segunda-feira, 13 de junho de 2011

Mudar não custa...o que custa é sabermos mudar!













Quando trabalhava, os advogados(as) tinham nos seus gabinetes algumas plantas que traziam. Na nossa sala também havia e como almoçava lá dentro o que levava de casa, no tempo que restava tratava delas.
Certo dia um dos advogados trouxe uma planta pequenina e quase morta, igual à da foto (do Google), que na minha terra era conhecida pela "a planta dos mudos", coincidente com a atitude de muitos perante o mau feitio que lhe era reconhecido.
Não faço a mínima ideia onde é que ele a arranjou, trouxe terra e um vaso maior e pediu-me o favor se podia tratar dela, testando-me para ver se pagaria da mesma forma como ele nos tratava, né?

Se ele tinha "escola" eu já tinha "universidade" (gargalhadas).

Assim foi, mas disse-lhe: Dr. o senhor sabe que as plantas gostam de alegria, simpatia, respeito e carinho? Eu faço com muito gosto, como faço a todas as outras plantas e flores, mas o senhor tem que mudar um pouco a sua maneira de ser, para bem da pobrezinha e do pessoal que o atura. Faça um esforço e verá que será mais feliz, sorridente e até ela irá sobreviver.

Ainda recordo a gargalhada sarcástica que ele deu, como a dizer: vai, vai!!!

Só sei que a danada arrebitou, rebentou por tudo que era ponta e do vaso passou para um vasão e quando me vim embora deixei-a ficar num tamanho que só visto.

Quem (e na sua ausência era eu que marchava) trabalhava com ele foi notando a sua mudança.

Eu mudei a planta e esta mudou aquele homem. Terá sido? Não sei, sei que aprendi e fiz ao longo da minha vida, que em vez de virarmos as costas ao que nos incomoda ou até a quem se julga que tem o "rei na barriga", tivermos uma postura contrária e verdadeira, ou até traduzido num gesto como este...qualquer cenário poderá tornar-se diferente.

Na minha forma de ver o que me rodeia, um trabalho, os vizinhos, os companheiros(as) de um café, das viagens diárias em transportes públicos, das horas infindáveis nos Centros de Emprego, nos Centro de Saúde, nos Hospitais, num super ou hiper-mercado e até na própria família por vezes de costas voltadas, tudo junto formam a sociedade...a a actual está muito doente, triste e façamos o que pudermos para darmos e dar-lhe a volta, em prol do nosso bem estar e dos outros!

Claro que custa mudar, mas é nesse esforço individual que nos devemos focar para podermos chegar ao colectivo e se possível "conhecer um pouco mais os meandros dos políticos, que são homens e mulheres como nós, com defeitos e qualidades"!

16 comentários:

  1. És muito lírica com os políticos.lololol

    ResponderEliminar
  2. claro que custa mudar e se for para melhor o esforço é maior.
    e sabes a minh mãe ponha música pra as planta fala va com ele as e na realidade ficavam viçosas eu... bem eu prometo às minhas que se nao melhoram ou dão uma flor ou um rebento vão pá quinta...dos calados
    kis .=)

    ResponderEliminar
  3. Wind
    Respeito a tua opinião, mas conhecermos um pouco mais "dos meandros dos políticos" em termos de - o que fazem, como fazem, como funcionam os ministérios é ser lírica? Não me interessa a vida particular, mas posso saber como funcionam os vários organismos, isto é ser lírica? Julgo que não, excepto se me expressei mal no post e se assim for diz-me para alterar:)

    Sabias que quem tenha um processo em tribunal, mesmo com advogado, pode ir sozinho e saber o estado do seu processo? Quantos há que eu pergunto...então? ah não sei o meu advogado há meses que não me diz nada. Então vai lá tu...é nesta base.

    Quantos editais existem nas Câmaras, Juntas etc, etc....e ninguém pára um minuto para os ler?

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  4. Avogi
    Nada se faz sem esforço, tal e qual, mas também te digo que já tive períodos da minha vida em que fui forçada a mudar para pior...mas sem nunca desistir de um dia melhorar!

    Olha que eu com as plantas não sou nada de dar música, falo e ralho com elas. Agora não tenho nenhuma...mas no quintal da filha...olarilólé:):):):)

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  5. O "pessoal" - a malta, vá - não gosta de mudanças. Basta ver que colocados perante o cenário inevitável da maior mudança de condições de vida dos últimos trinta anos, ninguém parece disposto sequer a aceitar a ideia. Pelo contrário, falam disso como uma realidade distante...

