terça-feira, 8 de julho de 2014

UM LIVRO QUE NUNCA DEIXOU DE SER ACTUAL!



"Este livro retrata a história de um menino de cinco anos chamado Zezé, que pertencia a uma família muito pobre e muito numerosa. Zezé tinha muitos irmãos, a sua mãe trabalhava numa fábrica, o pai estava desempregado, e como tal passavam por muitas dificuldades, pelo que eram as irmãs mais velhas que tomavam conta dos mais novos; por sua vez, Zezé tomava conta do seu irmãozinho mais novo, Luís.
Zezé era um rapazinho muito interessado pela vida, adorava saber e aprender coisas novas, novas palavras, palavras difíceis que o seu tio Edmundo lhe ensinava. Contudo, passava a vida a fazer traquinagens pela rua, a pregar peças aos outros e muitas vezes acabava por ser castigado e repreendido pelos pais ou pelos irmãos, que passavam a vida a dizer que era um mau menino, sempre a fazer maldades. Todos estes fatores e o fato de não passar muito tempo com a mãe, visto que esta trabalhava muito, faziam com que Zezé, muitas vezes, não encontrasse na família o carinho e a ternura que qualquer criança precisa. Somente de sua irmã Glória, que ele carinhosamente chama de "Godóia".
Ao mudarem de casa, Zezé encontra no quintal da sua nova moradia um pequeno pé de laranja lima, inicialmente a ideia de ter uma árvore tão pequena não lhe agrada muito, mas à medida que este vai convivendo com a pequena árvore e ao desabafar com esta, repara que ela fala e que é capaz de conversar consigo, tornando-se assim o seu grande amigo e confidente, aquele que lhe dava todo o carinho que Zezé não recebia em casa da sua família. Zezé teve também um grande amigo o português Manuel Valadares." - Wikipédia

Eu li, as filhas leram e as netas mais velhas também. Ontem estive a reler e acho que é um livro com imensos ingredientes positivos para as crianças jovens e velhos!

10 comentários:

  1. Não conheço. Uma espécie de Tom Sawyer brasileiro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Fire, bem longe das aventuras de Tom Sawyer que também li e gostei.
      José Mauro de Vasconcelos era brasileiro e segundo dizem escrevia com base nas suas vivências pessoais.
      Se puderes lê porque merece a pena. São estas obras que nos marcam para sempre e tem outro dele que também não me canso de ler:Rua Descalça.

      Eliminar
  2. Ora aí está um livro que Cavaco deveria ler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "deveria" dizes bem...mas já está mais na onda de "dormitar" para não dizer outra coisa!

      Eliminar
  3. Um livro que dá gosto folhear de vez em quando.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual e o meu tão velhinho já andou de mão em mão:):):)

      Eliminar
  4. Acho que toda a gente leu e eu também vi o filme:)
    Beijocas

    ResponderEliminar