segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Por cá seria uma boa solução?

Criar o Ministério da Corrupção












Acho que o problema é que a corrupção é mal explorada no Brasil. São recursos imensos que passam de mão em mão sem que o país lucre com isto. Muitas vezes os recursos vão para o exterior, quando podiam ficar aqui, movimentando nossa economia. Pode-se fazer um paralelo entre o mau aproveitamento do nosso talento para a corrupção e a exploração do ouro do nosso solo. Que, como a corrupção, também é feita a céu aberto, com métodos pouco sofisticados e com grandes perdas para os cofres da nação.

A corrupção é outra riqueza natural do Brasil que está se perdendo, não por falta de verbas - no caso, há um excesso de verba - mas por falta de racionalização. Temos alguns dos maiores corruptos do mundo agindo por conta própria, na inspiração do momento, sem método e sem orientação. O próprio governo dá mau exemplo. Há corruptos em diversos ministérios, cada um agindo em faixa própria. Um hipotético corruptor que precise de favores ilícitos de mais de um departamento governamental perde tempo e dinheiro indo de um lado para o outro - sem contar, claro, o tempo que gasta na sala de espera, entre outros corruptores, esperando a sua vez, muitas vezes para descobrir que procurou o corrupto errado. Tudo isto seria evitado com a racionalização da corrupção no país. As pessoas se espantam com as cifras de um caso Coroa-Brastel, por exemplo. Mas é inimaginável o que poderia ter sido atingido se houvesse uma legislação específica para o setor. Os corruptos se ressentem da falta de normas. Muitos não realizam todo o seu potencial porque não sabem até onde podem ir. Como raramente são denunciados e nunca são punidos, os corruptos brasileiros não têm parâmetros para julgar o seu trabalho. Não há incentivo. Não há reconhecimento para o efeito multiplicador da corrupção na economia. Os corruptos formam um dos segmentos mais empreendedores e imaginativos da sociedade brasileira. O descaso das autoridades com eles equivale a um desperdício que a nação não pode tolerar, ainda mais numa época de crise. A solução talvez fosse a criação de um Ministério da Corrupção que centralizasse esta importante atividade e a regulamentasse. Existem vários corruptos eminentes que se prontificariam a assumir o Ministério, até sem receber nada, só para ter o ponto. O Ministério estabeleceria metas e cotas para a corrupção e, dependendo da disponibilidade, subvencionaria o pequeno e o médio corrupto, em troca de comissão. A verba para o Ministério da Corrupção não seria alocada, como para os outros Ministérios. Seria desviada. O Ministério participaria das reuniões do gabinete, mas embaixo da mesa.

Etc., etc.

Luis Fernando Veríssimo(foto Google)

8 comentários:

  1. Fabuloso texto!:)
    Desde que me lembro de mim, sempre ouvi que o Brasil é o rei da corrupção.lololol
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. É melhor, não!
    Seriam mais Ministros a mamar e mais um mercedes topo de gama que eu teria que pagar :)))

    Francis, dos Churrascos

    Kiss, Kiss!!!

    ResponderEliminar
  3. hummmm não sei não, masjá nao está formado ?

    ResponderEliminar
  4. É bem melhor o país que temos, mas estou aqui a pensar para haver corruptos tem que haver alguém que receba, alguém que se deixe corromper, ou não. Essa treta de o nosso país é só ladrões, devia ser assim, devia ser assado, sinceramente já me tira do sério. Metam nas vossas cabecinhas que o povo é que mais ordena, o povo é que manda, o problema é quando há eleições só metade do povo que por alguma ordem, os outros nem se lembram que o país existe. Enfim somos um país de infelizes. Desculpa o desabafo amiga.
    Abraços muito mas muito apertados

    ResponderEliminar
  5. Wind
    Também achei e infelizmente o Brasil continua o rei da corrupção e nós estamos lá perto:)))

    Francis
    Olha que é capaz de teres razão:)))

    Avogi
    heheheheheheh formado está...e é como a droga...não está é legalizado:)))

    Setesois seteluas
    Claro meu amigo, mas infelizmente apertam o cinto aos que têm rendimentos como se sabe para tapar buracos financeiros feitos por gananciosos e que levaram Portugal ao actual estado da situação PRECÁRIA!
    Dentro do tecido empresarial, política etc existem pessoas boas, trabalhadoras e empenhadas em que isto vá p'ra frente...mas bastam dois ou três e agora há uns quantos que deitam tudo por água abaixo.
    Mas concordo contigo!

