segunda-feira, 1 de junho de 2015

DIA DA CRIANÇA

mas existe um enorme lado negro da "simbologia deste dia" :

Portugal tem mais, muito mais de oito mil crianças institucionalizadas!Por vezes envolvidas em batalhas conjugais, crimes, maus tratos, abandonadas. Poucas são as instituições que dão colo e amor de verdade. Muito poderia dizer sobre isto e a adopção...mas hoje NÃO!

Portugal junta-se em prol "dos animais abandonados" contrastando com "hotéis, spa's, e nunca pensei: até com um canal televisivo para não stressarem quando ficam sozinhos. Acho que os animais devem ser bem tratados, mas em campanhas e ou peditórios, lamento mas opto sempre pela criança. Muito poderia dizer sobre isto...mas hoje NÃO!

Portugal sofre uma grave crise de natalidade cujas medidas e ou incentivos são pura utopia para não dizer "estúpidas" de "fabricantes de leis que do alto das suas mordomias desconhecem por completo a realidade". Muito poderia dizer sobre isto...mas hoje NÃO!

Portugal junta-se em torno de umas taças ganhas por mérito. Milhares numa festa que gosto de ver e como gostaria de ver essa união, garra, em prol de coisas graves, muito graves, dilacerantes que nos afectam a todos e sobretudo as crianças. Muito poderia dizer sobre isto...mas hoje NÃO!

Portugal também tem pais com imensos valores morais e educacionais, que lutam e dão aos seus filhos o que têm e por vezes o que não têm . Também professores e auxiliares, médicos e auxiliares, que dão o seu melhor! Muito poderia dizer sobre isto...mas hoje NÃO!

Para as minhas filhas que continuam a ser "as minhas crianças" e para os meus quatro netos apenas um agradecimento: obrigado meu Deus por ter conseguido transmitir-lhes "o que de melhor há na vida nada materialista". Muito poderia dizer sobre isto...mas hoje NÃO!

Hoje apenas quero dar-vos um enorme abraço para que nunca deixem de ser CRIANÇA, PORQUE TODOS OS DIAS É E SERÁ SEMPRE "DIA DA CRIANÇA!


(foto Google)

15 comentários:

  1. Apenas uma pergunta: não deveriam ser TODOS os dias?

    Boa semana, beijocas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deves ter lido tudo...porque é isso mesmo que digo no final do post.

      Um abraço e obrigado

      Eliminar
  2. Mas hoje SIM, hoje um OBRIGADA sentido pela "pedrada no charco", aquela que chama a atenção para a hipocrisia, para o desrespeito, para o drama que é a vida de muitas crianças, não hoje, mas sempre.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assim mesmo há que mandar "pedradas no charco" já que não posso as enviar a certas cabecinhas reinantes!!!!

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  3. E mais será assim se não deixarmos também morrer a criança que há em nós, Fatyly.
    Que pressa de crescer!!
    Para depois ter medo de envelhecer e morrer.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem e felizmente já vou nos 64 anos e jamais deixei de ser criança. Dá-me gozo desarmar os adultos certinhos ou que se julgam certinhos em tudo e adoro provocar um sorriso numa criança.

      Com as crianças há que lhes dar ferramentas morais em vezes de telemóveis e afins. Ensinar-lhes a fazer um montão de coisas...reciclando e descer ao seu nível para os entender. Dar colo e uma palmadita na hora certa...é a melhor forma.

      Nunca tive medo de envelhecer e tenho imensa honra em todas as minhas rugas. Também não tenho medo de morrer, tenho medo é do sofrimento...daí andar a tratar do que a lei já nos permite ditar a nossa vontade!

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  4. Grandes verdades... que infelizmente são mundiais! :( Há países bem piores do que Portugal no que toca a este tema... Mas o importante a referir é que não deviam simplesmente existir! :( E concordo bastante com a parte que escreveu sobre o povo que se une e festeja taças... também gosto de ver, mas sem dúvida que grandioso seria ver algo assim para temas fortes como este... Eu mantenho sempre viva a criança que há em mim que felizmente cresceu feliz e continua a crescer feliz, mesmo já tendo de encarar mais assuntos/provas ´serias no mundo dos adultos!;)
    Boas leituras!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo inteiramente com o que dizes e eu que, conforme disse ao Pedro, felizmente já vou nos 64 anos e jamais deixei de ser criança. Sempre enfrentei o mundo adulto e por vezes "desarmar gente aldrabona, ardilosa e má" foi sempre o meu forte em defesa dos mais fracos, porque uma criança percebe muito mais do que os adultos julgam:)

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  5. Isso das crianças institucionalizadas deve-se a um novo conceito de família, progressista e modernista, que faz com que os pais de hoje já não sejam mais os pais de antigamente.

