terça-feira, 16 de dezembro de 2014

PARABÉNS FLAVIA E ODELE

Hoje é dia de cantar os parabéns a ambas.

Olhando para a centopeia que tenho no frigorífico, relembro esta tua história e o gesto que a mesma contem quando a recebi. Olhar para ela é sentir-vos mais perto de mim, embora saiba que exista um oceano que nos separa. Separa? Nada disso!

Tirei esta foto para que a minha centopeia vos leve o meu abraço de sempre e para sempre



A historinha de uma centopéia

Quando Flavia estava com sete anos, um dia chegou da escola dizendo que havia lido uma história e que precisava me contar. A história dizia que quando uma pessoa vem à nossa casa pela primeira vez, deve sair com um presentinho, um mimo, uma lembrança. Não precisaria ser algo caro, Flavia me dizia, bastaria que representasse a alegria de termos recebido a pessoa em nossa casa.

E nos dias seguintes, Flavia me relembrava a história e pediu que escolhêssemos algo para darmos às pessoas que fossem nos visitar pela primeira vez. Insistente como toda criança, Flavia me dizia com sua graciosa voz de sino: “Mamy, vamos comprar logo as lembrancinha para nossas visitas.” E num domingo eu e Flavia fomos à Feira de Artesanato de Moema, que ficava a dois quarteirões de nossa casa e ela escolheu a centopéia da foto que ilustra este post. É um imã de geladeira feito de biscuit.

E assim foi. Compramos algumas centopéias, e já deixávamos embaladinhas num saquinho de celofane. Quando a visita saía, Flavia, toda alegre, fazia questão de lhe entregar a lembrancinha. Mantive este costume de minha filha e mesmo após o acidente que lhe deixou em coma, continuo comprando as centopéias de Flavia na mesma artesã, a simpática Sandra, que aos domingos expõe seus trabalhos na Feira de Artesanato de Moema. Por vezes, a minha reserva de centopéias acaba e pode acontecer de alguma pessoa vir nos visitar pela primeira vez e eu não estar com a “lembrancinha de Flavia”, mas tento evitar deixar acabar o “estoque”.

Hoje, estiveram aqui em casa, Paola, Bruna, Flávia e Mariana, formandas de jornalismos da Faculdade Casper Líbero, que estão fazendo trabalho de conclusão do curso, o TCC, com o título “Debaixo de Seus Olhos” sobre pessoas em coma. Eu e Flavia estamos participando do trabalho de conclusão do curso das meninas, todas muito graciosas e com idade regulando com a de Flavia, 20, 22 anos. E elas saíram daqui com a centopéia de Flavia para enfeitar as geladeiras de suas casas.

E ainda hoje quando alguém vem à nossa casa pela primeira vez, ao lhe entregar este presentinho tão simples, faço-o em nome de Flavia e conto a historinha que um dia encantou minha menina. Tomara que para aonde quer que este enigmático estado de coma a tenho levado, que Flavia continue em seu mundo encantado.



Terminas com uma frase de uma mãe com M grande que cuida da sua filha mergulhada "num enigmático estado de coma" e nesta janela que abriste ao mundo deste "voz a Flavia" sempre com o que de melhor tens, aprendeste muito, sofreste e sofres p'ra caramba, eu sei minha doce amiga...mas os verdadeiros amigos não largam as mãos e continuam a vir aqui dar-te força e sobretudo agradecer o teu exemplo em tudo.
Aguardamos por essa Lei Federal pela qual te debates para protecção de outras crianças que desfrutam de piscinas.

14 comentários:

  1. Parabéns a ambas e àquela senhora que é uma força da natureza!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Antes que seja dia 17, deixo os meus parabéns à Flávia e à Odele.
    Porque sim, elas merecem.
    Admiro a força demonstrada pela Odele. Oxalá assim continue.

    Beijocas, refilona.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Merecem mesmo e oxalá que Odele continue com força para seguir em frente!

      Eliminar
  3. Parabéns a ambas. E que ela volte à vida.
    Kis:)

    ResponderEliminar
  4. Fatyly, li o texto, é delicado embora passe muita força. Admito que não sei quem são a Flavia e a Odele, mas parece-me que estão a passar um momento bastante complicado. Sendo assim os meus votos é no sentido de dar mais um pouco de força a ambas e deixar um sorriso de esperança :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há anos Maria, Flavia que é a filha está em coma vigil vai para 17 anos.
      A mãe Odele tem sido uma guerreira.

      O blogue está na barra latera, Flavia, vivendo em coma...l, mas se carregares no título da "Historinha de uma centopeia" tem o link do mesmo, isto se e quando te apetecer leres alguma coisa.

      Beijocas

      Eliminar
  5. Dar os parabéns a elas implica dar-te também os parabéns, pois também o teu "status" para com elas faz mais um ano. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenham dúvida que merecem e já há alguns anos que as acompanho.

      Beijocas

      Eliminar
  6. Querida amiga, fiquei tanto tempo sem acessar os blogs que acabei por não ver este maravilhoso post que fizeste pelo meu aniversário e pelo aniversário de Flavia. Envergonhada, te peço desculpas, ao mesmo tempo que muito te agradeço pelo carinho constante com que tens presenteado à mim e à Flavia. Fica com minha gratidão e minha amizade. Obrigada pro este e por todos os posts que já fizeste para a nossa Princesa. Es uma querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens que pedir desculpas e muito menos envergonhada, quê nada...minha doce amiga, porque compreendo muito bem que tens muito em que pensar, tratar e tudo ou quase tudo em prol da tua/nossa menina.

      Fico muito feliz por teres gostado e isso é que importa, desejo que neste momento as coisas estejam a correr pelo melhor.

      Força e como o tempo passa!

      Beijocas de sempre e para sempre

      Eliminar
  7. Respostas
    1. O mesmo para ti, Flavia e filhote e ontem foi uma noite mágica e hoje parte da minha turma juntou-se na casa da minha mãe:)

      Beijocas

      Eliminar