terça-feira, 9 de outubro de 2018

ALERTA DO BANCO DE PORTUGAL: NÃO ACEITE NOTAS COM TINTA



Para além da presença de tinta, as notas com falta de cor ou que estejam coladas também não devem ser aceites

O Banco de Portugal lançou um alerta para que tanto os consumidores como os comerciantes não aceitem notas que tenham excesso de tinta, falta dela ou que estejam muito coladas.

“As manchas de tinta na nota podem resultar da atuação de sistemas inteligentes de neutralização de notas. Os sistemas inteligentes de neutralização de notas são mecanismos de segurança instalados em caixas automáticos (os ATM) ou em malas de transporte de dinheiro, que marcam ou destroem parcialmente notas na sequência de tentativa de roubo ou furto”, alerta a instituição.

O Banco de Portugal informa que as manchas de tintas – que podem ser violeta, verde, azul, vermelho e preta – infligidas por sistemas inteligentes de neutralização são mais concentradas nos extremos das notas, fluindo para o centro e num padrão característico.

Para além de notas com tinta, “por vezes, os criminosos tentam remover as manchas da tinta de segurança por lavagem ou com recurso a produtos descolorantes. É por esta razão que deverá igualmente recusar notas com aspeto descolorado", acrescentam.

“Embora a maioria dos sistemas inteligentes de neutralização de notas inutilizem as notas por tintagem, há outros que usam cola para unir as notas em bloco, de forma permanente e irreversível. A remoção de uma nota do conjunto não é possível sem que a nota se rasgue em pequenos fragmentos. Se alguém tentar entregar-lhe um maço de notas nestas condições, também deve recusá-lo", pelo que alertam para que rejeitem maços de notas que estejam colados.

As notas danificadas pelos sistemas inteligentes de neutralização das notas não são possíveis de trocar, a não ser que seja o proprietário original, vítima do crime ou um agente designado. O Banco de Portugal aconselha quem estiver na posse de uma nota que esteja tintada a dirigir-se à instituição ou ao seu banco de forma que seja encaminhada para as autoridades competentes.

De JornalI

12 comentários:

  1. Por acaso aceitei UMA, no local onde trabalho, em inglaterra. Claro, era libra, não euro. Tinha uma pequena mancha AZUL... notei e logo imaginei "o pior" mas também pensei que a pessoa que ma entregou provavelmente também a recebeu de outra... se existia crime, não seria o próprio que iria distribuir as notas...

    E se fosse o caso, JAMAIS iam descobrir a origem naquele local onde passam milhares de pessoas por dia, vindas de todos os lugares... Quem rouba sabe como fazer, não é mesmo? E se for roubada, que fosse a empresa ou a que faz a recolha do dinheiro a dar conta e a lidar com a situação nos parametros que eles conhecem.

    Porque podia ser uma mancha de outra coisa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo inteiramente e acrescento que é uma enorme carga de trabalho se formos ao nosso banco para a trocar. Estes avisos são importantes mas eu já recebi uma e disse ao comerciante que não a aceitava e ele "como empresa" que fizesse dela o que bem entendesse o que aceitou na boa.

      Beijocas

      Eliminar
  2. Desde que recebi notas falsas de uma ATM de um banco na Grécia olho para as notas com outros olhos.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por cá já aconteceram vários casos e sim temos que ter muita cautela quando levantamos ou recebemos dinheiro.

      Beijocas

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Achei útil porque o dinheiro circula a uma velocidade estonteante:))

      Beijocas

      Eliminar
  4. Cuidado com isso e com as moedas turcas que passam por dois euros!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual e já agora com a de um euro que já vi duas de um outro país que agora não me lembro.

      Beijocas

      Eliminar