terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Há que saber estar e sorrir, mesmo que na volta os olhos virem cachoeiras!!!!

Foram anos a ir às festas da escola das minhas filhas.

Comemoravam o dia do pai, mãe, avós, Páscoa, Carnaval, Natal e sei lá mais o quê. Ia sozinha como sempre.

Angustiada por ver os colegas com os pais e avós e as minhas apenas comigo. O mesmo sucedia com alguns garotos que se colavam a mim porque não tinham ninguém presente.

Seguiram-se as das netas igualmente sozinha.

Nunca consegui ir a uma dos netos mais novos e fazer companhia aos seus avós paternos, tudo porque moram longe e surgia sempre algo que me impedia.

Houve uma pausa nestas "andanças" porque as mais velhas já passaram para o secundário.

Pois é, a vida prega-nos surpresas e este ano fui brindava pelo que todos sabem, mas que consegui vencer e nunca por nunca parar. Por vezes encostava na berma da estrada e ou praia para respirar e carregar baterias.

A minha mãe fez anos em Outubro e no lar fazem um bolo e cantam os parabéns. Como tinha saído com ela para matar saudades do seu Modelo favorito e onde almoçámos, deixei-a no Lar sem me lembrar do lanche pois claro. Mas sei que ficou feliz.

Agora no dia 15 dão um lanche de Natal às utentes e família. Num dia de semana? Pois lá estarei e como sempre... sozinha.

(de um universo de quatro filhos, 10 netos e 12 bisnetos, os que iriam com toda a certeza seria a minha filha mais velha, genro e as duas netas, mas chegam a casa já depois das 18 horas. Se fosse no sábado seria bem melhor!)

Faço minhas as palavras das netas: Avó tens de ir mesmo porque a Bibó vai ficar muito feliz como nós ficávamos quando te víamos. Sabes avó para além de ser a tua mãe, agora passou a ser a tua quinta neta:)))

17 comentários:

  1. Minha querida Amiga 'Tir'
    Se a minha solidariedade for, de alguma forma, útil, conta com ela incondicionalmente.
    És uma grande mulher, caramba!
    Grande abraço!
    PS: um beijinho para a senhora tua Mãe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que conta e muito porque uma palavra amiga e ou um abraço na hora certa vale muito, mas muito:)

      Na quinta estarei com ela.

      Beijos e obrigado

      Eliminar
  2. Muita paz e saúde no natal e em todos os dias do ano! Que o verdadeiro sentido do amor seja presente em todos os momentos, sempre! Felicidade. Ives Vietro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Retribuo em dobro os teus votos e um Bom Natal para ti e todos os teus.

      Beijos e obrigado

      Eliminar
  3. Essa é uma das - pouquíssimas - situações que me deixa em "brasa". E não me venham com desculpas disto e daquilo. Admito que fazer o lanche num dia de semana não é a melhor ideia, há pessoas que não têm, de facto, possibilidades de ir, mas depois temos as outras, aquelas para quem isso funciona como justificação (?!) para não pôrem lá os pézinhos.

    Vais sózinha, Fatyly? Pois é, muitos de nós nasceu com esse fado.:(

    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem, dizes tudo e o que dizer da maioria que ela tanto ama não a vêm visitar há anos e anos? No dia em que vierem visitar lanço confetis mas se for no seu funeral levam a maior corrida de todos os tempos, isto se eu não for primeiro.

      Enfim é a vida e há que aceitar:)

      Beijos e obrigado

      Eliminar
  4. Uma doçura, a criança.
    Beijinhos para a avó e a neta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É de facto uma doçura como todas as crianças do planeta o são:)

      Beijos e obrigado

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Irei às 14,30h e vamos lá a ver como a minha mãe estará no lanche. Já me telefonou a saber se estava bem e vens filha? Claro senhora minha mãe, claro que sim! A que horas vens? Um bocado antes de começar para arrumarmos o que me pediu para lhe levar, certo? :)

      Beijos e obrigado

      Eliminar
  6. Espero que tenha corrido bem o tal lanche de Natal com a sua mãe. Eu que tenho uma família grande, só que acaba por ser pequena visto que existe gente espalhada por tudo quanto é canto neste mundo, gosto muito de ouvir/ler histórias de família. É sinal de vida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correu bem. muito bem e para gáudio da minha mãe e companheiras tiveram uma senhora a cantar fado e tudo o que elas pediam. Claro a minha mãe pediu três músicas que sempre gostou muito: Teus olhos castanhos, Samaritana e Nem às paredes confesso:))) Havia poucos familiares que se sentavam ao lado e ela volta e meia pegava na minha mão. Chorou, rui, bateu palmas...enfim uma hora agradável. Depois foi o lanche bem recheado de tudo. Dias antes eu tinha perguntado se era preciso levar algo, ao que disseram que não. Uma senhora fazia 91 anos e até teve o bolo de aniversário.

      Depois fui ao quarto com ela e disse-me: nunca pensei ter esta festa, sim senhora, gostei imenso:) e respondi que como vê minha mãe são a estas surpresas alegres que se deve agarrar. Cada familiar que vinha, depois de saudarem a sua, vinham falar à minha mãe e apresentou-me sempre com um enorme sorriso. Alguns familiares não conhecia porque vou sempre fora das horas da visita e ou saí comigo ou ficamos no quarto a falar e a arrumar pela milésima vez as suas coisas:))

      Gosto muito dos donos do lar e das funcionárias, igualmente presentes e na sua tarefa de ajudarem e acompanharem quem precisava de tal. O que fizeram em termos de trabalho é o que vejo "fora de horas".

      Agora irá ficar ainda melhor porque em breve passará para um quarto individual, como ela diz...a melhor prenda de Natal. Disse-lhe que deveria usufruir do seu dinheiro que bem gerido dar-lhe-à para uns bons anitos. A ti filha te devo todo este trabalho e já estou muito mais ambientada...e lá se baralhou com datas. meses etc e tal. Nem a contrariei...porque infelizmente está uma sombra do que foi.

      Vim-me embora por volta das 18h e dei boleia à cozinheira que mora aqui perto. Chovia a cântaros e já em casa lavei a minha alma dando largas às lágrimas que corriam.

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  7. Alepo, e outras que tais, a vergonha da essência humana.
    Que raio de mundo - com a nossa passividade, desde que a desgraça não nos bata à porta - estamos a permitir/destruir?

    Um bom domingo, Fatyly :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só agora reparei, este comentário deveria estar no post acima.
      Sorry, Fatyly!

      Eliminar
    2. Não tem importância todos nos enganamos:)

      Sim as guerras podiam e deviam ser evitadas, mas os senhores da guerra são poderosos e quem paga é sempre o elo mais fraco - todos os indefesos.

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  8. Um camião TIR estaciona em qualquer lugar, e ai de quem tentar impedi-lo! :)
    (Espero que a tua mãe esteja bem, que tenha encontrado harmonia na sua nova forma de estar)

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual e nada me impede de continuar em frente:)

      Sim, a minha mãe já está enturmada, mas com o seu feitio mais aguçado perante mim e comigo apenas, mas dou-lhe a volta e ou não ligo como sempre fiz. Mas tem dias que é por demais e aí fujo:)
      Agora irá para o quarto individual e aí poderá sentir-se mais no "seu mundo". Ontem estive com ela e estava bem disposta. Agora irei buscá-la no sábado para cear em casa da neta e no domingo irá passar o dia com a minha irmã e família.
      Tomara muitos terem o que ela tem e é nessa base que lhe faço frente:))) já que nunca saiu e ou é visitada tanto como agora.

      Beijocas e obrigado

      Eliminar