domingo, 25 de dezembro de 2016

Para mim a noite mágica de Natal é isto!

Há muitos anos que na manhã do dia 24 faço resmas de sonhos de abóbora e distribuo por todos os vizinhos.

Ao meu lado reside há cerca de um ano um casal com três filhas "em escadinha". Brasileiros que muito prezo pela educação e sobretudo pela saudação quando nos cruzamos. A eles e por serem mais elementos dei-lhes um prato decorativo dos muitos que vieram da casa da minha mãe, recheado de sonhos.

Uma hora depois e ainda no meio de fritos, batem-me à porta e as duas garotas mais velhas que me surpreenderam e comoveram pela sua simplicidade e espontaneidade como só as crianças o fazem ao ofereceram-me isto:








Já em casa da filha vejam a melhor prenda que tive feita pelas netas mais velhas. Fizeram para todos e o poema é obra da mais velha, que como eu gosta imenso de poesia. Os dois mais novos esqueceram-se em casa dos seus desenhos mas ambos disseram-me que dariam quando cá viessem.



10 comentários:

  1. São deliciosas estas prendas!
    Aquecem-nos como nada mais!
    Todos os anos faço também um doce - dopa de príncipe - que ofereço aos meus amigos. Este ano, não consegui, mas foi uma excepção! Para o ano que vem retomo!!!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais engraçado e que gosto todos os dias do ano e em especial nesta quadra é que a maior verdade/esperança/sorriso vêm das crianças.

      Quem me conhece sabe que faço sonhos de abóbora e sem eu pedir dão-me os ingredientes. Um Senhor que mora para os lados da filha mais velha que tem um quinhão bem lavrado com tudo ofereceu uma abóbora menina e uma senhora que mora aqui perto de mim deu-me outra. Qual delas a maior...minha nossa e a parte mais difícil e arranjar porque a sua casca é bem dura como bem sabes.

      Também me deram 4 pacotes de farinha e 4 garrafas de óleo.

      Todos com o mesmo recado: é para fazeres os teus sonhos de Natal:)))

      Natal é todos os dias mas esta quadra é linda por tudo e temos de aproveitar os flashes de felicidade que todos os dias surgem.

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  2. Gestos sinceros que direi não serem preparados.
    Beijoca, amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os miúdos arrumam com os adultos nesses "gestos sinceros" e adorei o que recebi.

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  3. Respostas
    1. São sim senhora. Como sou muito pouco curiosa vi a azafama delas nos dias anteriores e não fui espreitar o que faziam. Das garotas daqui foi mesmo surpreendente e nem imaginas a alegria delas quando eu li em voz alta. Momentos cheios de tudo:)

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  4. Ó sô dona Fatyly, vamos lá saber uma coisa. Acha-se no direito de me deixar de lágrima no olho, logo eu que não sou de lágrima fácil?!
    Que Mulher completa és! Distribuis amor, simpatia, ternura, calor humano, de uma forma espantosa, o que nos/me deixa sem palavras.
    Terás sempre a recompensa, disso não duvido. Se dúvidas houvesse esses pequeninos/grandes mimos que te oferecem mostram o quanto és estimada e querida por todos.
    Que Deus te ajude sempre. Que nunca percas essa imensa capacidade de amar o Outro, esse dom da partilha, essa forma tão em desuso (desgraçadamente) de estar na vida.

    Beijinho muito grato, muito. Nem imaginas o bem que me fazes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço com agrado e conforme disse ali em cima os ingredientes para os sonhos de abóbora vêm sempre ter comigo porque sabem o que faço:)))

      Sou assim mesmo e faço tudo até onde chegam os meus braços embora consciente dos "males do mundo" mas contra esses nada posso fazer.

      Outro exemplo: ontem tive de ir ao Continente, sem antes bater na casa de uns amigos a perguntar se precisavam de água. Trouxe 6 garrafões e carreguei. Por motivos de saúde o senhor não pode beber água da torneira. Queriam pagar incluindo a gasolina ao que disse que desta vez foi o Pai Natal que lhes deu e o senhor desatou a chorar. Não me perguntes os nomes trato todos por vizinhos e os dois euros e tal que gastei foram bem mais utilizados do que meter em caixinhas de peditórios e ou em igrejas.

      É nesta base que vivo.

      Eu é que te agradeço as tuas palavras:)

      Beijocas e obrigado

      Eliminar
  5. Sorrio, de satisfação, perante o teu testemunho. É isso mesmo, Fatyly!

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E testemunho verdadeiro podes crer. É na simplicidade de gestos que todos podemos melhorar o mundo.

      Beijocas e obrigado

      Eliminar