    Beijos a todos e vamos continuar a sorrir

    ResponderEliminar
  6. li um comentário teu no blog do bagaço amarelo (o amor dos velhos-nao compreendo as mulheres) e queria dizer que tiveste muito bem...

    ja quase ninguem pensa como tu, é muito triste mas é verdade...

    e acredito que só nao penso como tu porque tenho 22 anos e pensar assim é quase crime (talvez seja covarde e nao deixe sair para fora o que realmente penso, talvez sou mmo assim, enfim)...

    isto tudo para dizer que apesar de nao praticar o que dizes no texto fiquei bastante sensibilizado, és grande =]

    ResponderEliminar
  7. Mr.Z
    Fizeste-me rir e alguma vez tu com 22 anos poderias pensar como eu com quase 60? Jamais e mesmo que não faças o que disse, só te digo uma coisa com toda a sinceridade, a mesma sinceridade com que comento o que leio: feliz de ti não teres nascido debaixo de uma ditadura e sobretudo com pais austeros como eu conheci tantos. Os meus eram mais liberais, mas havia regras e um Não era mesmo um Não, coisa que não vejo nos pais de hoje e tudo se permite ao menino e menina dando em demasia, não os deixando bater com as trombas na parede e lutarem para terem o que exigem!
    Eduquei as minhas filhas sozinha, sempre fui MÃE e pai mas nunca fui e sou "a melhor amiga", porque cada um deve ocupar o espaço que lhe compete e só assim é que elas e...tu...poderão ganhar asas para voar.
    Sou amiga sim senhora como a tal ilha onde poderão ancorar sempre que precisarem, e se nunca gostei de ter os meus pais à perna, a esperarem-me à porta das garagens (onde fazíamos os bailes de então ou até na praia) numa protecção apalermada, jamais o fiz com elas...vais, cumpre o horário que disseste e assumirás o que fizeres. O que havia e há é DIÁLOGO o que não vejo em muitos casais.

    Não, não é cobardia tua assumir o que realmente pensas porque haveria logo descriminação no teu eventual grupo, mas toma cuidado, guia-te pelo que realmente sentes e és e tenta ganhar uma couraça de indiferença contra o que os outros possam pensar sobre ti...algo que aprendi desde que me conheço e que foi uma mais-valia na vida bem difícil que sempre tive.

    Obrigado pelas tuas palavras e ACREDITA que vocês jovens terão um FUTURO melhor, porque infelizmente os da minha geração (nem todos) deixaram chegar as coisas ao ponto em que chegámos onde "as reais relações de afecto e pilares familiares foram substituídas pelo materialismo" até ao colapso total.

    Volto a repetir...o amor a dois pode ser para SEMPRE é uma construção diária, e vós jovens têm imensa pressa de ter/dar, de ter/dar, de ter/dar...e perdem-se "no descartável" de tão exaustos que estão...porque não é como chegar a uma prateleira de um hiper ou loja e comprar um kit top-gama...:)))

    Para terminar digo-te...felizmente há muitos e muitas que pensam como eu e não se gabam do que não têm:)

    Um enorme abraço...e sem te querer ofender...também és um grande "menino" aiiiii 22, 22 anitos já lá estão tãooooooo atrás:)))

    ResponderEliminar
  8. tentei escrever três vezes antes de começar a dizer seja o que for, nao podia escrever de qualquer maneira diante de palavras tao sábias, lúcidas e vividas...

    os meus pais cresceram no seio da ditadura e nem depois do 25 de Abril a deixaram sair de casa, cresci com limitaçoes e aprendi com isso a respeitar o que tenho, a ignorar o que nao tenho e a ambicionar racionalmente o que tenciono ter... por essas e mais mil adoro os maus "cotas"... sei que nao podia ser melhores e respeito o esforço deles =]

    devo no meio disto tudo agradecer o facto de poder falar contigo e de estares disposta a partilhar a tua "experiencia de vida" com tanta simpatia e amizade =]


    em relaçao ao futuro... nao sei se será melhor pois muitos valores estão a ser perdidos e, na verdade, nao sei se as coisas vao ser melhores... acredito sim que os valores vao ser outros e nascerá uma nova forma de encarar a vida e as coisas\pessoas em redor...

    falando do assunto relaçao a dois, sei que nao é como chegar a loja e levar um kit (quem me dera que assim fosse, eu até sou poupadinho e estimo as coisas que levo das lojas, nao ambiciono nada de novo pois fico smp contente com a escolha que fiz) loool


    eu sou como tu, nao me gabo do que nao tenho (até acho ridiculo gabar algo que nao se tem)

    és grande, maior que eu!! =]

    ResponderEliminar