domingo, 9 de março de 2014

Novas Figuras da História de Portugal! - 1

D.Pedro Coelho - O Mentiroso


D.José Barroso - O Convencido


D.Mário Soares - O Ilusionista


D.José Sócrates - O Enganador


D.José Seguro - O Inseguro


(fotos Google)

15 comentários:

  1. Tão cáustico e tão real quanto que tinha publicado na sexta-feira.
    Que pobreza franciscana!
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já lá fui ver e realmente é caso para dizer "pobreza franciscana"!

      Boa semana

      Eliminar
  2. Pois é, o povo português habituou-se às ajudinhas e agora que a torneira se está a fechar há que culpar os malandros que querem endireitar as coisas porque outros, igualmente eleitos democraticamente, deram cabo delas. Em primeiro lugar está o meu umbigo, depois vem o meu umbigo, por fim vem novamente o meu umbigo e só depois é que está o bem geral do povo, pois o país que se lixe ou não tivesse eu voltado para a minha terra. Não percebem que se o país não estiver bem é impossível que isso tenha reflexos positivos no bem estar da população. E o pior é que o povo acha que as coisas melhoram da noite para o dia assim como se fosse magia, sem precisar de sacrifícios nem de tempo. Querem um povo mais mal habituado e ignorante que o povo português? Diziam que nos tempos do Salazar é que havia muita ignorância, mas pelos vistos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que estás a generalizar, radicalizar demais...o povo até tem aguentado tudo e achas bem que dívidas absurdas de corrupção e outras sejam perdoadas, já leste o caso do processo de Jardim Gonçalves? Já viste o resultado de outros, cuja sentença é zero e foram milhões e milhões de euros? Afinal foi o povo o gastador, foram todos aqueles que trabalharam 40 ou mais anos que originaram a crise, foram os que, por ordem de Bruxelas, pararam a agricultura, pescas até com abates de navios e a indústria, não foi? Investiram no império do betão, nos famosos programas Polis e o resto investiram no seu umbigo. Tiveram de devolver porque não investiram no que estava proposto: a formação profissional.
      Não confundas ignorância com falta de alfabetização...porque agora mais uns processos que envolvem médicos e outros e em quase todos há sempre alguém amiguinho do amiguinho. Certo?
      Muitos não têm a culpa de não perceberem muito porque não tiveram hipóteses de estudar e deram tudo aos filhos que com cursos nas mãos...é como tu...emigraram.
      Portanto tantos cortes sempre com a mesma retórica que gastámos mais do que devíamos? O caraças...e não falo apenas deste governo, os três maiores partidos já todos lá estiveram e o que fizeram? tudo o que acabei de dizer.
      No tempo de Salazar havia sim muito mais ignorância a todos os níveis e muita miséria e fome, porque os filhos tinham que ajudar os pais no campo e poucos foram os tiveram oportunidade de estudar. Mais...essas prioridades eram 99,9% para os homens e o restante para mulheres.

      E já me cansei de dizer isto porque ouvir falar é uma coisa, mas viver é outra.

      Eliminar
    2. Generalizar? Bom, eu estou, ou estava, a pagar a factura pelos gastos que eu não fiz. O dinheiro que eu não gastei gastaram-no por mim. Alguém me pediu alguma coisa? Porque é que eu haveria de estar a pagar pelos erros dos outros? Bom, em democracia, que é um sistema longe de ser perfeito, pagam os justos pelos pecadores, ainda por cima como o socialismo é a nossa realidade, tanto pior, sobra para todos, mas mais para uns do que para os outros, e sobretudo para quem não tem culpa de nada. No tempo das vacas gordas, muitos portugueses tinham dinheiro para muita coisa, comprava-se muita coisa a crédito, ia-se de férias mesmo sem haver possibilidades para tal (generalizando, pois eu nunca gastei o que nunca tive), acreditava-se que o povo era rico, mas ninguém se preocupou que um dia haveria de chegar a factura, porque o dinheiro não iria estar sempre a entrar sem contrapartidas... e os governos (abrilescos, claro) que fizeram? Esconderam a verdade ao povo e venderam ilusões...

      Pois é, para que foi então que nós entrámos na então CEE? Quem é que nos prometeu uma vida melhor, mais rica e próspera? Agora temos o resultado disto! Nos tempos doutra senhora pelo menos em Portugal havia produção... até havia uma coisa chamada superavit. O Salazar tirou Portugal da bancarrota, livrou o povo da guerra (tal como ele prometeu, disse que livrava o povo da guerra mas não o livrava da fome... acaso teria sido melhor termos levado antes com a guerra? Talvez...)... e como é que estava, só mesmo por acaso, o país antes de Salazar pegar nele? Não estava ainda pior em todos os aspectos? Pois, disso ninguém fala porque não convém. Se os factos indicam que Portugal de Salazar melhorou em todos os aspectos, inclusive na riqueza dos próprios portugueses ainda que houvesse ainda muita miséria, o fundamental é escamoteá-los que é para não se dar crédito nenhum ao ditador. "Eu quero ver Portugal na CEE", cantavam os outros...

