segunda-feira, 21 de agosto de 2023

VIDA!

 










A pintura da vida perfeita que nos impingem,
Indiferentes, inconscientes, intelectualmente indigentes,
Acríticos, conformados, resignados,
Olhos postos na TV.
O livre arbítrio num comando que nos controla,
A apatia que se cultiva e nos consola,
Não questionar, não contestar
Que a vida muda fazendo zapping,
Mudando o canal.
E a ilusão que se vive todos os dias,
A ilusão da liberdade
Uma utopia,
Condicionados, aprisionados
Normas, leis, regras, moral.
O tédio e a indiferença num sofá que acomoda,
Olhos vazios adorando um deus que é um ecrã.
E o dia de hoje e o dia de ontem sempre iguais
Nunca mudança,
Igual o passado ao dia presente,
Igual o futuro
O amanhã.

Encandescente

12 comentários:

  1. Mas também não deixa de ser verdade que a televisão ainda é companhia para muita gente.
    Gente impossibilitada de sair de casa e que tem na televisão uma companhia fiel.
    Beijos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo mas por vezes é uma companhia com fel devido às notícias! Eu que estou sozinha agora só vejo o desporto!
      Beijos e um bom dia!

      Eliminar
  2. Desconheço o 'Encadescente'. Este texto parece-me bom, bem visto.
    Beijos, bom dia de segunda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era uma jovem que já não anda nos blogues e não sei nada dela! Escrevia muito, mas muito bem!
      Beijos e um bom dia

      Eliminar
  3. A TV é um grande meio de comunicação só que é utilizado pelo capital, os seus donos, para manter o povo na ignorância e decidir de acordo com o que lhes vendem na quase totalidade da programação. Salvo reduzidas excepções.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual e tenho a possibilidade de ver vários canais sem programas da treta!
      Beijos e um bom dia

      Eliminar
  4. Olá, querida amiga Fatyly!
    Se é uma coisa que não me chana a atenção é a televisão.
    O texto é um retrato fiel da normose.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo e eu sempre que tenho desporto sem ser futebol, é o que vejo!
      Beijos e um bom dia

      Eliminar
  5. O que seria da vida de muita gente, principalmente a mais idosa, se não fosse a companhia da tv?
    .
    Saudações poéticas. Uma semana feliz.
    .
    Poema: “ Sons do Mar, são Sereias a soluçar “
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é verdade e muita gente idosa acaba por dormitar e basta apenas o ruído. Vejo isso no lar onde está a minha mãe!
      Beijos e um bom dia

      Eliminar
  6. Não podia estar mais de acordo. A televisão e a comunicação social de um modo geral estão ao serviço de uma certa agenda acerca da qual em nome da higiene me escuso de comentar. Basta ver o tipo de gente que por lá anda. E quem quiser estar mesmo informado tem de procurar meios alternativos que, apesar dos esforços para os silenciar e desacreditar, ainda vai havendo muitos por aí...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo e a minha mãe agora ouve mais rádio.
      Para bem da minha sanidade mental estou em dieta de notícias e programas da treta e opto apenas pelo desporto...menos futebol!
      Beijos e um bom dia

      Eliminar