sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Vozes de animais



















Palram pega e papagaio,
E cacareja a galinha;
Os ternos pombos arrulham,
Geme a rola inocentinha.

Muge a vaca, berra o touro,
Grasna a rã, ruge o leão
O gato mia, uiva o lobo,
Também uiva e ladra o cão.

Relincha o nobre cavalo,
Os elefantes dão urros,
A tímida ovelha bala,
Zurrar é próprio dos burros.

Regouga a sagaz raposa
(a)Brutinho muito matreiro;
Nos ramos cantam as aves,
Mas pia o mocho agoureiro.

Sabem as aves ligeiras
O canto seu variar;
Fazem gorjeios às vezes,
Às vezes põem-se a chilrar.

O pardal, daninho aos campos,
Não aprendeu a cantar:
Como os ratos e as doninhas
Apenas sabe chiar.

O negro corvo crocita,
Zune o mosquito enfadonho;
A serpente no deserto
Solta assobio medonho.

Chia a lebre, grasna o pato,
Ouvem-se os porcos grunhir;
Libando o suco das flores,
Costuma a abelha zumbir.

Bramem os tigres, as onças,
Pia, pia, o pintainho;
Cucurita e canta o galo,
Late e gane o cachorrinho.

A vitelinha dá berros;
O cordeirinho, balidos;
O macaquinho dá guinchos,
A criancinha vagidos.

A fala foi dada ao homem,
Rei dos outros animais:
Nos versos lidos acima
Se encontram, em pobre rima,
As vozes dos principais.

Pedro Dinis

(do que foi o meu livro em 1957)

PS: Há um, julgo que neste ou da 4ª. Classe, que conta uma história que sempre me marcou: o filho que cobrava à mãe um X por várias tarefas. A mãe como resposta escreveu uma longa lista do que fez pelo filho e tudo dava um somatório de 0$00.
Alguém se lembra?

Hoje estive com este e quando vi o preço voltou para a prateleira!

12 comentários:

  1. Esse livro durou muito tempo, pois eu também o tive:)
    No tempo da Ditadura era esse livro o da 3ª classe.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Custa caro livros em Portugal? Que Pena que não o tenhas comprado.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Comprei-os há dois anos numa passagem por Coimbra para relembrar os meus tempos de menina. lembro-me do texto:"pobre pobre de pedir" Lembraste? Era uma senhora rica que pedia aos filhos da empregada para escrever as cartas . Ela não sabia ler nem escrever e os moços sabiam. A liçao de moral (que em todos os testos tinha era : ela era rica mas no fundo era pobre pobre de pedir." O lema dos testos: Pátria, mãe e moralidade.. bons testos e liçoes de moral muito boas. Hoje em dia faz falta, muita falta.

    ResponderEliminar
  4. Wind
    sim, duravam imenso tempo e comprava-se para o filho mais velho e no ano seguinte passavam para os outros.
    Hoje escreve-se nos próprios livros, dizem que dá para 4 anos, mas ao apagar-se fica a marca e o que fica com ele, em vez de puxar pela cabecinha vai cabulando.

    Odele
    Infelizmente já nem na feira de livros se compram "baratos" como há uns anos. Merece a pena é as grandes promoções de algumas grandes superfícies, embora os livros já com um ou 2 ou mais anos vale a pena.
    Os 4 livros de leitura da minha 1ª. classe à 4ª. classe foram reeditados já por umas 4 vezes e esgotam logo, mas são de facto muito caros e é preciso "dar prioridades à bolsa":))))

    Avogi
    Oh se me recordo desse texto "Pobre, pobre de pedir" e realmente todos eles tinham o lema "Pátria, mãe e moralidade" e alguns bem tristes.
    Tinhamos que saber ler bem, ver as palavras mais difíceis, fazer uma cópia e no dia seguinte o célebre ditado...puxa...cada erro 10 réguadas:):):)


    Beijocas e obrigado pelas vossas palavras

    ResponderEliminar
  5. Fatyly
    Além das tradicionais 10 reguadas, escrever 50 vezes a palavra correctamente. uma vez eu tive de escrever salazar porque, imagina tu, segui a regra do "s" entre vogais que tinha o valor de "z" e escrevi "salasar". cantaram as reguadas e alem disso 50 x a palavra correcta. "E viv ó velho" como se diz em madeirense

    ResponderEliminar
  6. Lembrei-me imediatamente dessa capa. O meu irmão usou um desses.