      Eliminar
    3. OIha, amiga, antigamente havia sim muita analfabetização, mas os que tinham estudos eram mesmo bons. Havia bons alunos a matemática, por exemplo. E hoje em dia? Há muita gente nas escolas... mas quantos é que escrevem minimamente bem o português? Porque é que tanta gente não gosta da matemática? E que dizer do crescente abandono escolar? E que dizer também da qualidade do próprio ensino? Mas afinal estamos a brincar? Agora que o ensino é gratuito a malta desiste de estudar? A malta não gosta de ir à escola? Não percebo. É culpa do Salazar, sacana do homem!

      Nos tempos do Salazar havia muita emigração, mas parece que esse índice já foi superado há algum tempo... e o 25 de Abril, que supostamente serviu para fazer com que Portugal se tornasse um país melhor, já aconteceu há alguns anos, há ainda menos de 40 anos. Isso é que eu chamo de melhoria, ou antes de progresso. Que farsa que foi a revolução. Até aqui em Macau uns velhotes portugueses dizem que foi o dia que destruiu Portugal, que tinha uma Pátria. Agora, para não verem a verdadeira miséria, preferem morrer por cá.

      E na verdade nem devias queixar-te muito. Os três partidos só estiveram e continuam a ir para o poder porque o povo assim quer. É assim a democracia! Uma conquista de Abril! Fizeram a revolução para agora tu te queixares tal como te queixas dos tempos do Salazar? Então de facto pouco ou nada mudou porque continuas-te a queixar. Não te queixas duma maneira, queixas-te doutra. Mas, claro, 25 de Abril sempre, pois não se vê que agora mesmo com todos os cortes Portugal está melhor que dantes porque agora já podemos falar à vontade sem termos a PIDE atrás de nós? Não temos a PIDE, mas temos um aumento da criminalidade, falta de segurança, parasitismo social, corrupção, desemprego, miséria (sim, que ela ainda existe e já não devia existir) e acima de tudo não se vislumbra um futuro!

      Eu sei que eu não vivi nos outros tempos. Mas vivo estes tempos e, sinceramente, posso concluir que é de facto melhor agora? Tanto assim é que feliz ou infelizmente acabei por voltar para a minha terra porque tiraram-me o futuro aí. E na verdade eu não emigrei, pois ainda que seja português é de Macau que eu sou e tenho residência aqui. E tu se quiseres ser coerente devias era estar a gostar deste tempo. É que eu sempre tenho o pretexto de poder atirar à cara das pessoas que vibraram com o 25 de Abril e a queda da ditadura a podridão que existe hoje em dia, já estas não deviam ter razão nenhuma para não estarem a gostar agora do que temos porque dantes, e supostamente só dantes, é que era tudo mau!

      O povo português tem-se aguentado e ainda bem. E outra coisa não poderia estar a fazer! Atiraram foguetes em 1974, agora apanham as canas... e os que não festejaram, que comam por tabela. Democracia e socialismo são assim, pois sobra para todos... pelo menos para mim sobrou!

      Enfim, é assim a vida. Diz o ditado que cada qual tem o que merece, portanto pelos vistos Portugal só está a ter o que merece. Mas já temos mais de 800 anos de História portanto se não desaparecemos antes também não é agora que vamos desaparecer porque somos um nobre povo e uma nação valente e imortal. :)

      Beijinhos.

      Eliminar
    4. Pobre pais o meu, como é pobre o meu pais, nem consigo sequer pensar como ainda há gente com este pensamento enfim, palavras para quê.

      Sempre fomos um pais que defende assassínios, assim como agora está acontecer, como podemos pedir que se faça justiça se alguns ainda defendem a crueldade, a tortura defendem pessoas que
      mataram, esta tudo dito. Que fazer. É caso para dizer valha-me Deus que tenho duvidas da sua existência, mas valha-me Deus.

      Eliminar
  3. História? Essa gente merece ser considerada como fazendo parte do meu querido País?

    Tirem-me deste filmeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    ResponderEliminar
  4. Esta gente ficará na história mas pelas piores razões. Mas o povo não se lhes fica atrás. Veja-se o caso das facturas. Ninguém pede! Depois queixam-se...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficarão sim! Quanto às facturas o "ninguém pedir" não é bem assim, porque há muita gente que pede e digo-te que o sistema implementado é um gasto LOUCO de papel e não haveria outra forma? Pois, há agora um célebre cartão...só agora?
      Enfim

      Eliminar
  5. D. Pedro Coelho adoptou aquela máxima cavaquista de que nunca se engana e raramente tem dúvidas.

    O D, José Seguro que tem o dom de me provocar urticária, convidou no dia da mulher 'éne' mulheres para almoçar. Está tudo dito. 'Demagogia feita à maneira, é com queijo numa ratoeira'...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem...nem mais...e todos os que refiro para mim politicamente falando, como pessoas não sei porque não os conheço, são tão fracos, oportunistas e beras...que me dão nauseas.
      A minha urticária já vem de longe no que toca ao D.Mário Soares.

      Eliminar