quinta-feira, 15 de setembro de 2016

NETOS

Mãe hoje sonhei com uma coisa tão boa, mas quando acordei fiquei triste por não ser verdade. Então? Sonhei que a avó nos ia levar à escola e afinal hoje não vem.(neta 13 anos)

Ó X toma cuidado tu ainda te espalhas e podes magoar-te. Olha que o baloiço e muito menos as cordas servem para o que estás a fazer. Não avó tem calma. De repente caí e prássssss...ai avó ajuda-me. Eu? Vem cá tu se quiseres porque estou a tomar o meu café e avisei-te. Lá veio e sempre a proferir "minha Nossa Senhora da Couve". Toda ela era terra. Bateste com a cabeça? Não, mas estou a deitar sangue do joelho e do cotovelo. Vai lavar-te e pede à tua Nª. Srª. da Couve que te trate. ÓOOOO avó essa santinha é da mana, a minha és tu:)))) (neta de 10 anos)

Avó aquela fotografia é do teu casamento? É sim! hummmmm e levaste aquele vestido quando te separaste do avô que não conhecemos? Achas? Não sei porque ainda não era nascida (neta 10 anos)

Ó X vamos jogar à bola ou basquete? Já estás a ver televisão há muito tempo. Mentirosa, levantei-me agora e estou a comer os cereais. Despacha-te e anda. Não quero já disse. Bolas mana és uma chata, valha-me Nossa Senhora da Couve!(neta 13 anos)

Avó já viste as minhas sandálias? São lindas. Lindas? São pirosas e eu não gosto. Quem comprou foi a avó, não tu a outra avó e nem perguntou se eu gostava. Não fez por mal mas digo-te que são lindas. Pois mas não gosto desta porcaria, podes tirar? Dá cá que eu tiro. Toma. Fixe avó agora já gosto delas sem os repolhos (flores):) (neta 4 anos)

Avó faz um barco desta folha de papel. Agora? Sim. Vamos lá ver se eu sei. Tem calma avó vou ensinar-te, assim, depois, assim e assim e já está. É para ti. (neta 4 anos)

Avó e um avião? Pera, espera eu faço mais rápido...assim, depois assim e assim e já está. É para ti. (neto 7 anos)

Avó vou para a escola do mano, mas sabes a avó estou "pocupada". Preocupada porquê? É que não sei se o meu namorado também vai. (neta 4 anos)

Pois avó as duas que dizem que são minhas namoradas mas eu não sou de nenhuma continuam na minha. Ai sim? Pois avó é mesmo uma chatice. Não é nada rapaz, estuda e está atento nas aulas para passares com boas notas. É o que eu fiz e passei para o 2º.ano, mas elas são tãoooooo teimosas. (neto 7 anos)

Avó porque é que a Bibó não veio? Porque não consegue subir as escadas. Tadinha dela...mas eu ajudava! (neta 4 anos)

Hoje vou fazer para o almoço uma coisa que há muito tempo que não faço. É o quê? Salsichas frescas com couve lombarda. Ok avó quando começares chama-nos para aprendermos. Meninas vou começar e vieram ter comigo de caderno e caneta na mão.
Avó vai dizendo para escrevermos. Há muitas receitas na Internet. A gente sabe, mas a tua comida é tão boa, mas tão boa que não estão lá. Comecei e às tantas uma disse, avó mas quantas couves cebolas, alho etc? Ai lindas a avó faz tudo a olho e as quantidades é a que quisermos, excepto o sal que é uma pitadinha, certo?
Escreveram, escreveram e guardaram quando lhes disse que agora é só deixar ferver uns 10 minutos para que as salsichas fiquem no ponto. Comeram e repetiram e só diziam hummm que delícia! (netas 13 e 10 anos)

Nem imaginam o quanto ri, melhor gargalhei com a receita onde não faltou um ingrediente mas cujo título era:
Receita da avó: "Salsichas frescas enroladas em couve lombarda e com um palito para não fugirem...mas TUDO A OLHO!

....................................

Esta acabadinha de ouvir pelo telefone:

Mãe as tuas netas este ano não têm tardes livres, portanto não precisas de vir, vem apenas quando te apetecer e só podemos agradecer o imenso apoio que nos tens dado.
Mas sabes o que disseram as tuas netas? Temos que arranjar forma de "encaixar a avó no nosso horário porque não vamos estar sem ela uma semana inteira":)))

Vou manter os dois dias úteis para ir ao lar ver a minha mãe. Vou cedo e fico na casa da filha e a seguir ao almoço é que a visito. Por ter entrada livre a qualquer hora do dia e noite o que faço para ver tudo "com o olhar atento". Falo com ela todos os dias. Os fins de semana é para eles ou para outras visitas que venham e têm sido várias.



10 comentários:

  1. Três palavras: uma família feliz. :)

    A minha gaja também está a ver se aprende com a minha mãe a fazer uns pratos que é para ver se ela me surpreende ainda mais pela positiva. :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu e os meus somos realmente uma família feliz.

      E tu não aprendes a fazer uns pratos também para a surpreenderes pela positiva? Ó rapaz tens que o fazer se é que ainda não o fazes:)

      Beijocas

      Eliminar
    2. Eu lavo os pratos e ela já vai com sorte. :P

      Beijinhos.

      Eliminar
    3. Já é uma ajuda mas não acredito que não faças mais.:P

      Beijocas rapaz e toda a sorte do mundo:)

      Eliminar
  2. As gargalhadas que dei:)))))
    Esses teus netos são deliciosos:)
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daria um livro amiga ó se daria:))) há mais mas são mais intimas e pessoais daí apenas registar no caderno que tenho para cada um e mais tarde recordarem.

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  3. Adorei: "avó essa santinha é da mana, a minha és tu"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é amiga de santinha nada tenho, mas para ela serei a sua:))))

      às refeições conversamos muito e os pais à noite é a mesma coisa e até falam do que falámos ao almoço e qualquer tema serve de conversa e a todos os porquês? eu dou a resposta e quando não sei passo a pasta aos pais:))))

      Esta catraia de 10 anos sai-se com cada uma que só visto e por vezes revejo-me nela em muitos aspectos.

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  4. Ai o que me ri com essa receita!:):):)

    Mas o melhor, o melhor de tudo é "...e com um palito para não fugirem". :):)

    Uma delicia, esses teus netos, até conseguiram encaixar-te no horário!...:)
    A tua vida pode ter sido muito dura, muito difícil, muito sofrida mas, meu Deus, tens uma família linda que deve ajudar a apaziguar muito de tudo isso.

    Um beijinho para todos vós, Mãe e netos incluídos.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O certo é que gostam de aprender e já sabem umas coisas de cozinhados:)))) Também ri com a do palito:) Encaixaram-me no horário sem obrigação e irei lá quando for ver a minha mãe. Estão umas crescidas e os outros dois juntamos-nos sempre que há uma "abertura":)

      É isso GL a minha vida tem sido dura, mas a minha família "linda" resume-se à minha mãe, filhas, genros e netos e os meus compadres da parte da filha mais nova, umas pessoas excelentes. O resto cada vez mais vai sendo uma miragem porque já dei muito de mim para esse peditório e agora tenho mais é que pensar em mim para poder ajudar os meus numa de SOS:)

      Beijocas e obrigado


      Eliminar