    Hoje em dia mais depressa o comum português se revolta contra todos aqueles que maltratam os animais do que com as pessoas. É por isso que tão depressa manifestam-se contra as touradas ou contra a extinção do lince ibérico como logo a seguir apoiam o aborto porque a mulher tem o direito de decidir sobre o seu corpo, mas um bebé inocente não tem a mesma importância que tem um touro ou um lince.

    Se reparares bem, a crise da natalidade afecta mais e principalmente os portugueses "nativos", ou "brancos", como quisermos chamar. Porque os imigrantes, principalmente os que vêm de África, e também os de uma determinada etnia que costumam vender coisas nas feiras, continuam a reproduzir-se, muitas das vezes que nem coelhos. E quem me acusar agora de ser racista ou xenófobo por dizer a verdade, que vá para o...

    Há taças e taças. Num mar de sofrimento e de desalento, nada como procurar escapes. E o povo português sempre fez isso. Nos tempos doutra senhora, que tu não gostaste mesmo nada, o povo também se serviu precisamente do Benfica para fugir à realidade "cinzenta" do dia-a-dia. A diferença é que hoje a realidade é "colorida", mas talvez as cores de hoje sejam tão vivas que até ferem a vista.

    Com certeza que Portugal tem bons profissionais. A questão é deixarem-nos fazer aquilo que lhes compete como deve ser. De que adianta um professor ser bom se os alunos não querem aprender e estes ainda são protegidos pelos idiotas úteis a começar pelos seus próprios paizinhos que, coitadinhos, não podem educar os meninos à "maneira antiga" porque senão psicólogo X ou psicoterapeuta Y dizem que isso faz mal ao crescimento dos pequenos e podem causar-lhes sequelas irreparáveis no futuro? Eu lembro-me de levar tabefes ou palmadas dos meus pais e nem por isso me tornei num ser atrofiado.

    Os nossos são sempre os nossos, independentemente de tudo. São sempre especiais precisamente porque são nossos, não importa o resto. É como um filho que é feio e que é sempre bonito aos olhos da sua mãe. Desculpa lá a comparação foleira, mas o que importa é o sentido da coisa.

    O dia da criança é como o dai do pai ou dia da mãe, ou seja, dias que valem o que valem porque todos os dias são dias da criança, do pai ou da mãe. Não é preciso haver estes dias para nos lembrarmos que existem crianças, pais e mães.

    Beijinhos e resto duma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com muita coisa, mas discordo de outras e o que havia no tempo de Salazar era a mesma coisa: Casa Pia e outras.

      Em termos de escola digo-te que era imensamente severa e se desses um erro num ditado levavas dez reguadas...imagina vários erros. Muita coisa poderia dizer-te...mas hoje não me apetece.

      Prefiro que optem por não os ter do que os ter e passarem fome, miséria, etc.

      Dei palmadas (nunca estaladas na cara porque também não gostei das muitas que levei) às filhas e aos netos se ultrapassarem o falta de respeito para comigo. Mais vale uma palmada na hora certa do que mil palavras. Claro que hoje já não precisam...e ouvem imensos "Nãos".

      Claro que o dia da criança é todos os dias e digo isso no final do texto.

      Beijocas, obrigado e boa semana

      Eliminar
    2. Concordo com muita coisa, mas discordo de outras e o que havia no tempo de Salazar era a mesma coisa: Casa Pia e outras.

      Em termos de escola digo-te que era imensamente severa e se desses um erro num ditado levavas dez reguadas...imagina vários erros. Muita coisa poderia dizer-te...mas hoje não me apetece.

      Prefiro que optem por não os ter do que os ter e passarem fome, miséria, etc.

      Dei palmadas (nunca estaladas na cara porque também não gostei das muitas que levei) às filhas e aos netos se ultrapassarem o falta de respeito para comigo. Mais vale uma palmada na hora certa do que mil palavras. Claro que hoje já não precisam...e ouvem imensos "Nãos".

      Claro que o dia da criança é todos os dias e digo isso no final do texto.

      Beijocas, obrigado e boa semana

      Eliminar
  6. Fatyly, existe espaço para tudo neste mundo. Não é necessário fechar uma porta para se abrir outra. O que quero dizer com isto é temos que olhar para as crianças, para os animais abandonados, para os velhotes na solidão, para pessoas com graves carências. Todos são importantes. Todos.

    Tenha um resto de uma boa semana.

    PS: Os dias são o que nós quisermos que sejam. Convém é não deixar escapá-los por entre os dedos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, olhar para tudo e para todos e sobretudo em todas as direcções não só em "dias de..." mas 365 dias ao ano!

      Beijocas e obrigado

      Eliminar