sexta-feira, 14 de outubro de 2016

BOM FIM DE SEMANA E JÁ ENTROU TUDO NOS EIXOS!



Os meus pais tinham apenas uma andar como habitação permanente.

Morreu em 1998. Peguei na papelada e fui com a minha mãe tratar de tudo a nível das Finanças. Ficou a minha mãe como cabeça de casal de uma herança indivisa e nós claro também como herdeiros. Tenho um papel onde consta que iriam tratar de tudo a nível da Conservatória do Registo Predial. Pois!

Dias depois recebeu uma carta para pagar "um balúrdio de descontos que não foram pagos" pelo meu pai que foi funcionário público, afim de ter direito à parte da sua reforma! Organizado como era, tinha os duplicados "mensais" dos descontos feitos em Angola que somei e dava o mesmo valor. OU seja, reformou-se lá, continuou a receber cá e com os mesmos descontos. Uma trapalhada do caneco. Fui ao respectivo serviço e perguntei o que se passava. Resumindo, só contaram os descontos feitos a partir do ano em que ele veio muito depois da independência de Angola e que ainda não tinham mexido nas pastas de muitos "retornados" que se encontravam na sexta cave. Como? Tantos anos depois? Passei-me dos carretos e chamei o director.Queria tirar fotocópia dos que eu tinha. Disse-lhe um NÃO audível no Polo Norte e queria que o assunto fosse resolvido numa semana, caso contrário hum, hum e saí! Quatro dias depois a minha mãe recebeu o valor que tinha a receber do óbito e começou a receber a pensão que tinha direito. Assunto encerrado!

Uns anos depois e por morte de uma tia paterna, havia esquecido um palheiro ou pocilga sei lá eu do qual o meu pai não tinha abdicado por completo desconhecimento. Nova avalanche de papelada. Ao tratar do assunto deparo-me com algo caricato. A certidão de nascimento do meu pai estava certa, com averbamento do casamento e óbito. A certidão da minha mãe que é de Mafra, continuava solteira que nem papoila saltitante. Como? Não, não fui a Seia e muito menos a Mafra. Como o casamento foi em Angola, foi averbado apenas no "marido" e Seia não deu instruções para fazerem o mesmo em Mafra. Enfim...serviços que ficaram a meio, mas depois de ter dito o que disse o certo é que foi feito na hora e dois dias depois tinha a papelada!

Como já contei fiz tudo para que a casa da minha mãe fosse posta à venda numa imobiliária, para que ela não ficasse dependente dos filhos. O pouquinho que tinha junto daria para mais uns dois meses. Sabia que era um sofrimento atroz.
Surgiu um comprador, reúno as tropas "desavindas" e todos concordaram que o dinheiro seria para a mãe! Assim não houve partilhas. Todos subscreveram por baixo das minhas ordens.

Papel e mais papel que a imobiliária ia pedindo aos respectivos serviços públicos. Algo não batia certo na Conservatória do Registo Predial. Lá fui eu com a pasta dos documentos e o que era? As Finanças não disseram nada à CRP e o meu pai continuava vivinho da costa e casado com a minha mãe. Nunca pedimos a caderneta predial porque nunca foi preciso. Burra fui eu em ter confiado nos serviços públicos!

Ainda fiz rir o pessoal da imobiliária...porque resumi nisto: eu que nunca matei nem uma galinha, agora tenho de ir matar o meu pai, p'ro que havia de estar guardada, chiça!

Levaram-me à Conservatória do Registo Civil, certidões de tudo e mais alguma coisa e a imobiliária tratou do resto.

Ontem foi a escritura da venda da casa e correu tudo muito bem.

Com a dita pasta e bem cansada fui à minha mãe que esteve a ver toda a papelada. Agarrou-se a mim e num enorme abraço disse: filha obrigado e agora sim, posso morrer em paz mas se precisares de dinheiro pede-me pf porque...