    Era um livro à imagem da ditadura e mais não digo pois tem tanto de reminiscente como de repugnante (para mim, obviamente).

    Um grande beijinho para ti. Espero que tudo esteja bem contigo e com os teus.

    Kiss, Kiss!!!

    ResponderEliminar
  7. Ai Fatyly ...

    que boa recordação aqui deixaste ...
    este foi daqueles poemas que sempre ficaram na minha cabeça ...
    à medida que o ia lendo ... ia recordando o verso que viria a seguir ...

    quanto à outra história de que falas não me lembro não ... se calhar não apanhei esse livro como Livro Escolar ... eu nasci em 1955 ...

    beijinhos e bom domingo
    isabel

    ResponderEliminar
  8. Avogi
    castigos marcantes e eu era na conjugação dos verbos como o "maldito "s" que levei tantas, mas ainda hoje por vezes escapa: ex: fizestes:) fizeste, tivestes e por aí fora. Maldito "s".

    Francis
    sem sombra de dúvidas a capa "era a imagem da ditadura", mas tinhamos que viver nela e enquanto gaiata, viver com ela. Mais tarde e já com uma consciência diferente não aceitava e fazia das minhas, mas só a palavra PIDE metia medo, porque bastava não gostares da familia A ou B, denunciares e eles limpavam o sarampo sem deixas rastro.

    Voltando aos 4 livros, havia texto e poemas fabulosos e tu que és escritor sabes muito bem que algo escrito por um tem um sentido, lido por dez poderá ter dez sentidos diferentes. Já reli alguns textos e poemas e dou comigo a pensar: meu deus como isto me metia tanto medo e afinal tem outro significado.

    Aproveito para perguntar o que nunca ninguém ouviu e viu: onde estão os pidescos de então? algum foi julgado e condenado? não...

    Isabel-F
    este poema era o encanto da pequenada e com palavras bem difíceis, mas hei-de pesquisar melhor a ver se encontro o texto a que me refiro.

    Beijocas a todos e obrigado. Bom domingo

    ResponderEliminar
  9. Olá


    Olha o meu livro da escola.

    :)))

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Sideny
    hehehehehehe era de todos e com uma capa durissima:)

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  11. Olá amiga,cá estou outra vez.
    Também eu gostei da surpresa da reedição dos tais livros e comprei-os logo na hora .
    Tenho-os aqui e já os reli e não me lembrava de nada do que focaste . Agora passei tudo a pente fino e não encontrei nada . Mas é verdade que desses que têm a capa que mostraste , só tenho o da Primeira e da Terceira. O da segunda e da quarta são diferentes.
    O da segunda __ Leituras . ensino primário elementar, AUTORES : Manuel subtil,Cruz Filipe,Faria Artur,Gil Mendonça, Editora Sá da Costa, de 1947.
    O da quarta: __ Livro de leitura , Editorial Educação Nacional PORTO.
    Continuo à procura destes , com a tal capa. Será que existem ? Não me lembro . Este ano , em Abril e em Setembro procurei em muitos sítios e nada . Até na feira do livro na Amadora. Enfim , haja esperança. Agora vou ao google ver se consigo. Gosto do teu blog porque encontro por lá autenticas pérolas , preciosidades , sei lá que mais .
    Fica bem , um abraço .

    ResponderEliminar
  12. Carva55
    isso vai ao Google e já encontrei alguns textos dos livros do antigamente, já que foram sempre os mesmos no tempo da ditadura e recordo tantas ilustrações, poemas e textos, mas o que procuro ainda não encontrei. Na volta era de outro livro que servia de complemento escolar.

    Beijos e obrigado

    ResponderEliminar