quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Mas isto é alguma novidade? Para mim nunca o foi!

O elevador secreto de Valentim Loureiro e outras bizarrias autárquicas

Passados cem dias de mandato, novos autarcas começam a deitar as mãos à cabeça com as heranças que receberam.

O novo presidente da Câmara de Gondomar, por exemplo, descobriu um elevador secreto, deixado por Valentim Loureiro



Quando Marco Martins tomou posse, o difícil foi não esbarrar em situações insólitas. Primeiro, o gabinete de Valentim Loureiro estava transformado num bunker, onde poucos alguma vez haviam entrado. Em quase duas décadas, o anterior presidente só por duas vezes se terá deslocado ao bar do edifício camarário e "para reclamar com os funcionários ", conta-se. Valentim tinha um elevador secreto e exclusivo cujo código de acesso era a sua data de nascimento que ligava diretamente a um parque de estacionamento para os automóveis do presidente e da filha, ex-vereadora. Para trás, Valentim deixara também o fax com a respetiva lista de contactos, que iam de dirigentes do mundo da bola a pessoas com quem tinha negócios. Mas o filme apenas começara. Ao longo das semanas que já leva de mandato, Marco Martins descobriu viaturas velhas da autarquia por abater, "nas quais já haviam nascido pinheiros", uma frota automóvel com uma idade média de 22 anos e gastos de milhares de euros em aplicações informáticas que nunca foram instaladas ou usadas. Soube, também, que umas moradias em banda, vandalizadas e destruídas, afinal pertenciam à Câmara, e que o erário público também continuava a pagar o arrendamento de um mercado provisório, num terreno onde, desde 2011, já não existia nada. Um heliporto, orçado em 92 mil euros, foi também construído junto do IC29 e de um hospital, mesmo depois do pedido de licenciamento ter sido chumbado pelo Instituto Nacional de Aviação Civil. "Processos judiciais em que a autarquia é ré, são cerca de 400, mas ainda não estão quantificados os valores", refere o autarca, que herdou uma dívida de 145 milhões de euros, contas ainda por baixo, "pois espero mais surpresas". Não fosse Marco Martins bombeiro voluntário e dir-se-ia que Gondomar tem demasiados fogos para apagar. "O que me salva é ter subido degrau a degrau, na vida autárquica e ganho experiência a partir de uma freguesia. Caso contrário, estava tramado."
Agora que os primeiros cem dias de mandato se cumprem, o que há de mais insólito nas heranças dos novos presidentes? Conheça mais 8 casos bizarrros na VISÃO que está nas bancas

de: Visão.sapo.pt

se vos apetecer pesquisem "O caso das Batatas" de 1965 em Angola e verão que quem nasce torto nunca se endireita!

12 comentários:

  1. Pois... Infelizmente não surpreende e isso é para mim o mais triste de tudo.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também a mim e infelizmente o povo é que tem de pagar.

      Beijocas

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Este exemplo é mais uma peça laboriosa dos mafiosos que destruiram este país e que a lei não os atinge e se eventualmente os chamarem à pedra têm dinheiro para bons advogados-mestres-em-contornar-a-lei!

      Beijocas

      Eliminar
  3. Porque será que não esbocei um gesto de espanto?

    Beijocas, refilona :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é... estamos a ficar já tão indiferentes e já nada nos espanta. Bota refilona nisso...:)

      Beijocas

      Eliminar
  4. Deste fulano, nada me surpreende, é outro mafioso:)
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre o foi mas está a fazer uma grande vidinha com milhões e nós a contar tostões. Que ódioooooooooooo!

      Beijocas

      Eliminar
  5. Oi, Fatyly!
    Pouco entendo do que acontece na política portuguesa, mas deve ser a hora de convocar todos os gentios da terra para uma batalha com a freguesia vizinha ;)
    Beijus,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oi Luma...sim e se nós que estamos no caldeirão não entendemos imagino os de fora. Enfim...um dia terão o retorno das suas vigarices porque julgam-se eternos e intocáveis.

      Beijocas

      Eliminar
  6. Quem não tem juízo nem vergonha é quem elege tipos destes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é essa a dura realidade e por vezes ponho-me a pensar na velho ditado popular: se não consegues vencer, junta-te a ele! Enfim...

      Beijocas

      Eliminar