
Queria que fosse a Argentina e passo a explicar o porquê, logo eu que não sou amante de futebol.
No Campeonato do Mundo de 1986 eu parava para ver Diego Maradona em alta corrida a percorrer um campo inteiro com a bola nos seus pés e num tiro acertar na baliza. Graças a ele e à sua forma de jogar a Argentina foi campeã do mundo.
Mas a vida tem o seu lado negro e este jovem caiu nas malhas da droga. Todos sabem o que se falou dele sobretudo o MAL sem nunca evidenciarem o BEM que ele tinha e que tem porque hoje é o seleccionador da Argentina. Mesmo assim as noticias que leio são quase todas negativas sem pouparem "elogios no bota abaixo". O mesmo sucede com Lance Amstrong no ciclismo, que sendo o ciclista mais controlado no que toca ao doping, nunca acusou nada, nas sete vezes que ganhou a Volta à França. Parou e este ano retornou com a sua própria equipe e lá começaram as críticas. Cristiano Ronaldo pode ser vaidoso, mas é reconhecido mundialmente e a meu ver como é que ele ou outro qualquer que "trabalhe" num país que não é o seu, consegue "desligar-se totalmente" quando joga contra esse mesmo país em defesa do seu país Natal? Não me venham com histórias de que é pago para isso, que blá, blá...é um ser humano como outro qualquer qualquer e ponho o caso em mim. Sou natural de Angola, sou portuguesa mas por vezes dou comigo a defender Angola, quando afinal saí ainda era de Portugal. O ship cerebral tem muito que se lhe diga e nem imaginam as faiscas que dá quando oiço a velha frase contra um preto: vai para a tua terra. Como assim? se ele nasceu cá?
Transponho esta atitude para qualquer cidadão que conhecemos, que ouvimos falar, não necessariamente drogado, que quando se encontra em baixo, pisgam-se os amigos e em vez de levantarem ainda o enterram mais por criticas tão negativistas.
Há três anos tive problemas com uma vizinha que é alemã por causa dos gatos de rua. Não faço mal a nenhum animal, mas imundice era tanta que lavei o "local" com criolina e essa senhora quis confusão e só lhe respondi: gato não é burro e vá ali à drogaria saber o que é criolina. Sempre que me cruzava com ela e o marido, cumprimentava, ela respondia mas de nariz empinado. Informou-se e veio pedir-me desculpa. Continuou a dar comida aos bichos e ela própria a desinfectar o local na via pública e com acesso a um jardim!
O marido está a trabalhar fora de Portugal e chega para a semana. Ela caiu doente e tinha que fazer dois exames para os quais tinha que levar alguém. A quem recorreu deram uma "nega com as desculpas mais esfarrapadas" e quando me pediu, claro que sim, irei consigo. Assim foi e não sabendo bem o português lá a vou ajudando na interpretação dos papéis dos médicos. Já conversamos muito sobre o que se passou e até nos rimos, não se viu sozinha o que fez com que o seu astral subisse. Mas outros já me disseram...fulana fez-lhe isto e a senhora...alto e pára o baile meus amigos é cá na terra que devemos resolver as "guerrinhas" sabendo pedir desculpa e aceitar quem nos pede e dar as mãos quando precisam ou precisamos, porque todos temos telhados de vidro!
Sou assim e assim continuarei e grito bem alto: Força Diego Maradona e torço para que cales as bocas do mundo!
Argentina foi afastada, mas não foi a afastada a minha grande admiração por DIEGO MARADONA!