer autonomia para quase nada", alertou.

O dirigente da ANDAEP sublinhou também que o problema "tem de ficar resolvido ainda hoje" uma vez que termina o prazo para os diretores de escola indicarem ao Ministério o número de docentes sem componente letiva.

"Neste momento há escolas que deram componente letiva a alguns professores. Com este despacho alguns deles correm risco de ficar com horários zero", explicou.

Contudo, o dirigente da ANDAEP acredita que o Ministério de Nuno Crato vai arranjar uma solução em breve.

A Lusa pediu um esclarecimento ao Ministério da Educação, mas ainda não obteve resposta.

LUSA

10 comentários:

  1. Mais um exemplo de que anda tudo em contrapé.

    Pergunto:
    - as turmas constituídas tê-lo-ão sido com base em algo que estaria formalmente estipulado, a nível superior?
    - o Ministério não sabe que não deve mandar alterar sem fazer o ponto da situação?

    Sugiro:
    - que tal uma conversa com representantes de todas as partes envolvidas, antes de...?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é esse mesmo e vejo pais completamente desesperados porque irão reduzir turmas e até alunos já matriculados numa escola podem ir parar a outras. Mais, inclusivé já compraram os livros que mudam de escola para escola, até nisto é de bradar aos ceús...e QUE CULPA TÊM OS PAIS, ALUNOS E ESCOLAS QUE O PAÍS TIVESSE PARADO COM TODA AQUELA PALHAÇADA SEM QUE TIVESSEM MANDADO DESPACHO PARA AS ESCOLAS QUE NADA FIZESSEM.

      Conversa? comigo seria ir direitinha ao Ministério da Educação e bater o pé e falar bem alto sem direito a conversa como fiz há 15 anos com um assunto quase semelhante, que morando onde moro foram foram pôr a filha a 40 kms e sem rede de transportes.

      Cambada...nada funciona e até CRATO já me dececionou em todo o sentido, para não dizer coisas mais gravosas. APRE!!!!

      Eliminar
  2. Isto de certeza que aconteceu na minha escola, mas saí antes de ver.
    Temos lá 2 bons cursos do CEF, COZINHA E SERVIÇO DE MESA E BAR, HÁ ANOS.
    Não me entra na cabeça o não autorização agora quando já está tudo estipulado e muito organizado há anos!
    Geralmente é para alunos que têm mais dificuldades em seguir a via de ensino normal.
    Cambada de merdas estes tipos do ministério da educação, só fazem porcaria!
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está, um dos casos que me falaram "pois não sabem o que irão fazer aos dois filhos", embora ainda aguardem a confirmação da escola.

      Isto é brincar com a sanidade mental dos pais, alunos e professores...já que esta "cambada de merdas" têm os filhos em bons colégios e se os têm no público...pois, pois...a música é outra. Enfim!

      Eliminar
  3. Brincar com a educação significa brincar com o presente e futuro dos alunos, transtornar a vida dos pais, brincar com o futuro do País.
    Triste, muito triste!

    ResponderEliminar
  4. O processo de destruição de Portugal continua de vento em popa!!

    ResponderEliminar