Mandei-a calar e disse: não mãe, não lhe saiu o euromilhões, o que tem é para custear a sua nova casa, numa vida condigna com tudo o que precisa e não estar dependente dos filhos. A mãe nomeou uma neta para gerir a conta e nisso mãe "não haverá pão para malucos", porque ninguém sabe o dia de amanhã. Fiz o que pude e por vezes sabe Deus, mas consegui e tudo se consegue quando lutamos e acreditamos! Não foi isto que nos ensinaram? Foi filha, mas tu sempre foste a mais forte embora muito refilona. Ó pá senhora mãe...qué lá isso hem? Siga a banda que atrás vem o Miranda e para a semana só tenho de ir às Finanças para tratar de mudar a sua direcção, porque agora não tem morada fiscal no seu país!:)

Acho que em sete meses que está no lar foi a primeira vez que a ouvi a rir que até se ia engasgando com as bolachinhas que lhe levei! De tal maneira que apareceu de imediato uma outra funcionária a ver se era preciso alguma coisa pensando que ela estava sozinha no quarto!

Vivendo um dia de cada vez, agora volto ao meu ritmo

Não neste registo



Mas muito mais deste:)



BOM FIM DE SEMANA E QUERO O CALOR DE VOLTA!!!

Imagens do Google


24 comentários:

  1. Fico feliz, amiga, por tudo ter entrado nos eixos.
    Deixo-te um beijinho e votos de um óptimo fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graças a Deus que sim e bom fim de semana.

      Beijos e obrigado

      Eliminar
  2. Ou seja:

    TÁS

    http://metamorphosis-mussitografias.blogspot.pt/2012/01/113-tou-uma-fera_75.html


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora estou mais uma fera em zen:)))) calma e em repouso mentalmente falando:)

      Beijos e obrigado

      Eliminar
  3. Por muito que se diga dos TIR's, há uns que são únicos, inigualáveis, riquíssimos no essencial: a preservação dos afectos.

    Um longo e forte abraço de admiração, Fatyly :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é fácil mas tudo se consegue quando se enfrenta e jamais quando baixamos os braços e a cabeça, coisa que não faz parte da minha maneira de ser.

      Também te admiro muito pela escrita e usas metáforas que me dizem muito e com as quais me identifico.

      Beijos e obrigado

      Eliminar
  4. Caramba, Fatyly, que grande Mulher és! Pertences ao grupo daqueles perante os quais me curvo num enorme respeito. Lutas quando tens que o fazer, não desarmas só porque sim e, cara Amiga, para mim o mais importante, amas de forma incondicional, a tua Mãe, coisa rara nos tempos que correm.

    Ainda me ri com a tua expressão: "agora não há pão para malucos". Um dos colegas, com quem trabalhei vários anos, usava-a frequentemente, achava-lhe imensa graça.:)

    Bom fim-de-semana.
    Beijinho, valente!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou muito grande tenho 1,60m de altura e peso 60 kgs:)))) mas quem me conhece sabe que sempre fui assim...tipo arrasa montanhas e acho, sem certezas, que só a morte me desarmará. Sim amo a minha mãe e acredito que os meus irmãos também a amam como ela ama igualmente os filhos. Mas...por vezes há desencontros entre eles e nisso não me meto porque faz parte da vida de cada um, mas no que toca à mãe alinham sem refilarem.

      A expressão "agora não há pão para malucos" já vem desde que me lembro que sou gente...e usual na minha terra:)

      Beijos e obrigado

      Eliminar
  5. Será caso para dizer 'missão cumprida' ou 'missão comprida'?
    Beijocas, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Missão comprida demais...mas cumprida sem mas nem meio mas...

      Bom fim de semana

      Beijocas

      Eliminar
  6. Minha querida Mulher Coragem!
    Ainda bem que tudo está encaminhado:)
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade e já dizia o poeta: tudo vale a pena quando a alma não é pequena! Também tens sido uma Mulher Coragem e sobretudo Amiga:)

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  7. Inté fiquei cansada, Fatyly, e não fui a ter que dar tanta volta, a ter que lidar com tanta burocracia e complicações. Acabou tudo em bem. Isso é que importa. Se a sua mãe está finalmente tranquila, também é bom sinal. A Fatyly voltar ao seu registo, também me parece bem, embora ache que nunca abandonou o seu registo, aquele que eu um dia denominei de TIR. A Fatyly é uma senhora em modo camião TIR, passa por cima (não no mau sentido) e ai quem se atrever a pôr-se à frente. A expressão do "nem vem que não tem" assenta-lhe que nem uma luva :)))

