domingo, 17 de outubro de 2021

Jenny, a instalação que retirou 9 mil quilos de plástico do Pacífico (e provou que o oceano pode ser limpo)

 








Há quase dez anos Boyan Slat, anunciou que tinha uma ideia para retirar o plástico dos oceanos. Desde essa altura fundou a Ocean Cleanup, uma organização sem fins lucrativos que pretende remover 90% do plástico flutuante do oceano até 2040.

Apesar da meta muito ambiciosa, Slat tem feito de tudo para a cumprir. A sua organização, conta o Business Insider, lançou o seu primeiro dispositivo de captura de plástico em 2018, mas infelizmente acabou por não ter sucesso e partiu-se no oceano. Um ano mais tarde, outro modelo mais eficiente conseguiu recolher grandes quantidades de plástico, mas a Ocean Cleanup fez as contas e percebeu que precisaria de centenas desses modelos para atingir o seu objetivo.

Durante o verão a organização colocou todos os esforços na Jenny. Uma nova abordagem, um novo dispositivo e esperança renovada. Este dispositivo é composto por uma linha costeira flutuante que apanha o plástico como um braço gigante e o canaliza para uma rede em forma de funil.
Posteriormente duas embarcações vão trazendo essa corda através da água a cerca de 1,5 nós e a corrente do oceano empurra o lixo flutuante em direção à rede gigante.

No início de agosto, a equipe lançou a Jenny na Ilha de Lixo do Pacífico, sendo que na semana passada este dispositivo enfrentou o seu teste final enquanto a organização procurava determinar se poderia trazer grandes quantidades de plástico para a costa sem problemas. A Ocean Cleanup disse que o dispositivo transportou 9.000 kg de lixo para fora do Oceano Pacífico – prova de que a mancha de lixo poderia eventualmente ser limpa.

“Santa mãe de Deus”, indicava um tweet de Slat naquela tarde, acrescentando: “Tudo funcionou !!!”

Depois de trazido para a costa, o plástico é reciclado. Por enquanto, a Ocean Cleanup está a utilizar o plástico para fazer pares de óculos de sol que vende a cerca de 200 dólares, canalizando os lucros de volta para os esforços de limpeza. Eventualmente, a organização espera fazer parcerias com marcas de consumo para fazer mais produtos reciclados.

Slat estimou que a equipa precisaria de cerca de 10 Jennys para limpar 50% da Grande Mancha de Lixo do Pacífico em cinco anos.


LIDO AQUI


Em vez de gastarem milhões no turismo dos ou nos foguetões e armas que apliquem a fortuna que gastam em iniciativas como estas!!!

14 comentários:

  1. É uma iniciativa e desafio que considero fascinante. O meu aplauso e elogio.
    .
    Um domingo feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. É angustiante pensarmos no estado em que estamos a deixar o planeta.... pelo menos para mim!

    Olha Fatyly, mandei-te um mail mas não sei se o recebeste... reparei que o teu endereço de e-mail já não consta aqui, podes tê-lo alterado... ?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo mas não tenho solução para o estado do mundo , apenas tenho poderes para mudar o que me envolve em redor.
      Já lá o tens nem me lembrei de tal coisa. Deves ter o que ardeu com o pc:))))
      Beijos

      Eliminar
  3. Pois...o pior é que os rios com um leito repleto de lixo, nomeadamente plástico que depois vai dar ao mar, são asiáticos. Se calhar convinha, primeiro, educar esse pagode e, segundo, sim obrigar a India a gastar nessa limpeza o dinheiro que gasta com armas e foguetões.

    A propósito disto recordo-me de ter lido uma entrevista com as assistentes sociais da CM de Odemira onde elas diziam que a principal dificuldade que tinha com os imigrantes era fazê-los compreender que o facto de uma mulher lhes dizer bom dia não significava nada mais do que isso e que o lixo era para jogar nos contentores e não para largar no chão. São, ao que diziam, conceitos paraticamente incompreensiveis para eles.

    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo inteiramente e aqui também já disse as uns quantos e olha que passaram a fazer a reciclagem. Enfim!
      Bom domingo

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Também não sabia e quando li fiquei deveras admirada porque nem tudo é mau!
      Beijos e obrigado

      Eliminar
  5. Com o devido respeito subscrevo o comentário do amigo Kruzes Kanhoto.
    Sem educar os povos, os rios não ficam limpos e por conseguinte os oceanos também não, embora seja louvável esta iniciativa.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Ora aí está uma belíssima, e urgente ideia a pôr em prática, mas educar as alminhas que já tiveram tempo de aprender que o plástico não pode ser deitado para o mar, é ainda MAIS urgente! É que enquanto não houver essa sensibilidade o problema irá manter-se.:((

    Boa semana.
    Beijinho, Amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo e há que mudar a mentalidade de milhões de pessoas.
      Beijos e obrigada

      Eliminar
  7. Já conhecia a iniciativa.
    A ideia é excelente e exequível.
    Terá apoios??
    Beijos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois os apoios é que são chave de tudo incluindo este projecto. Muitos tão mal avaliados em detrimento de outros.
      Beijos e um bom dia

      Eliminar