    ResponderEliminar
  6. Irônico o seu colega de trabalho receber essa planta que aqui no Brasil usam para espantar mau-olhado num mosaico com mais outras duas plantas: Palmas de São Jorge e Guiné. Não sei como são chamadas essas plantas por aí; aqui a planda dos mudos, é chamada Comigo-ninguém-pode!
    A intenção é sempre melhorar! Faz-se um cadinho aqui, um cadinho acolá e quem sabe os cadinhos somam com cadinhos de outrem para alguma mudança acontecer?
    Boa semana! Beijus,

    ResponderEliminar
  7. Uma grande verdade... ó cuidadora de plantas ( e de pessoas!).

    ResponderEliminar
  8. Pois é. Gosto de pensar que as pessoas podem mudar para melhor, mas isso infelizmente não depende de nós mas sim delas.Algumas mudam, outras ficam iguais pelo resto da vida. Mudar depende cada um.

    Sobre a planta. Como no comentário de Luma, aqui no Brasil um dos nomes dessa planta é "Comigo Ninguém Pode". E dizem que é venenosa que se alguma criança ou animal mastigá-la ficarão sufocadas. Pelo sim pelo não, desde que meus filhos nasceram, sumi com essa planta de minha casa. Mas que é bem bonita e viçosa, isso é. Imagino como deve ter ficado bonita essa cuidada por ti.

    Sobre o template. PERFEITO amiga, agora posso ler sem qualquer dificuldade. Essa questão de templates para mim é sempre uma encrenca. O Meu Oficina não está como gosto, mas é como dizes: Cadê tempo? Já tive muito trabalho e problemas para mudar o template do blog de Flavia que provavelmentye aquele template que lá está vai ficar por MUITO TEMPO. E por esse exemplo que tive, não me animo a mudar o template do Oficina. Quando der, mudarei. Quando der.
    Beijinhos aqui de São Paulo onde o frio já nos castiga.

    ResponderEliminar
  9. Kruzes Kanhoto
    Pois é, tens razão, mas não mudam a bem...mudam a mal e este foi um dos muitos exemplos que tive, em muitas áreas e há bem pouco tempo foi com uma senhora à frente de um organismo público que ouviu, calou e mudou mesmo! O que faço é sempre com "educação", mas tenho obtido frutos e o mal é que a "maioria" se lhe tocam no "tacho" aqui del'rei...mas há que não ter medo, quando temos a certeza que estão errados e a proceder de uma forma absurda.

    Tal como o civismo...já deixei lá esse comentário, fartinha de "merda de cão", avisei uma, duas 10 vezes...até que quando apanhei as poias e lhe meti na caixa do correio...hoje olha para mim, baixa o olhar e já trás o saquinho e apanha. Aprendeu ou não?

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  10. Luz de Luma
    Sou céptica no que toca a uso do quer que seja para espantar maus olhados e outras coisas, mas respeito que acredita.

    Pois, na minha terra (Angola) é conhecida como "planta dos mudos" e aí "comigo ninguém pode", mas cá em Portugal não sei!

    Tal e qual e se todos fizermos um "cadinho" tudo mudará para melhor:

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  11. Mfc
    é mesmo meu amigo e dessa verdade que custa e dá trabalho não abro mão:):)

    Beijocas e obrigado

    ResponderEliminar
  12. Odele
    Claro e tens toda a razão no que dizes, nem toda a gente muda porque de facto tudo depende de cada um, mas por exemplo enquanto trabalhei havia quem tivesse mau feitio, mas consegui sempre impôr boa disposição e que pelo menos naquelas horas todos se dessem bem e esse Senhor era bem lixado, mas mudou:):)
    Há gente boa e má, mas ao darmos exemplos e fazermos gestos que os desarmem...passam a ser mais tolerantes!
    Fico feliz por já leres melhor e os Templates são mesmo encrencas e só mudo quando tenho tempo e pensava eu que reformada (aposentada) ia ter mais tempo...xiiiiii tá bem, tá...farofáfá:):):)

    Beijocas e obrigado daqui de Portugal hoje com um sol espectacular e quentinho, mas o invejoso do vento...puxa vida...é frio e por demais:):):)

    ResponderEliminar
  13. Ah, não acredito em mau olhado, apenas disse do uso que se faz por aqui! :)

    ResponderEliminar