terça-feira, 27 de janeiro de 2015

AUSCHWITZ 70 ANOS...

Mais de um milhão de pessoas morreu em Auschwitz, na maioria judeus, durante a Segunda Guerra Mundial. Na terça-feira, dia 27 de janeiro, celebra-se o 70º aniversário da libertação do campo de concentração mais infame do mundo. Já são poucos os sobreviventes vivos. Nesta fotogaleria, conheça um pouco da história de Susan, Alexander, Sam, Josef, Susan e Edith.

Hoje a história repete-se por todo o mundo.

O que o ser humano é capaz de fazer sobre o seu semelhante e o que se aprendeu?

A meu ver NADA VERSUS NADA!

16 comentários:

  1. O que se aprendeu? Muito, como por exemplo, o que fazer para multiplicar as guerras e as matanças respectivas. Como sustentar as situações de fome sem nada fazer para contrariar o sentido das mesmas.
    Bem, o melhor é não dizer mais nada. De repente, deu-me vontade de chamar nomes a quem manda no mundo.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual e eu chamo muitos nomes a muitos mandantes e oxalá que paguem bem caro o que andam a fazer. Até "entre portas"!

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  2. Jamais deveremos esquecer, cara amiga.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo assim Ricardo há "cabecinhas pensadoras" que dizem e apregoam que não existiu o holocausto. Mas de uma coisa eu tenho a certeza...foi terrível demais e um horror sem precedentes. Na actualidade existe coisas semelhantes...e como é possível o homem descer ao nível de "besta" perante o seu semelhante.

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  3. Este assunto toca-me bastante. Admito que tenho dificuldade em falar dele. São dos poucos assuntos a que fujo, logo eu que costumo encarar tudo de frente, mas este é muito triste. Doloroso. Já vi vários filmes e emociono-me sempre. O primeiro que vi, que não me lembro o nome, admito, foi pela mão da minha mãe. Seria adolescente, a minha mãe fez questão que eu o visse ao lado dela. Não foi fácil. Acho que tive vários pesadelos nos dias seguintes.

    Fatyly, nada se compara àquele horror que aquelas pessoas viveram. Não sei... acho que nada foi tão horrendo. Tão abjecto.Tão desumano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha juventude li tudo o que havia sobre este "horror". Também vi alguns filmes na época...mas depois daqueles 3 anos tenebrosos que vivi, nunca mais consegui ler e muito menos ver filmes mais recentes. Nem sequer consigo ver filmes de acção, nem policiais onde impera a violência...nada disso me seduz por saber que há sempre realidades dessas em qualquer lugar do planeta. Não e não!
      O livro que mais me marcou e digo-te que não consegui acabar de ler, foi "Os médicos malditos", não me recordo o autor...mas foi de facto um horror. Hoje ainda há sobreviventes e viverem 70 anos com aquele pesadelo não deve ser nada fácil.

      Jamais conseguiria ir visitar o museu ou memorial de AUSCHWITZ .

      Nunca é demais recordar!!!!

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  4. Algo de inconcebível, absolutamente intolerável, mas Fatyly, porque continuam as chacinas, as mortandades, a bestialidade em toda a sua dureza? Olho para trás e envergonho-me, olho para o presente e envergonho-me, olho-me, a mim, e envergonho-me. Que raio de animais somos nós?
    O que me choca mais no holocausto é a forma como tudo foi premeditado, organizado, pensado. É qualquer coisa de inconcebível! Mas hoje, olho as mortandades que todos nós conhecemos e fico sem palavras. O homem é um animal inqualificável na sua crueldade.
    Desculpe, mas não posso esquecer o passado, assim como não posso, não consigo esquecer o presente, não consigo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual e subscrevo o que dizes porque não devemos esquecer o passado e o presente igualmente dizimador em massa de tantos inocentes em nome de coisas aberrantes, incompreensíveis e sobretudo intolerantes.
      Não conseguimos fazer nada...mas façamos tudo o que pudermos até onde chegam os nossos braços.

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  5. Pois amiga, mas muitos dos que hoje governa na Europa e quiçá neste burgo á beira mar plantado, defendem muitas de regras do tirano, ( não tenho sequer nome para chamar aos mandantes de tal crime), mas como eu dizia, defendem e teimam em dizer que não existiu AUSCHWITZ, mas isto da história repete-se, oxalá que eu me engane mas muitos maus tempos estão para vir. mas como te digo, o que choca é haver quem defenda tais ideologias, e como disse e repito aqui no nosso burgo há muito quem o defenda. é caso para dizer ingratos, desumanos. enfim.


    O livro que falas, Os Médicos Malditos, Christian Bernadac, muitos mas livros como este se devia escrever, para que jamais a história se esqueça.

    Aquele abraço fraterno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual amigo e dizes tudo. Infelizmente a hipocrisia impera por cá e por todos, que fazendo e ou defendendo actos inconcebíveis, nos dias de...mostram-se tão consternados que até metem nojo!

      O autor desse livro é o que indicas mas não me recordava e hoje não consigo ler nada sobre isso e outras coisas idênticas. Dói muito e nem há palavras para descrever.

      Beijocas e obrigado e aquele abraço fraterno de sempre;)

      Eliminar
  6. Infelizmente parece ter aprendido muito pouco, Fatyly.
    E o Horror não parece ter fim.
    De outras formas, noutras latitudes.
    Mas Horror na mesma.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso Pedro as malditas armas, as malditas atrocidades continuam activas e o mundo nada aprendeu. Nem os políticos com políticas de fome, precariedade, desemprego leva milhares e milhões ao suicídio, à escravatura e ou doenças mentais tão graves. A história repete-se e o horror não tem parado...infelizmente!
      Mas iremos ter uma acalmia porque tudo tem um começo e um fim, acredito que sim, acredito que sim!

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  7. Pior que não aprender com a História é negá-la. E o que infelizmente não falta neste mundo são negacionistas e a teoria da conspiração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo mas este em especial não à como negar...porque ainda existem imensos sobreviventes desse horror.
      A parte mais horrenda do ser humano e que na actualidade continua a fazer baixas!

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  8. Como se diz, um Holocausto!
    Horrível!
    Beijocas

    ResponderEliminar