sábado, 8 de novembro de 2014

Legionella

A informação televisiva que temos é pouco esclarecedora para muitos que a vêem e assim se instala o pânico.

Menina Fatyly explique-me o que é aquela "báááctéria qualquer coisa à janela" que já levou tanta gente ao hospital de Vila Franca de Xira.Já não nos bastava o Ébola e os governantes a darem cabo dos nossos nervos, agora é esta doida?

Prendendo o riso e com uma paciência de Jó expliquei com toda a calma que se trata da bactéria Legionella que é responsável pela Doença dos Legionários, uma pneumonia grave, cuja infecção se transmite por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada.
Por exemplo uma fonte das várias que temos que servem de ornamentação de rotundas etc, cuja água está num circuito fechado que podem fazer saltar pequeninas gotinhas e também nas águas dos aparelhos de ar condicionado, piscinas quando não se faz a manutenção devida. Não se transmite como uma simples gripe e beba água à vontade.Os primeiros sintomas só ocorrem 10/12 dias depois de serem infectados.

Claro que tudo o que escrevi foi dito com mais detalhes e numa linguagem mais entendível.

Sei que hoje, por volta das 15 horas irão ser dadas mais informações e precauções a ter!

ACTUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO E MEDIDAS PREVENTIVAS

Do Diário Digital:

Em declarações aos jornalistas no final de uma reunião de urgência das autoridades de saúde devido ao surto de 'legionella', que já causou 90 casos, a maioria dos quais no concelho de Vila Franca de Xira, o responsável disse que há medidas de prevenção "que podem ser tomadas desde já".
Uma vez que a contaminação ocorre por inalação da bactéria, que vive em meio aquático, deve ser evitada a formação de gotículas de água, mencionou, afirmando estar em causa "sobretudo [o concelho de] Vila Franca de Xira".
Francisco George disse que é preferível optar por banho sem duche e que deve ser evitada a "grande pressão" das torneiras.
Por outro lado, "a cabeça do duche pode ser submersa numa solução de água com lixívia, desde que tenha o odor próprio da lixívia", referiu.
Para quem tem termoacumuladores, a temperatura deve ser mantida acima dos 75 graus, porque a bactéria "não tem condições de crescimento" acima deste valor.
"Aqueles que utilizam hidromassagens, jacuzzis, até termos a fonte de infeção identificada, não devem" fazê-lo, avisou.
Francisco George sublinhou que as pessoas não devem "ter receio de beber água".
"A água pode ser utilizada na cozinha, para beber. Esta infeção só se transmite de uma forma especialmente bizarra, só respirando a água pelas gotículas, pelos aerossóis", disse.
O diretor-geral de Saúde apelou ainda aos portugueses para que estejam atentos à informação sobre este assunto que é veiculada pelos órgãos de comunicação social de referência.



17 comentários:

  1. Não sabia de nada, como sempre.lol
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu soube ontem mal li as notícias pela manhã. É assustador e mais uma vez se prova que a "prevenção" falha em tudo ou quase tudo, porque não há limpeza nos lagos/fontes com repuxos num circuito fechado de água, nos ares condicionados de hotéis, restaurantes e até particulares, etc, etc.
      Mas a coisa vai-se alastrar com estas chuvas e todo o cuidado é pouco.
      Enfim, vamos aguardar e oxalá que encontrem o foco e que os infectados se restabeleçam.

      Eliminar
  2. Explicaste quase tudo.
    Talvez não saibas que faleceu hoje uma senhora que padecia da doença e que estava internada no Hospital de Vila Franca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa mas não foi uma senhora. Foi sim um homem de 59 anos.

      Eliminar
    2. Nem imaginas o pânico de várias pessoas...e lá disse o que podia para as acalmar.

      Foi um homem sim, infelizmente, mas ainda não se sabe se já padecia de outras patologias.

      É tudo a ajudar amigo!

      Eliminar
    3. A minha mãe veio agora dizer-me que está apavorada, ele viu no noticiario e confirma que já morreu um senhor em Vila Franca,
      portanto não devemos ficar assim tãi serenos.
      Beijocas

      Eliminar
    4. Claro que sim, e eu refiro isso mesmo quer no texto, quer nas minhas respostas, é preocupante e temos de seguir o que foi dito por Francisco George no noticiário da noite e até indicando várias medidas preventivas.

      Agora adianta entrar em pânico? Ainda nos dá uma travadinha o que não é de todo recomendável, porque nestas coisas o alarmismo é perigoso porque se mistura tudo.

      Sim, morreu um senhor de 59 anos que já padecia de outras patologias e fumava muito.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. É de facto preocupante, mas nada de alarmismos absurdos e há que ter calma e seguir os conselhos que estão a dar na televisão.

      Eliminar
  4. Ora muito bem, Fatyly, informação útil sem sem ser alarmista. Esta coisa das redes sociais também tem um lado nada comestível, digamos assim, é o estar a abarrotar de gente alarmista, logo inconsciente.

    Tenha um boa noite :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim foi numa roda habitual de um cafézinho pela manhã, mal entrei sentei-me e foi o tema de conversa e essa senhora estava mesmo em pânico, mas saiu mais sossegada e que iria ficar atenta às notícias:)

      Ser alarmista é do pior que há, claro que é preocupante e todos têm o dever de rever o que têm em casa, mas acho que este foco virá de algo com "falta de higiene bem ao estilo português"!

      Eliminar
  5. Em todo o caso, é melhor ferver sempre a água antes de a consumir ou usá-la para outros fins, como tomar banho. Todo o cuidado é pouco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já está descartada que a rede pública não está afectada. Mas sim, tens razão todo o cuidado é pouco e o número de infectados continua a subir!

      Eliminar
  6. O homem que morreu já tinha problemas respiratórios.

    ResponderEliminar
  7. O que me causa estranheza é que a maior incidência de casos se limite a uma zona(s) relativamente pequena(s) e não se consiga localizar a origem, o ponto de partida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é um dado certo o que também a mim causa estranheza, mas a manutenção e inspecção do quer que seja neste país, falha quase sempre em tudo. Por facilitismo? Por poupança? Por deixa andar? Não sei, mas todos os anos essa bactéria dá e ou faz danos...o que mais me preocupa é se ela "ganha dentes" porque infelizmente o uso excessivo de antibióticos é uma realidade. Mas aqui incluo também a auto-medicação e facilitismo do acesso a tal.
      Enfim, temos de estar informamos e não entrar em pânico.

      Eliminar