    Bom domingo, Fatyly.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este país afunda-se em burocracia e confiar no que nos dizem certos organismos públicos é de bradar aos céus. Mas fui sempre em frente e por vezes só me apetecia dizer umas coisas...mas optei por encarar a máquina da papelada com calma e ufa, ufa. Agora só falta ir às Finanças e ter certeza que tudo "desapareceu" e para saber qual será a morada fiscal da minha mãe. Mas mais uma vez vou exigir um papel escrito, assinado e reconhecido, para que amanhã se mudarem a treta da engrenagem das Finanças não me venham pedir mais nada!:)

      Beijocas e obrigado

      Sim a minha mãe nem parece a mesma pois instalou-se nela a "tranquilidade"

      Eliminar
  8. Bolas, bolas, bolas! Grande aventura. Vá lá que acabou bem...

    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo KK e lidar com alguns organismos públicos é de enlouquecer. Dizem que fazem, a gente confia e depois foi o que foi.

      Agora só falta um pequeno passo nas Finanças: saber se realmente já "abateram a casa e o novo domicilio que irei dar à minha mãe".

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  9. Caramba! Que máquina complexa e empenada é o nosso sistema burocrático!
    É um monstro, ineficiente e mal disposto!

    Aproveita a paz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo inteiramente e confiar nessa máquina depois dá no que relatei. É como na saúde, está tudo informatizado e se tens de mudar de hospital...pois, pois e a burra sou eu! Nisso não pensam eles...na repetição de exames sem ligarem aos que tinham sido acabadinhos de fazer.

      Anda tudo doido.

      Agora falta apenas dar o nó final e talvez vá amanhã, se a neta melhorar da virose que todos apanharam ficarem bem e que só faltava ela.

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  10. Fico contente por saber que conseguiu pôr tudo em ordem.
    Beijocas, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Consegui e digo-te que a imobiliária fez um excelente trabalho. Cobram mas vale a pena, caso contrário seria o fim da picada:))

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  11. Ola

    Ainda bem que esta tudo bem agora.

    por ca comeca a estar tambem.

    beijocas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo e vamos em frente porque melhores dias virão:)

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  12. Não tenho passado porque tenho tido vários problemas familiares e de saúde que me têm tomado muito tempo e estas visitas têm passado para 2º plano.
    Deixe que lhe dê os parabéns pela garra porque eu admiro à séria quem consegue tratar tão assertivamente de todos os assuntos e dar um grito sempre que é preciso. Também só o pode dar quem sabe do que está a falar com toda a certeza.
    Ainda bem que a sua mãe está tranquila porque estou mais uma vez a passar pelo mesmo com uma tia direitinha (irmã da minha mãe) com 88 anos que está num Lar ótimo - Casa de Repouso Alexandre Ferreira, mais conhecido por Inválidos do Comércio - mas que caiu há 3 semanas e esteve em Santa Maria a fazer uma operação de grande risco porque como tinha uma prótese da anca, não a partiu mas tirou-a do sítio e teve de levar uma muito maior.
    Vamos ver como vai correr daqui para a frente porque já saiu e já está na enfermaria em recuperação.
    Nunca estamos tranquilas quando amamos mesmo os nossos ascendentes.
    Um beijinho e que a sua mãe esteja sempre feliz para bem dela e seu descanso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente consegui tudo e de facto a minha mãe acalmou imenso. Continua a gostar muito do lar e das mil coisas que já arranjou para se distrair e hoje estava com mais três senhoras a dobrar guardanapos e foi ela que conseguiu que elas alinhassem:)))

      As quedas são terríveis e por vezes é pura desobediência delas como a minha mãe por vezes é tão teimosa e o pouquinho que anda deveria ser com a canadiana mas insiste na sua velha bengala, mas enfim.

      Imagino o que estejas a passar, não é fácil, mas força e acredita que vai correr tudo bem e é um facto nunca estamos tranquilas e estar atento a tudo é e deverá ser a primeira regra.

      Beijos e também as tuas melhoras

      Eliminar